F1: FIA pede aos pilotos que limitem palavrões no rádio durante as corridas

"Temos que diferenciar nosso esporte, o automobilismo, da música rap", defendeu o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem

Pierre Gasly, Alpine A524, Carlos Sainz, Ferrari SF-24, Nico Hulkenberg, Haas VF-24, Yuki Tsunoda, RB F1 Team VCARB 01, Daniel Ricciardo, RB F1 Team VCARB 01

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Motorsport.com's Prime content

The best content from Motorsport.com Prime, our subscription service. <a href="https://www.motorsport.com/prime/">Subscribe here</a> to get access to all the features.

A FIA, Federação Internacional de Automobilismo, pediu que a Fórmula 1 minimizasse a quantidade de palavrões que são transmitidos ao longo dos finais de semana, como revela o Motorsport.com.

Leia também:

Os palavrões são silenciados nas transmissões oficiais, mas a crescente das explosões tornou-se motivo de preocupação para o órgão regulamentador do automobilismo. Em entrevista ao Motorsport.com, o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, revelou que está tomando medidas para tentar mudar a situação.

Sulayem defende que os pilotos têm parte de responsabilidade por aquilo que é falado no rádio, por isso acionou uma solicitação na FOM para limitar a comunicação de palavras de baixo calão.

"Temos que diferenciar nosso esporte, o automobilismo, da música rap", disse Ben Sulayem.

"Não somos rappers, você sabe. Eles dizem a palavra com 'F' quantas vezes por minuto? Não fazemos parte disso. Eles são eles e nós somos [nós]".

Mohammed Ben Sulayem, FIA President

Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA

Foto de: Dom Romney / Motorsport Images

Ben Sulayem, 14 vezes campeão no Rally do Oriente Médio, diz que entende bem as frustrações que os competidores enfrentam, mas acha que os padrões devem ser mantidos.

"Eu sei, eu era um piloto", ressaltou. "No calor do momento, quando você acha que está chateado porque outro piloto veio até você e o empurrou..."

"Quando eu costumava dirigir na poeira [e algo assim acontecia], eu ficava chateado. Mas também temos de ter cuidado com nossa conduta. Precisamos ser pessoas responsáveis".

Mohammed defende que a era da tecnologia e o acesso dos fãs às câmeras onboard dos pilotos precisa ter um peso maior no momento da corrida e fazer com que os competidores mantenham suas falas com menos palavras de baixo calão.

"E agora, com a tecnologia, tudo está sendo transmitido ao vivo e tudo será registrado. No final das contas, temos que estudar isso para ver se conseguimos minimizar o que está sendo dito publicamente".

"Imagine que você está sentado com seus filhos, assistindo à corrida, e alguém está falando palavrões. Quero dizer, o que seus filhos ou netos diriam? O que você ensinaria a eles se esse fosse o seu esporte?".

Perguntado se a FIA poderia exigir que a FOM limitasse o uso do rádio da equipe com palavrões na transmissão pela TV, Ben Sulayem confirmou que isso já estava acontecendo.

"Podemos e estamos fazendo", respondeu Ben Sulayem. "Na verdade, fomos nós que aprovamos mais conversas [no rádio] [na transmissão de TV]. Mas temos regras, e as regras existem para o benefício do esporte, e as regras existem para serem fiscalizadas e respeitadas também".

Lando Norris, McLaren MCL38, Oscar Piastri, McLaren MCL38, George Russell, Mercedes F1 W15, Charles Leclerc, Ferrari SF-24, Carlos Sainz, Ferrari SF-24, Lewis Hamilton, Mercedes F1 W15, the rest of the field at the start

Lando Norris, McLaren MCL38, Oscar Piastri, McLaren MCL38, George Russell, Mercedes F1 W15, Charles Leclerc, Ferrari SF-24, Carlos Sainz, Ferrari SF-24, Lewis Hamilton, Mercedes F1 W15, o restante da equipe na largada

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Novos padrões da FIA

Ben Sulayem fez seu comentário sobre os pilotos não serem rappers depois de ter sido questionado sobre uma declaração que postou em sua conta pessoal do Instagram durante as férias de agosto, mencionando uma mudança no Código Esportivo Internacional da FIA em relação à definição da palavra "má conduta".

"Como parte de nossa luta contínua contra o abuso on-line, investigações recentes mostraram que há uma ligação direta entre comentários negativos de pilotos e membros de equipes e o aumento do ódio direcionado a oficiais nas mídias sociais", diz o comunicado.

"No último Conselho Mundial do Esporte a Motor, os membros aprovaram uma mudança na definição de má conduta dentro do ISC após incidentes em que membros de alto nível do nosso esporte fizeram declarações contra dirigentes que incitavam o abuso".

Essa não é a primeira alteração feita no Código Esportivo Internacional nos últimos tempos.

No final de 2022, foi adicionado um artigo que proibia "a realização e exibição geral de declarações ou comentários políticos, religiosos e pessoais, notadamente em violação do princípio geral de neutralidade promovido pela FIA sob seus Estatutos, a menos que previamente aprovado por escrito pela FIA para Competições Internacionais, ou pela ASN relevante para Competições Nacionais dentro de sua jurisdição".

Depois que vários pilotos expressaram sua preocupação sobre como isso afetaria sua liberdade de expressar suas opiniões pessoais, um esclarecimento foi emitido no início de 2023.

De acordo com Ben Sulayem, atualizar alguns dos regulamentos era importante, pois ele achava que eles estavam desatualizados.

"As regras não existem apenas para permanecerem as mesmas por 30 anos. É preciso melhorar, mudar, remover e acrescentar muitas coisas. E eu não faço isso. Temos comitês, eles estudam o assunto", observou Ben Sulayem.

Mohammed Ben Sulayem, FIA President

Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA

Foto de: Dom Romney / Motorsport Images

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Massa SINCERÃO: Raio-x da F1 24, Bortoleto e Alonso, PROCESSO de SINGAPURA-2008, Hamilton, ORDENS e mais; ouça

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Erwin Jaeggi
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Colapinto: "Seria um sonho continuar na F1 em 2025, mas não é meu foco"
Próximo artigo F1: Horner confirma possibilidade de corrida sprint para novatos em 2024

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros