Conteúdo especial

F1: "Gerenciamento de conexões humanas" é receita do sucesso da McLaren em 2024

Time de Woking sempre passou a imagem de ser uma grande 'família' e relação interna vem sendo grande chave para fazer a engrenagem funcionar

The McLaren team celebrate the race win of Oscar Piastri, McLaren F1 Team

Foto de: Dom Romney / Motorsport Images

O GP do Azerbaijão de 2024 marcou a virada da McLaren em cima da Red Bull no campeonato de construtores da Fórmula 1. 20 pontos de diferença separam as equipes: 476 x 456. Por trás dessa virada de chave, uma grande engrenagem funciona dentro da garagem papaia sendo o elo responsável pela 'remontada' do esquadrão de Woking. 

Leia também:

Na F1 atual, existe uma estrutura padrão dentro da garagem dos times fazendo com que a 'roda gire' sem falhas de comunicação. O organograma é estruturado da seguinte forma: 

Organograma

  • Chefe de equipe
  • Diretor de corrida
  • Chefe de engenharia
  • Engenheiro de corrida
  • Engenheiros (engenheiro de performance, engenheiro de pneus)
  • Mecânico
Andrea Stella, Team Principal, McLaren F1 Team, the McLaren team celebrate in Parc Ferme

Andrea Stella, Team Principal, McLaren F1 Team, the McLaren team celebrate in Parc Ferme

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Basicamente, toda equipe funciona de forma parecida, podendo sofrer algumas alterações nas ramificações, mas sempre dentro deste padrão. Na McLaren, é distribuído da seguinte maneira: 

Organograma McLaren

  • Chefe de equipe: Andrea Stella
  • Diretor de corrida: Randeep Singh 
  • Diretor de engenharia de corrida: Will Joseph
  • Engenheiro de corrida: Will Joseph - Lando Norris | Tom Stallard - Oscar Piastri
  • Engenheiro de performance: Adrian Goodwin - Piastri | Andrew Jarvis e Henry Fidler - Norris

Por mais 'insignificante' que possa parecer, uma garagem bem coordenada, trabalhando em conjunto consegue, junto dos pilotos, alavancar uma equipe para uma reviravolta dentro do campeonato.

Na visão do ex-chefe de motores da Renault, Rico Penteado, o fato da McLaren ser uma 'família' faz com que ela consiga trabalhar em conjunto de forma mais sincrônica que o restante das escuderias do grid, o que dá a ela um benefício em relação às concorrentes, principalmente contra a rival direta, Red Bull.

"A receita [de sucesso] da McLaren vem sendo a relação humana entre as diferentes pessoas[...] O gerenciamento das conexões entre cada posto."

 

Team members of McLaren celebrates as Oscar Piastri, McLaren F1 Team, takes the chequered flag

Team members of McLaren celebrates as Oscar Piastri, McLaren F1 Team, takes the chequered flag

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

"O que dá certo na McLaren é o gerenciamento das conexões humanas entre cada posto desse. Quando eu fui para Ímola, eu conversei bastante com o Andrea Stella e ele estava me contando que foi difícil para ele tomar algumas decisões, mas. por exemplo, na parte de suspensões tinha um cara que era muito casca grossa, ele era um Deus das suspensões, só que ele não sabia comunicar com a equipe dele", relatou Rico. 

"Ele era um cara muito metido, não sabia transmitir as ideias dele, então, não tinha um funcionamento muito legal. E o que aconteceu? Eles falaram que não era um elemento muito construtivo, ele não estava difundido o conhecimento dele, não está somando e abdicaram dessa estrela para colocar um cara que entende um pouco menos, mas que vai motivar a galera, que vai fazer a equipe pensar fora da caixa, dar palpites e melhorar o carro."

"E isso vem acontecendo em todos os níveis, até na garagem, entre os diferentes níveis de mecânicos. Eles têm uma coesão que é muito bacana. Não tem rixa, não tem competição em termos de carreira, você vê que eles estão trabalhando super bem, na segunda-feira [pós corrida] eles saem para celebrar, fazem festa todos juntos, um clima muito bacana. A receita da McLaren vem sendo a relação humana entre as diferentes pessoas."

Com oito rodadas para o fim da temporada 2024, o time de Woking pode se sagrar campeão de construtores 25 anos depoios da última conquista da equipe, em 1998. 

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

MOLINA NA LATA: Bortoleto PERTO DA AUDI, Drugo e NEWEY na Aston, POR QUE RED BULL CAIU, F1 na Band

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior RETA FINAL: Bortoleto X Colapinto? Piastri dá xeque em Norris
Próximo artigo F1: CEO da Renault fará reunião com funcionários da Alpine para discutir motores Mercedes

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil