F1: Marko coloca pressão sobre Ricciardo após resultado ruim em Jeddah
Australiano e Yuki Tsunoda competem por uma vaga na Red Bull em 2025
A temporada da Fórmula 1 começou há duas semanas e a situação de Daniel Ricciardo não está muito boa. O australiano foi cobrado publicamente pelo consultor da Red Bull, Helmut Marko, após resultados ruins, principalmente na Arábia Saudita.
Com as posições finais de 15º e 16º em Jeddah, o Visa Cash App RB experimentou uma segunda corrida consecutiva fora dos pontos. Os dias em que alguns previam, esperavam ou temiam um ressurgimento da equipe, tendo como pano de fundo uma reaproximação com a Red Bull, parecem ter passado há muito tempo.
Além da situação do time, a dinâmica entre os pilotos também é o foco das atenções, já que o contrato de Sergio Pérez com a equipe irmã está chegando ao fim e Daniel Ricciardo é visto como um dos possíveis candidatos a sucedê-lo. Contudo, o fato dele não ter demonstrado superioridade em relação a Yuki Tsunoda vem levantando algumas sobrancelhas.
Ricciardo terá que encontrar soluções em breve.
Pelo contrário, ele foi superado nos treinos classificatórios, com o japonês marcando o 11º tempo em Sakhir, enquanto Ricciardo ficou em 14º lugar em todas as ocasiões. Durante a corrida, o Bahrein foi o cenário de um episódio tempestuoso entre os dois em um cenário de estratégias diferentes no final do GP.
Na Arábia Saudita, Tsunoda esteve sempre à frente de seu companheiro de equipe, embora Ricciardo não tenha sido ajudado por um pit stop malfeito em condições de safety car o que o mandou para o fundo do pelotão no reinício da corrida.
Seja como for, em seu estilo característico, Helmut Marko, responsável pela equipe Red Bull, não esperou muito tempo para pressionar o oito vezes vencedor de GP, com sua análise da situação do VCARB: "Tanto para Yuki quanto para Daniel, as apostas são altas nesta temporada", lembrou o austríaco em sua coluna no Speedweek.com. "O desempenho de Yuki na classificação foi muito bom e Ricciardo logo terá de encontrar soluções."
Antes de sua parada fracassada, Daniel Ricciardo estava atrás de Nico Hülkenberg.
"Por onde começar? Na classificação, Tsunoda, pelo menos, é muito bom, então eles estão nos pontos no primeiro stint, apenas para ficar cada vez mais para trás. Eles não conseguem manter o ritmo ao longo do tempo. Será que eles estão sobrecarregando os pneus ou há outros motivos? Teremos que descobrir."
Na noite de sábado, após o GP, Ricciardo fez uma avaliação fatalista da corrida e do desempenho de sua equipe: "Tudo não está funcionando 100%. Honestamente, podemos ver falhas no carro. Portanto, precisamos acertar tudo para a próxima corrida. A corrida em si, o Safety Car, todos param e nós tivemos uma parada muito lenta. Não sei se mostraram [na TV], mas foi lenta. E então estávamos naquele trem."
"No final, para ter certeza de que eu também cometeria um erro, fiz esse giro na Curva 1.... Eu não queria que a equipe se sentisse sozinha", brincou, antes de acrescentar: "Sim, foi uma corrida difícil. Mas continuo otimista porque sei que erramos em algumas coisas. Com um bom carro e todos os problemas resolvidos, sei que podemos fazer melhor."
"[Foram] três dias dolorosos, mas não quero que isso tire nossa confiança. Não é o início [da temporada] que queríamos, mas é apenas a segunda corrida, e Melbourne é a próxima. Então, sim, todos estarão se esforçando para fazer as coisas direito e teremos um bom fim de semana."
Com Oleg Karpov
Confira o episódio de estreia do Pódio Cast, o videocast do Motorsport.com sobre motociclismo em parceria com a Yamaha!
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Podcast #273 – Quais pilotos estão 'fazendo hora extra' na F1?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.