Últimas notícias
Fórmula 1 GP da Austrália

F1: FIA revela que diretiva técnica anti-porpoising está apenas suspensa

Ainda segundo a FIA, instituição está trabalhando para tornar processo mais transparente para o público

Sparks kick up from Max Verstappen, Red Bull Racing RB19

A Federação Internacional de Automobilismo respondeu à edição italiana do Motorsport.com clarificando a situação em torno da Diretiva Técnica 39, afirmando que a medida tomada ano passado contra o porpoising não foi abolida, estando apenas suspensa neste começo de temporada da Fórmula 1.

A DT39 foi lançada antes do GP do Canadá, e causou uma grande polêmica, com muitas equipes acusando a FIA de favorecer a Mercedes com o uso da haste extra de fixação do assoalho.

Leia também:

Mas o principal ponto do documento era a introdução da Métrica de Oscilação Aerodinâmica, que media o quanto o carro quicava, forçando equipes com porpoising em excesso a modificarem a altura dos veículos.

Introduzida oficialmente na Bélgica, chamou a atenção o fato da métrica não ter sido aplicada neste começo de campeonato. Mas, segundo a FIA, ela pode ser restaurada em pouco tempo, caso necessário.

A FIA informou que ainda trabalha para que a comunicação envolvendo as DTs sejam públicas, e não somente uma comunicação interna com as equipes, o promotor e a Pirelli. Isso deve levar alguns meses, mas deve representar um grande passo para uma instituição mais transparente.

Ainda segundo a FIA, como o assunto parece sob controle no momento, foi oficializado que ele não será aplicado a curto prazo.

TELEMETRIA: Rico Penteado faz 'prévia' do GP da Austrália

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast: treinos que valem pontos? F1 vai 'longe demais' com entretenimento?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: FIA volta a apostar em quatro zonas de DRS no GP da Austrália
Próximo artigo F1 - Pérez sente que está em condições de brigar pelo título: Red Bull não é mais equipe de um carro

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil