Recomendado para você

GP de Singapura de F1: Confira horários e como assistir à etapa de Marina Bay, com F1 Academy

GP de Singapura de F1: Confira horários e como assistir à etapa de Marina Bay, com F1 Academy

Fórmula 1
GP de Singapura
GP de Singapura de F1: Confira horários e como assistir à etapa de Marina Bay, com F1 Academy
ANÁLISE: Os números do domínio de Verstappen em Nurburgring Nordschleife

ANÁLISE: Os números do domínio de Verstappen em Nurburgring Nordschleife

VLN
NLS9
ANÁLISE: Os números do domínio de Verstappen em Nurburgring Nordschleife
F1: Cadillac já testou carro em simulador e se 'arma' com contratações para 2026

F1: Cadillac já testou carro em simulador e se 'arma' com contratações para 2026

Fórmula 1
Testes da Haas em Mugello
F1: Cadillac já testou carro em simulador e se 'arma' com contratações para 2026
MotoGP - Bagnaia brinca sobre Ducati 'fumegante' no Japão: "Eu não tinha ideia"

MotoGP - Bagnaia brinca sobre Ducati 'fumegante' no Japão: "Eu não tinha ideia"

MotoGP
GP do Japão
MotoGP - Bagnaia brinca sobre Ducati 'fumegante' no Japão: "Eu não tinha ideia"
MotoGP - "Márquez tem a mesma motivação que eu", diz Mick Doohan

MotoGP - "Márquez tem a mesma motivação que eu", diz Mick Doohan

MotoGP
GP do Japão
MotoGP - "Márquez tem a mesma motivação que eu", diz Mick Doohan
Veja números do heptacampeonato da MotoGP de Marc Márquez

Veja números do heptacampeonato da MotoGP de Marc Márquez

MotoGP
GP do Japão
Veja números do heptacampeonato da MotoGP de Marc Márquez
F1: O que McLaren precisa para ser campeã em Singapura?

F1: O que McLaren precisa para ser campeã em Singapura?

Fórmula 1
Testes da Haas em Mugello
F1: O que McLaren precisa para ser campeã em Singapura?
Alonso reflete sobre 'azar': Não vencer na F1 desde 2013 "não parece certo"

Alonso reflete sobre 'azar': Não vencer na F1 desde 2013 "não parece certo"

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
Alonso reflete sobre 'azar': Não vencer na F1 desde 2013 "não parece certo"

F1: Hamilton faz 'recomendações' para Ferrari sobre carro de 2026; entenda

Adaptação do heptacampeão ao time italiano não está sendo fácil e britânico enviou documento a Maranello com sugestões para próxima temporada

Lewis Hamilton, Ferrari

Lewis Hamilton, Ferrari

Foto de: Zak Mauger / LAT Images via Getty Images

Lewis Hamilton se juntou a Ferrari no início de 2025 e, apesar da grande expectativa em torno da estreia do heptacampeão na equipe mais vitoriosa da história da Fórmula 1, o cenário encarado por eles não tem sido bom. Sexto colocado no campeonato de pilotos (uma posição abaixo de Charles Leclerc), o britânico tem tido dificuldades em sua adaptação e mandou um documento para a equipe de Maranello listando aspectos nos quais o time pode melhorar. 

Leia também:

Segundo o jornal italiano Gazzetta Dello Sport, o "memorando" contem recomendações sobre "métodos de trabalho, comunicação entre os departamentos, execução de corrida e mudanças no carro", que incluem também preocupações com o monoposto de 2026. 

Uma das principais dificuldades de adaptação de Hamilton desde os testes pré-temporada têm sido os freios. A Ferrari utiliza um sistema Brembo, diferente daquele utilizado pela Mercedes e com o qual o heptacampeão estava acostumado.  De acordo com a Gazzetta, "o freio motor da Scuderia, ao que parece, tem uma intervenção mais clara e evidente do que na Mercedes. Por mais que você possa atuar na calibração do sistema, existem características específicas do motor que permanecem. Isso evita que Lewis tenha a "sensação" certa durante a frenagem". 

Assim, um dos principais pedidos de Hamilton são mais informações sobre a unidade de potência de 2026, a fim de acabar com o problema de frenagem. A suspensão dianteira pull-rod adotada pelo time italiano também teve consequências indesejadas e o britânico pediu que esse aspecto fosse revisto. 

Apesar da suspensão ter dado mais precisão nas entradas das curvas, em contrapartida, ela aumentou as chances do carro sair de dianteira. A reportagem italiana afirma que Hamilton tentou configurar o carro com maior carga aerodinâmica na parte da frente e também outros acertos que pudessem melhorar o desempenho, mas "o número limitado de configurações básicas que Ferrari usa na preparação para a corrida" o teriam limitado, resultando em uma pilotagem não muito confortável. 

Historicamente, o heptacampeão é conhecido por testar configurações diferentes no seu carro para extrair o máximo de desempenho possível, mas, a diferença no acerto de seu carro em relação ao de Charles Leclerc, que é mais consistente, chamou atenção. Dentro da Scuderia, "era quase certo que suas preferências seriam semelhantes, pois os dois têm um estilo de pilotagem "apontado" para a frente, com o eixo traseiro gerenciado pelo acelerador". 

Como os dois pilotos têm tido abordagens diferentes, isso poderia prejudicar o desenvolvimento do carro de 2026, o 678, pois o compartilhamento de informações entre as garagens nem sempre será proveitoso. O veículo italiano termina comentando que esse cenário "levanta dúvidas sobre o carro de 2026, em fase avançada de gestação em Maranello, relacionadas à capacidade de direcionar as escolhas aerodinâmicas e de chassi necessárias para um regulamento completamente novo". 

DIOGO REINA e ESTÁ PERTO DE DEFINIR FUTURO NA MOTOGP: Saiba TUDO pós-Áustria! MÁRQUEZ VIVE SEU AUGE?

Ouça versão áudio do PÓDIO CAST pós-vitória de Diogo Moreira na Áustria: 

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior Felipe Massa revela quais corridas sonha disputar: "Quem sabe..."
Próximo artigo F1: Massa traz atualizações do processo de 2008 e 'abre o coração'

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros