Fórmula 1 GP da Itália

F1: Com Drugovich especulado, Zhou revela que está próximo de acordo com Alfa Romeo

Chinês entende que definição está atrasada, mas confia na permanência

Zhou Guanyu, Alfa Romeo F1 Team

Zhou Guanyu revelou que um novo contrato com a Alfa Romeo para a temporada 2024 da Fórmula 1 está "muito próximo" e pontuou também que permanecer na equipe, ao invés de entrar na 'dança das cadeiras', continua sendo sua "prioridade."

Leia também:

Apesar de Zhou ser o primeiro piloto chinês - em tempo integral - na categoria, algumas especulações de que ele não tem apresentado à Alfa Romeo grandes incentivos financeiros para fazer com que a equipe concorde com um novo contrato.

Falando antes das férias de agosto, o diretor da equipe suíça, Alessandro Alunni Bravi, considerou que o esquadrão queria manter a formação de Zhou e Valtteri Bottas - finlandês que deixou a Mercedes em 2022 e assinou um contrato de dois anos, mas com opção de continuar para além de 2024.

Mas há competição pela vaga. O campeão da Fórmula 2, e piloto reserva da Aston Martin, o brasileiro Felipe Drugovich - bem apoiado pelos patrocinadores - e o 'protegido' da Alfa, Theo Pourchaire, estão na disputa. No entanto, Zhou acredita que está perto de fechar outro acordo. 

O chinês revelou: “Está um pouco [mais] atrasado do que eu esperava. Mas penso que é apenas devido a mim, juntamente com a Alfa Romeo, tentar descobrir estes detalhes finais. Em termos de, digamos, ‘Por que você não assina?’ Ainda não tenho resposta para isso. Mas definitivamente estamos conversando mais sobre isso e chegando mais perto de terminar."

“Estou feliz por estarmos juntos, passando cada vez mais anos junto com esse time. O futuro é brilhante para o rumo que a equipe está tomando.”

Zhou rejeitou os rumores de que lhe falta dinheiro, dizendo: “Tenho patrocinadores pessoais e não conheço os rumores, mas não sinto que me falte qualquer base nesse lado. Não é como o primeiro contrato que você tem na Fórmula 1 – tudo depende da equipe. O segundo é um pouco mais detalhado. Nada para se preocupar principalmente. Não sinto que o que mostro na pista não mereça continuar neste paddock.”

Zhou acrescentou que seu foco era concordar com os termos de sua equipe atual em meio à aquisição da Audi, em vez de buscar outras vagas: “No momento [Alfa] é a prioridade. Não há muitos assentos disponíveis. Estou muito interessado em ficar onde estou.”

Em outros lugares, também há uma vaga potencialmente disponível ao lado de Alex Albon na Williams, com a equipe ainda sem anunciar o futuro do novato americano Logan Sargeant. Enquanto isso, a AlphaTauri não amarrou oficialmente nenhum piloto para 2024, o que significa que um deles, Yuki Tsunoda, Liam Lawson e Daniel Ricciardo, chegará ao mercado.

O bicampeão da IndyCar, Alex Palou, também pode ser levado em consideração. Ao que tudo indica, o espanhol deseja uma mudança para a F1 e voltou atrás em seu contrato com a Arrow McLaren para 2024. Alguns acreditam que ele cortou relações para se mudar para o GP, com seu caminho imediato na McLaren bloqueado devido ao forte desempenho de Oscar Piastri como novato.

Grid 2024 (contratos):
Red Bull: Max Verstappen (2028), Sergio Pérez (2024)
Mercedes: Lewis Hamilton (2025), George Russell (2025)
Ferrari: Charles Leclerc (2024), Carlos Sainz (2024)
Aston Martin: Fernando Alonso (2024), Lance Stroll 
McLaren: Lando Norris (2025), Oscar Piastri (2024)
Alpino: Esteban Ocon (2024), Pierre Gasly (2024)
Williams: Alex Albon (2024), a confirmar
Haas: Nico Hulkenberg (2024), Kevin Magnussen (2024)
Alfa Romeo: Valtteri Bottas (2024), a confirmar
AlphaTauri: -, - 

Massa detalha judicialização da F1 2008 ao Motorsport.com

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Motorsport.com debate Ferrari pós-Monza, futuro de Sainz e possibilidade de Palou na F1

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Saiba a ‘escalação’ do time de advogados de Massa na busca pelo título de 2008
Próximo artigo F1: Marko se desculpa por comentário preconceituoso direcionado a Pérez

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil