“Me manter na F1 com recorde sem pódios fala por minhas habilidades”, diz Hulkenberg

Piloto alemão crê que altura elevada o atrapalhou na carreira e se diz orgulhoso pelo que construiu

Nico Hulkenberg, Equipe Haas F1

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Nico Hulkenberg acredita que ser o piloto de Fórmula 1 com mais largadas sem nunca subir ao pódio “na verdade fala por mim” em termos de habilidade.

Hulkenberg começou 193 corridas de F1 – não incluindo as provas de Melbourne de 2013, Spa de 2015 e Silverstone de 2020 que ele não conseguiu largar – com o melhor resultado o quarto lugar.

Ele alcançou esse resultado três vezes na Force India e Sauber entre 2012 e 2016, mas teve várias outras perdas de pódio.

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Isso inclui um acidente com Lewis Hamilton depois de liderar grande parte do GP do Brasil de 2012 e o lento segundo pitstop que significou que ele perdeu um provável terceiro lugar no GP de Mônaco de 2016.

O piloto com o número de corridas sem pódio mais próximo na F1 é Adrian Sutil, com 128 largadas.

Quando questionado se já se sentiu frustrado com a falta de troféus da F1, mesmo considerando que nunca pilotou por uma equipe de primeira linha no campeonato, Hulkenberg respondeu: “Isso é um fato.

“Obviamente, quando você começa a pensar sobre isso, é um pouco frustrante. Porque todo piloto naquela época e agora quer vencer, idealmente. Mas, ao mesmo tempo, nunca tive o carro para isso.

“Tive bons carros e também tive oportunidades de subir ao pódio, mas por várias razões isso nunca aconteceu.

“Mas, para ser honesto, ainda estou em um lugar bom e feliz – me divertindo. E se eu refletir, é claro que havia coisas que eu poderia ter feito melhor.

“Mas não estou amargurado ou frustrado com isso. Estou em um bom lugar e acho que vou bater 200 GPs no final da temporada.

“E apesar de não ter o pódio, acho que se eu fosse tão ruim, não teria conseguido ficar perto de 200 GPs, então, deve haver algo bom também em algum lugar.”

Hulkenberg também disse que suas chances de marcar um pódio em toda a sua experiência na F1 caíram para “menos de um punhado” de oportunidades.

“Estou aqui na atual temporada de F1, trabalhando dia após dia e tentando maximizar a temporada”, disse ele sobre como agora vê sua carreira, que teve um renascimento tardio com a Haas.

“Tenho que maximizar o que tenho. E as oportunidades do passado, infelizmente não deram certo. Claro, isso foi muito frustrante na época, mas é o que é.

“Existe isso e alguém me disse outro dia que existe outra estatística, de ‘mais pontos sem vitória ou sem pódio na F1’ [Hulkenberg tem 530, à frente de Sutil, 124]. Meu ponto é que a estatística fala por mim, na verdade.

Após sua impressionante carreira júnior e a pole no Brasil em 2010 pela Williams, Hulkenberg era esperado para assinar com uma equipe líder na F1 e foi regularmente vinculado a uma mudança para a Ferrari há uma década.

Mas isso nunca aconteceu e desde então ele passou sua longa carreira na F1 competindo principalmente para equipes de meio de grid.

Hulkenberg, que mede 1,80 m, disse que sua altura “definitivamente não ajudou” e acredita que perdeu chances de competir por equipes melhores como resultado do peso da F1 e dos requisitos que favorecem pilotos menores.

Entende-se que a altura de Hulkenberg foi uma das razões pelas quais a Ferrari decidiu contra contratá-lo para 2013.

“Nunca recebi uma resposta em que [as equipes] dissessem: 'desculpe, recusamos você porque você é muito alto'”, disse Hulkenberg. “Provavelmente eles não me contariam na cara.

“Mas tenho certeza de que, sim, atrapalhou a oportunidade ímpar de pular para um carro de ponta”, completou.

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