F1: Marko se desculpa por comentário preconceituoso direcionado a Pérez

Consultor esportivo da Red Bull tentou esclarecer o que quis dizer quando afirmou que Sergio Pérez "é sul-americano e não consegue se concentrar tanto quanto Verstappen e Vettel"

Dr. Helmut Marko, consultor, Red Bull Racing, Christian Horner, chefe de equipe, Red Bull Racing, Max Verstappen, Red Bull Racing

Foto de: Red Bull Content Pool

Helmut Marko fez comentários discriminatórios esta semana durante uma entrevista à Servus TV, onde afirmou que Sergio Pérez tem menos capacidade de concentração na Fórmula 1 em comparação com Max Verstappen e Sebastian Vettel porque ele é "sul-americano".

Leia também:

Essa foi a frase exata do conselheiro esportivo da Red Bull ao falar no canal de TV austríaco sobre o desempenho do piloto mexicano no GP da Itália do último fim de semana: "Foi definitivamente uma de suas melhores corridas do fim de semana. Ele teve alguns problemas na classificação. Ele é sul-americano e não consegue se concentrar tanto quanto Max (Verstappen) e Sebastian (Vettel)".

Não foi a primeira vez que Marko usou termos racistas para se referir às origens de Pérez, nem a primeira vez que ele confundiu o México como parte da América do Sul, mas suas palavras não passaram despercebidas.

Os comentários do austríaco geraram muita raiva e repulsa nas mídias sociais por parte dos torcedores e da mídia, a ponto de na sexta-feira Marko ter sido questionado pelo OE24, um jornal da Áustria, onde ele tentou esclarecer os comentários feitos no início da semana.

"Gostaria de pedir desculpas pelo meu comentário ofensivo e quero deixar absolutamente claro que não acredito que possamos generalizar sobre pessoas de qualquer país, raça ou etnia.”

"Eu não quis dizer isso. Eu quis dizer que um mexicano tem uma mentalidade diferente da de um alemão ou holandês", comentou Marko, que depois sugeriu que há uma narrativa para enquadrar suas palavras como um comentário racista: "Mas quem sabe, talvez isso esteja sob controle".

Sergio Pérez, Red Bull Racing, y Helmut Marko, asesor de Red Bull Racing

Sergio Pérez, da Red Bull Racing, e Helmut Marko, consultor da Red Bull Racing.

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Na mesma entrevista à Servus TV, Marko fez uma comparação entre Pérez e Lando Norris, na qual afirmou que o mexicano "tem mais de 30 anos e tem um quarto filho", como algo que o desfavorece, enquanto que do britânico comentou que "ele é jovem e rápido e isso seria bom para nós".

"O que acontece é que Pérez tem um contrato até 2024 e Lando Norris até 2025. Infelizmente, é por um longo período, porque ele é um candidato para nós", disse Marko.

"Conversamos com ele (Norris) quando a AlphaTauri ainda se chamava Toro Rosso. Depois, seu empresário descobriu que a McLaren era uma opção. Ele é jovem e rápido e isso será bom para nós. Sergio está na casa dos 30 anos e tem um quarto filho. Ele também tem outros interesses na vida."

O austríaco, no entanto, aceitou que Pérez teve o melhor desempenho ao lado de Verstappen até agora como companheiro de equipe da Red Bull.

"O assento da Red Bull é o mais procurado, por um lado, e por outro lado você tem Max Verstappen como rival. Você precisa de uma personalidade muito forte para isso. Mentalmente, você precisa ser incrivelmente forte. Até o momento, não há ninguém no segundo carro que possa estar no nível de Verstappen. Pérez é o melhor até agora, porque ele também ganhou corridas", concluiu.

Massa detalha judicialização da F1 2008 ao Motorsport.com

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Motorsport.com debate Ferrari pós-Monza, futuro de Sainz e possibilidade de Palou na F1

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Com Drugovich especulado, Zhou revela que está próximo de acordo com Alfa Romeo
Próximo artigo F1: Após rumor de ida para Red Bull, Norris abre porta para saída da McLaren; entenda

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil