F1: Horner revela que Verstappen e Red Bull estavam "na corda bamba" antes da chuva em Mônaco

Chefe da equipe também comentou que não entendeu estratégia da Aston Martin ao optar por pneus slicks para Fernando Alonso com a pista ficando cada vez mais molhada

Christian Horner disse que a Red Bull estava "na corda bamba" durante O GP de Mônaco de Fórmula 1 antes de a chuva efetivamente chegar a Monte Carlo.

Max Verstappen construiu uma vantagem confortável sobre o segundo colocado Fernando Alonso, mas com a chuva se aproximando, o piloto da Aston Martin desfrutou de uma vantagem estratégica ao largar com os pneus duros, enquanto Verstappen começou a ter dificuldades com seus médios gastos.

Leia também:

Quando a chuva finalmente começou e depois se intensificou, Verstappen parou na volta 56 de 78 para os intermediários e conseguiu anular a vantagem dos pneus de Alonso, bem como a tentativa do espanhol de se beneficiar de qualquer safety car ou bandeira vermelha.

De acordo com Horner, o pit stop de Verstappen veio uma volta tarde demais, mas a aposta de Alonso de usar um novo conjunto de médios em vez de intermediários imediatamente saiu pela culatra e aliviou a pressão sobre o holandês, que sobreviveu a um susto na Portier para vencer.

“Acho que estávamos na corda bamba aqui”, disse Horner à Sky F1. "Sabíamos que chegar neste fim de semana seria nosso maior desafio na primeira metade do ano e a natureza de baixa velocidade estava jogando com os pontos fortes de nossos rivais. Na verdade, pensamos que a Ferrari poderia ser o principal adversário, mas Fernando acabou de enfrentar fogo durante todo o fim de semana, quero dizer, inacreditável.

"Ficamos nervosos desde o momento em que a luz vermelha acendeu, porque quando eles puxaram as mantas, você podia ver que alguns deles optaram por pneus duros e havia chuva por perto, e eles poderiam ir longe o suficiente, com os médios se desgastando...

Max Verstappen, Red Bull Racing, 1st position, celebrates with his team on arrival in Parc Ferme

Max Verstappen, Red Bull Racing, 1st position, celebrates with his team on arrival in Parc Ferme

Photo by: Glenn Dunbar / Motorsport Images

“Parecia que talvez tivéssemos demorado muito antes de ir para os intermediários. Acho que se Fernando tivesse escolhido os intermediários, teria sido muito mais apertado e colocaria mais pressão em nosso pit stop.

“Mas, felizmente, ele escolheu o pneu slick quando a chuva estava caindo. Nesse ponto, é como: 'Max não corra riscos, apenas vá para os boxes.

Ele acrescentou: “Fiquei surpreso que eles pegaram os médios, então isso nos livrou totalmente”.

Horner elogiou o entendimento mútuo de Verstappen com seu engenheiro de corrida de longa data, Gianpiero Lambiase.

"Existe muita confiança entre os dois e essa relação entre engenheiro e piloto é única", explicou.

"Tem que haver um vínculo entre os dois para que eles possam falar aberta e honestamente e você está gerenciando as emoções do piloto, dando a ele as informações e deve haver essa confiança entre eles que você ouve uma e outra vez com aqueles dois.

"Quando você é o carro da frente, só pode perder, não tem nada a ganhar. E você só precisa tentar trabalhar com as condições."

Aston-Honda na F1 2026: Detalhes, impacto para RBR/Mercedes e o fator Alonso

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast: após críticas de Max e Lewis, dá para dizer que F1 está perdendo seu DNA?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Alonso defende estratégia da Aston de optar por pneus médios durante chuva no GP de Mônaco
Próximo artigo F1: Pérez "não pode se dar ao luxo" de zerar outra corrida se quiser lutar pelo campeonato em 2023

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil