F1: Horner acusa FIA de mudar regulamento do assoalho para beneficiar Mercedes

Na visão do chefe da Red Bull, não há necessidade de mudanças expansivas nas regras para próxima temporada

Christian Horner, Team Principal, Red Bull Racing

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

O chefe da Red Bull, Christian Horner, acha que a mudança das regras da Fórmula 1 para 2023 estão sendo pressionadas a acontecer para que uma "certa equipe" possa se beneficiar, se referindo de forma oculta à Mercedes.

A FIA anunciou na semana passada que planejava introduzir uma série de medidas para o próximo ano, destinadas a erradicar os problemas que algumas equipes sofreram. Isso incluiu um aumento das bordas do piso e da garganta do difusor - algo que terá um grande impacto nos designs dos carros.

Leia também:

Mas, as ações não caíram bem no paddock, com pelo menos cinco equipes insatisfeitas com o que foi proposto. Algumas equipes agora estão pressionando o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, para diluir as propostas iniciais e chegar a uma solução de compromisso que não exija uma reavaliação fundamental do piso.

Enquanto a FIA insiste que suas ações são necessárias por motivos de segurança, Horner é muito mais cético sobre a situação – e avalia que o impulso por trás das mudanças está sendo desencadeado pela Mercedes, que lutou com os saltos durante grande parte da temporada.

Falando à Sky Sports, Horner disse que as mudanças planejadas a serem introduzidas no GP da Bélgica, que incluem uma restrição de piso flexível, não preocupam sua equipe.

Mas ele estava convencido de que era errado a FIA avançar com os tipos de mudanças expansivas que propôs para 2023.

“Acho que o problema é o que eles estão vendo como remédio para o próximo ano”, disse ele.

Christian Horner, Team Principal, Red Bull Racing

Christian Horner, Team Principal, Red Bull Racing

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

“A diretriz [para Spa], não está aqui nem lá para nós. Acho que há muita pressão para mudar significativamente os regulamentos para o próximo ano para que uma certa equipe possa colocar seu carro mais baixo e se beneficiar desse conceito.

“É um ponto muito tarde do ano para se fazer isso. Acho que o presidente está fazendo a coisa certa, está reunindo todas as informações e espero que uma solução sensata possa ser encontrada. Porque é tarde demais para mudanças fundamentais no regulamento.”

Horner acredita que a intervenção da FIA vai longe demais porque a Mercedes pode diminuir qualquer salto excessivo simplesmente aumentando a altura da parte inferior do chassi em relação ao solo. 

"Basta levantar o carro: é fácil", acrescentou Horner. “Não tivemos problemas o ano todo. Há apenas uma equipe que teve um grande problema.

“Temos alguns dos engenheiros mais talentosos do mundo neste esporte e quase posso garantir que, se voltarmos no próximo ano, provavelmente não haverá carros com problemas.

“Nas últimas corridas, tudo parecia bem. Aqui parece bem. Então, acho que o que não queremos fazer é uma reação exagerada que possa ter impactos fundamentais nos carros do próximo ano.”

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #187 – Marko está certo ao colocar Verstappen como “a maior história de sucesso da Red Bull”?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Wolff ‘esquece’ ausência de Hamilton em TL1 e brinca com piloto
Próximo artigo F1 AO VIVO: Acompanhe o TL3 da França em Tempo Real

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil