F1: McLaren e Toyota encerram relacionamento na Alemanha; entenda

Equipe britânica não dependerá mais de túnel de vento que ex-equipe da F1possui em Colônia

Toyota windtunnel

Foto de: Toyota Racing

A McLaren se mudará para seu novo túnel de vento em Woking e deixará o de Colônia, que usa há mais de dez anos graças à colaboração da Toyota.

Com seu novíssimo túnel de vento em Woking, no qual está fortemente comprometida nos próximos anos, a equipe está testemunhando o fim de uma valiosa colaboração com a Toyota. A fabricante japonesa, que saiu da Fórmula 1 no final de 2009, costumava alugar suas ultramodernas instalações em Colônia para vários projetos, e a McLaren é um de seus clientes mais fiéis há mais de uma década.

Leia também:

Comemorando esta colaboração que está chegando ao fim, a Toyota lembra que todos os carros da McLaren F1, desde o MP4-26 da temporada de 2011 até o atual MCL60 de 2023, passaram pelo túnel de vento de Colônia.

As ferramentas de P&D disponíveis nas instalações alemãs também foram bem utilizadas ao longo dos anos. Posteriormente, alguns funcionários da McLaren se mudaram para áreas reservadas exclusivamente à equipe britânica, com uma rede separada para garantir a independência dos projetos.

“O túnel de vento e as instalações da Toyota Europa desempenharam um papel essencial no desenvolvimento dos monopostos da McLaren nos últimos 12 anos”, lembrou Andrea Stella. "Os carros que desenvolvemos nestas instalações venceram 14 GPs e alcançaram outros 29 pódios entre 2011 e 2013."

"O apoio da TGR-E foi inestimável para o nosso sucesso. Estabelecemos uma boa relação de trabalho entre a equipe da McLaren e o pessoal da instalação. Agora que estamos caminhando para o nosso próprio túnel de vento, que oferece ganhos significativos e se alinha com a nova estrutura sendo construída em toda a equipe, gostaríamos de reconhecer o trabalho que foi feito no túnel de vento TGR-E e que foi fundamental para o progresso da equipe no passado”.

Esta nova era não deve encerrar totalmente os laços que agora unem a McLaren e a Toyota nas instalações de Colônia.

"Nossas portas permanecem abertas para a McLaren", sublinhou Rob Leupen, diretor administrativo da Toyota Gazoo Racing Europe. “Desejamos a eles muito sucesso com seu novo túnel de vento e, embora isso mude os serviços necessários do TGR-E e a frequência com que os engenheiros da McLaren podem vir a Colônia, continuamos em um diálogo aberto e estamos desempenhando um papel construtivo no processo de integração de seu novo túnel de vento para o programa de desenvolvimento."

"Estamos orgulhosos por termos um papel na história da McLaren na F1 por tamanho período. Estabelecer uma relação de confiança, trabalhando juntos por 12 anos é um sinal de respeito mútuo entre as duas organizações, além de um trabalho duro dos funcionários da TGR-E e da McLaren para criar uma relação de sucesso".

Qual a DIFERENÇA entre o domínio de Max com a Red Bull e o pico de Hamilton/Mercedes? E a McLaren?

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #241 – Verstappen distorce domínio da Red Bull? Vencerá todas até o fim do ano?

 

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Massa diz que AlphaTauri acertou ao trocar De Vries por Ricciardo e espera vê-lo na F1 "por muitos anos"
Próximo artigo F1 - Massa: "Não há ninguém no nível de Verstappen hoje"

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil