F1 - Mekies exalta Verstappen e é modesto sobre própria contribuição à Red Bull: "Ainda é zero"
Chefe de equipe colocou o restante do time em destaque e minimizou mudanças em sua chegada à escuderia austríaca

Após duas vitórias em circuitos de baixa carga aerodinâmica, Max Verstappen conquistou o segundo lugar no GP de Singapura de Fórmula 1. A vitória ficou com George Russell e a Mercedes, mas acima de tudo, é a confirmação de que a Red Bull está no caminho certo. Laurent Mekies, chefe de equipe, ainda acredita que sua contribuição para a reviravolta da escuderia austríaca é 'zero'. Outros acham isso modesto demais, mas o chefe da equipe destaca a importância crucial de Max Verstappen.
O progresso da Red Bull não ficou restrito apenas a circuitos de baixa carga aerodinâmica, mas também se mostrou válido em uma pista que exige máxima carga. Essa era a grande questão antes do fim de semana de corrida em Singapura, sob calor intenso, e a principal conclusão nos boxes após a prova é que a Red Bull passou no teste.
"O fato de termos conseguido lutar pela vitória aqui significa muito para nós", afirmou o chefe de equipe Laurent Mekies após a corrida da Red Bull. "Monza e Baku foram muito diferentes, então até chegar aqui, você simplesmente não sabe. Na sexta-feira, já estávamos em um bom ritmo, no sábado mantivemos esse ritmo e durante a corrida também conseguimos manter um bom ritmo".
"Terminamos apenas alguns segundos atrás do George, o que é uma boa notícia. Isso significa que o que encontramos não é algo específico apenas para baixa carga aerodinâmica".
Dito isso, nem tudo foi perfeito. As mudanças na configuração antes da classificação não tiveram o efeito desejado, o que fez com que Verstappen não ficasse totalmente satisfeito com o equilíbrio do carro durante a corrida — algo que também se refletiu na sensação ao subir e reduzir marchas.
"Max fez um bom trabalho resistindo à pressão do Lando, mas, por baixo da superfície, havia alguns pontos que o incomodaram, coisas em que precisamos trabalhar. Mas eu diria que foram pequenos problemas somados, principalmente lições que podemos levar para as próximas corridas".
Ainda nenhuma contribuição? "Eu falo isso sério"
De modo geral, a Red Bull passou no teste. Isso mostra o progresso das últimas semanas, embora Mekies não queira receber nenhum crédito por isso. Em Monza, ele afirmou que teve "contribuição zero" para o sucesso e, após uma pergunta do Motorsport.com, ele mantém essa opinião.
"Minha contribuição ainda é zero, sim. Continua zero, e eu digo isso completamente sério. A melhora no desempenho é totalmente graças ao trabalho de toda a equipe: após cada corrida, analisamos quais são as limitações, por que não conseguimos extrair todo o potencial do carro e, claro, como podemos deixá-lo ainda mais rápido. Esse trabalho está dando frutos agora, junto com uma contribuição muito forte e clara do Max".
Isso está alinhado com o que Mekies tem feito até agora: colocar Verstappen e todos os membros da equipe em destaque. "Isso confirma que temos as melhores pessoas com quem poderíamos sonhar", continuou. Além disso, o francês quer manter os pés no chão. "Continuamos trabalhando, não vamos parar por aqui. Analisamos corrida a corrida e precisamos ver se ainda há mais a ser extraído".
Verstappen: Mekies é modesto, mas atitude é louvável
Helmut Marko já disse ao Motorsport.com que, em sua opinião, Mekies é um pouco modesto (demais) ao afirmar que seu impacto é zero, embora essa postura seja muito valorizada dentro da Red Bull — e também pela gestão austríaca.
O próprio Verstappen também afirma que Mekies merece mais reconhecimento, mas ao mesmo tempo elogia a ênfase no trabalho em equipe. "Laurent talvez seja um pouco educado demais nesse aspecto!", brincou Verstappen após uma pergunta do Motorsport.com. "Mas, no fim das contas, é ótimo que realmente encaremos isso como um esforço de equipe. Sempre tentamos olhar para os detalhes e entender onde estão nossos pontos fracos. Nas últimas corridas, isso tem sido ainda mais evidente."
Verstappen também destaca que há lições a serem aprendidas após Singapura, mas isso não diminui o conjunto. "Este fim de semana de corrida talvez não tenha sido tão bom quanto o anterior, mas não perdemos o rumo".
"Às vezes, você pode se perder um pouco ou não entender de onde vem algo, mas agora entendemos como certas coisas acontecem e como podemos melhorar. Isso vem, entre outras coisas, de fazer as perguntas certas, e Laurent está definitivamente envolvido nisso. Isso funciona muito bem".
DIOGO TRIUNFA, GONZÁLEZ SOFRE e MOREIRA fica a SÓ 9 PONTOS! Aldeguer VENCE 1ª, LESÃO de Márquez e MX
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.