F1: Horner confirma possibilidade de corrida sprint para novatos em 2024

Christian Horner, chefe da Red Bull explicou que a FIA e os diretores de equipe estão trabalhando para tentar organizá-la nesta temporada

Logan Sargeant, Williams FW45, Zhou Guanyu, Alfa Romeo C43, prepare to chase the pack at the start

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Há algumas semanas, o CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, declarou que queria realizar uma corrida sprint reservada exclusivamente para pilotos juniores de equipes de F1, em uma tentativa de facilitar e promover sua integração na categoria principal. A corrida seria realizada no último dia de testes pós-temporada, após o último GP de Abu Dhabi.

De acordo com os regulamentos atuais, as equipes são obrigadas a colocar um novato - um piloto com menos de dois GPs no currículo - em duas sessões de treinos livres durante a temporada. No entanto, essas sessões de TL1 às vezes são consideradas insuficientes para ajudar esses jovens pilotos a mostrar o que podem fazer.

Enquanto os pilotos de F1 expressavam suas opiniões sobre essa sprint para novatos, o assunto também foi abordado na coletiva de imprensa do GP do Azerbaijão, que contou com a presença de vários chefes de equipe.

Leia também:

O chefe da Red Bull, Christian Horner, também apontou a irrelevância dos TL1 para os novatos. Ele explicou que essas sessões de treinos são usadas principalmente para testar os pneus e a configuração dos carros antes dos GPs, como é o caso quando os pilotos regulares estão ao volante.

Portanto, é difícil para as equipes terem uma ideia real do desempenho de um jovem piloto durante essas sextas-feiras: "A corrida de novatos] é algo que eu levantei nas últimas comissões da F1 porque acho que é uma coisa ótima para os jovens pilotos", disse Horner.

"Acho que o problema com algumas das sessões de testes para novatos é que todas elas são usadas para testes. Você nunca sabe se eles estão correndo com 50, 70 ou 30 quilos de combustível. Qual é o modo do motor? Nós realmente não sabemos. Também não sabemos o que as outras equipes estão fazendo".

"Seria uma corrida fora do campeonato para os pilotos juniores. Acho que é uma oportunidade fantástica e acho que aconteceria no final de uma temporada movimentada, mas em vez de andar por aí queimando combustível e pneus e apenas as equipes que coordenam esses pilotos saberem se eles estão fazendo um bom trabalho ou não, potencialmente dando a dez pilotos ou dez novatos a oportunidade de entrar nos carros atuais e ter o equivalente a uma corrida sprint, acho isso fantástico. E acho que seria um evento muito popular".

Portanto, acho que será um evento de um dia. Haverá classificação e, em seguida, o equivalente a uma corrida sprint.

Considerando o momento bastante tardio dessa proposta, ainda é possível o evento para novatos em 2024? Horner não descarta totalmente a possibilidade.

"É como tudo na vida: se você quer que aconteça, você faz acontecer", acrescentou. "E acho que houve uma diretriz clara para dizer: 'vamos lá, vamos fazer o trabalho para este ano'. Isso, obviamente, pressiona os grupos de trabalho esportivos e os vários diretores de equipe a trabalharem com a FIA para chegar a um conjunto de regulamentos. Mas acho que a adoção do sprint e de outros regulamentos é perfeitamente possível."

O chefe da Red Bull também deu algumas dicas sobre a organização do evento: "Não há necessidade de complicar demais as coisas", explicou. "Acho que será simplesmente um carro por equipe, em vez de dois. E, efetivamente, você está usando a quilometragem de uma maneira diferente em comparação com um dia de teste".

"Portanto, acho que será um evento de um dia. Haverá qualificação e depois o equivalente a uma sprint. Então, sim, será no final de uma longa temporada, mas acho que será uma coisa boa. É uma ótima oportunidade para os jovens pilotos, e nós a apoiamos totalmente".

Isack Hadjar dans RB19 aux essais libres 1 du GP d'Abu Dhabi 2023.

Isack Hadjar no RB19 durante o Treino Livre 1 do GP de Abu Dhabi 2023.

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

O chefe da Haas, Ayao Komatsu, concorda com os colegas: "Acho que é ótimo". "Você sabe, [durante] os testes de pós-temporada, você só faz testes de pneus. Portanto, acho que uma [corrida sprint para novatos] agregaria valor ao dia, o tornaria mais empolgante e ofereceria outra oportunidade de colocar os jovens no carro. Hoje em dia, os jovens pilotos raramente têm a chance de entrar em um carro de Fórmula 1. Por isso, acho que é uma iniciativa interessante."

O diretor da Sauber, Alessandro Alunni Bravi, concorda com seu colega: "Concordo plenamente com Ayao", acrescentou. "É importante dar mais oportunidades aos iniciantes, para mostrá-los. Sabemos como é difícil entrar na Fórmula 1, então não acho que as sessões do TL1 sejam suficientes para mostrar o que eles podem fazer. É realmente uma grande oportunidade".

"Também para nós, que não temos um programa de testes de carros anteriores [ que usa monopostos com pelo menos dois anos de idade para testar], é uma oportunidade extra de obter mais dados e avaliar não apenas o desempenho em si, mas também a mentalidade e a abordagem do piloto novato", conclui.

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Massa SINCERÃO: Raio-x da F1 24, Bortoleto e Alonso, PROCESSO de SINGAPURA-2008, Hamilton, ORDENS e mais; ouça

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Téha Courbon
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: FIA pede aos pilotos que limitem palavrões no rádio durante as corridas
Próximo artigo Norris sobre restrição de palavrões pela FIA: "Vamos perder 'crueza' da F1"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros