F1: GP do Canadá ganha nova data a partir de 2026; confira
Em um esforço para deixar o calendário da Fórmula 1 mais sustentável, o GP do Canadá será realizado no início do ano a partir de 2026
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
Como parte dos esforços da Fórmula 1 para tornar seu calendário 'racional' em termos de organização e logística, o GP do Canadá ganha uma nova data a partir de 2026.
O anúncio aconteceu nesta segunda-feira, em um comunicado à imprensa. No aviso, a F1 afirma que a mudança é o resultado de discussões realizadas entre o Octane Racing Group, promotor do evento, assim como o governo canadense, o governo de Quebec, a cidade de Montreal e outras partes interessadas e envolvidas no evento.
Como resultado, a corrida acontecerá, a partir de 2026, no "terceiro ou quarto fim de semana de maio", saindo do 'slot' de meados de junho. Essa notícia chega apenas alguns dias após o anúncio da extensão de contrato do GP de Mônaco, que foi acompanhado pela confirmação de que uma nova data seria definida para o primeiro fim de semana de junho.
A lógica por trás dessa mudança é evitar viagens internacionais no início da temporada europeia, como tem sido o caso nos últimos 40 anos, com algumas exceções. Este ano, por exemplo, a 'pernada' europeia começou com o GP da Emilia-Romagna, de 17 a 19 de maio, antes de seguir para Mônaco, que aconteceu no fim de semana dos dias 24 a 26 de maio e depois viajou para o Canadá, em junho, antes de retornar e permanecer na Europa para os sete GPs seguintes.
"Essa decisão permitirá que a fase europeia da temporada seja agrupada em um período consecutivo durante os meses de verão europeus e deverá eliminar uma travessia transatlântica adicional para a comunidade da Fórmula 1 a cada ano, resultando em uma redução significativa das emissões de carbono", diz o comunicado.
Embora ainda haja trabalho a ser feito nessa frente, o desejo de organizar melhor o calendário já contribuiu para adiantar o GP do Japão para a primavera, ligando a corrida com as provas da Ásia-Oceania no início da temporada, enquanto o Azerbaijão foi transferido para mais perto de Singapura, assim como o Catar foi movido para uma data mais próximo de Abu Dhabi.
EXCLUSIVO: Como ENZO FITTIPALDI quase chegou à F1 e bastidores da PORSCHE CUP com PEDRO BOESEL
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
MARI BECKER SEM CENSURA: o CAOS em SP, F1 na Band, DRAMAS de 2024 e AUGE de Verstappen contra Norris
COMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.