F1: Honda diz que novo motor impulsionou aerodinâmica da Red Bull
Montadora japonesa entra em sua última temporada na categoria com conceito de unidade de força totalmente novo
A Honda disse que a aerodinâmica do novo carro de Fórmula 1 da Red Bull, RB16B, foi impulsionada pelos ajustes de design que fez ao produzir um novo motor super compacto.
A montadora japonesa entrou em sua última temporada na categoria máxima do automobilismo com um conceito de unidade de força totalmente novo, que a Red Bull assumirá a operação sozinha no futuro.
Para o design de 2021, a Honda foi agressiva em sua embalagem e introduziu algumas mudanças importantes para ultrapassar os limites de tamanho que ela já havia experimentado antes com a McLaren em 2015.
Mas embora o motor de 2015 tenha se mostrado problemático - com problemas de resfriamento e com um turbo menor incapaz de fornecer os níveis de impulso necessários - e tendo solicitado uma abordagem revisada da Honda, seu retorno ao design compacto está funcionando claramente desta vez.
O diretor técnico da Honda, Toyoharu Tanabe, disse que a montadora se esforçou para entregar algo que aumentasse a potência do novo modelo da Red Bull.
“Revisamos cada peça e o tipo de conceito de nossa unidade de potência anterior e, em seguida, projetamos a deste ano como uma nova unidade de potência”, disse.
“É claro que nosso desejo de melhorar nosso desempenho em nossa unidade de potência significa ICE (Motor de Combustão Interna) e ERS (Sistema de Recuperação de Energia). Além disso, com o novo design, tornamos um pouco mais compacto em comparação com a unidade de força anterior. Acho que também contribuiu para o pacote e o desempenho do carro”
Após o GP do Bahrein, Tanabe falou sobre as mudanças específicas feitas na unidade de força.
“A posição do eixo de comando foi rebaixada e abaixamos a altura do motor”, explicou.
“É um pacote compacto."
“Como resultado, quando o motor é instalado no chassi, o grau de liberdade do fluxo de ar que flui dentro do carro é aumentado. Em outras palavras, contribuiu para a aerodinâmica."
“É difícil chegar a números exatos de quanto downforce aumentou e quanto tempo de volta melhorou, mas [Adrian] Newey disse que estava grato pela unidade de potência ser mais compacta e contribuir para a nova instalação. ”
O esforço da Honda com a Red Bull parece ter valido a pena, tendo em vista a abertura da temporada de 2021 no Bahrein, com Max Verstappen conquistando a pole e disputando a vitória com Lewis Hamilton na corrida no domingo.
F1: Nova ORDEM de forças? Veja análise DETALHADA sobre como Mercedes pode PERDER briga para Red Bull
Assine o canal do Motorsport.com no Youtube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
PODCAST: Batalhas entre Hamilton e Verstappen ditarão temporada 2021 da F1?
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.