F1: FIA confirma investigações contra "determinados membros" após denúncia contra Ben Sulayem

Em resposta às alegações feitas contra o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, a entidade confirmou em um comunicado que estava investigando essas alegações

FIA name board

Foto de: Erik Junius

 A Federação Internacional de Automobilismo emitiu um comunicado nesta quarta-feira confirmando que está investigando ''determinados membros'' da entidade após as denúncias contra o presidente do órgão, Mohammed Ben Sulayem virem à tona nesta semana nos bastidores da Fórmula 1.

Leia também:

"A FIA confirma que o Diretor de Conformidade [funcionário que supervisiona a conformidade com a lei e as regras internas] recebeu um relatório contendo possíveis alegações contra determinados membros de seus órgãos dirigentes", disse a FIA em um breve comunicado. "O Departamento de Conformidade está analisando essas alegações, como é de praxe nessas questões, para garantir que o procedimento correto seja escrupulosamente seguido."

Essa declaração vem na sequência de algumas alegações feitas contra o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem. A BBC relatou inicialmente, com base em um denunciante, que Ben Sulayem teria interferido pessoalmente no resultado do GP da Arábia Saudita de 2023.

Na época, Fernando Alonso recebeu uma penalidade de tempo de 10 segundos por supostamente trabalhar no carro enquanto cumpria sua primeira penalidade de tempo - de cinco segundos - de acordo com os regulamentos.

Como resultado, Alonso caiu do terceiro para o quarto lugar, mas Ben Sulayem supostamente disse ao representante local da FIA, Sheikh Abdullah bin Hamas bin Isa Al Khalifa, que a penalidade era injustificada e deveria ser retirada, de acordo com o denunciante. A penalidade também foi retirada após a corrida, devolvendo a Alonso o terceiro lugar. 

Outro relatório da BBC foi publicado um dia depois, com base no mesmo denunciante. Essa reportagem também conseguiu informar que Ben Sulayem havia instruído os funcionários de Las Vegas a procurar problemas no local da corrida para que ele pudesse ser declarado inseguro. Esses problemas não foram encontrados e o circuito de rua recebeu sinal verde da FIA - embora a primeira sessão de treinos livres tenha revelado problemas com tampas de bueiros soltas. 

Motorsport Business #11 – Ivo Jucá, da EZZE Seguros, explica como chegou à Stock após Corinthians

Podcast #272 – Qual papel de Verstappen na crise da Red Bull?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Em meio à grave crise, Alpine perde engenheiro sênior para Aston Martin
Próximo artigo O que o GP do Bahrein nos ensinou sobre as novas tendências nos designs dos carros da F1?

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil