F1: Mercedes não terá substituto direto para Vowles
Toto Wolff admitiu que funções de ex-diretor já haviam mudado nos últimos meses de 2022
A Mercedes não tem planos de substituir diretamente o diretor de estratégia de automobilismo James Vowles, com algumas de suas funções anteriores na Fórmula 1 já tendo sido entregues no ano passado.
Vowles foi anunciado nesta sexta-feira como o novo chefe da Williams, encerrando uma longa e bem-sucedida carreira na Mercedes.
E enquanto a Mercedes há muito se beneficia do envolvimento de Vowles e perderá sua valiosa contribuição, em termos de estratégia, descobriu-se que já houve uma mudança na abordagem desde meados do ano passado, quando ele deixou de ter tal participação.
Como parte de uma tentativa de ajudar na progressão da carreira de Vowles, a Mercedes o afastou do envolvimento direto em decisões de estratégia e entregou-lhe novas responsabilidades em áreas como o programa de jovens pilotos e contratos.
Essas mudanças significavam que a estratégia da Mercedes nas corridas já estava sendo executada sem Vowles.
Falando durante uma coletiva de imprensa na sexta-feira, o chefe da Mercedes, Toto Wolff, disse: “Não há lacuna deixada para trás, porque por muitos anos discutimos o planejamento de sucessão nesta área.
“Temos confiado muito na visibilidade de James e, há alguns anos, enfatizamos como isso continuaria se um dia ele decidisse fazer outra coisa, dentro ou fora da Mercedes. James foi muito bom em configurar isso.
“Temos uma equipe extremamente talentosa de estrategistas. Temos nove pessoas, algumas muito seniores, que nem sempre estão na linha da frente, e outras que cresceram dentro da organização.
“Eles pilotaram o avião agora sozinhos nos últimos seis meses, e antes disso já muito sob a supervisão de James. Então me sinto muito confortável na estrutura daqui para frente. E não é que de repente uma grande fraqueza foi criada.”
Com a equipe de estratégia já bem estabelecida, espera-se que a Mercedes simplesmente redistribua as outras áreas de trabalho de Vowles entre os indivíduos em Brackley.
James Vowles, Motorsport Strategy Director, Mercedes AMG F1 and Race winner Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 celebrate on the podium
Photo by: Joe Portlock / Motorsport Images
Hamilton feliz por Vowles
Wolff disse que conversou com Lewis Hamilton sobre a saída de Vowles esta semana e disse que o heptacampeão teve palavras encorajadoras para seu ex-chefe de estratégia.
“Eu disse a ele [Hamilton] esta semana que isso iria acontecer”, acrescentou Wolff. “E ele está absolutamente bem. Trabalhar com James sempre foi um grande prazer para ele.
“O pensamento inteligente nas manhãs de domingo sempre foi uma boa diversão com James. Acho que sua primeira resposta foi: 'Isso é incrível para James’. Acho que essa talvez seja a frase importante.
Vowles explicou que ele também recebeu uma reação positiva de Hamilton com a notícia.
“Liguei para ele ontem à noite e essas são as [mesmas] primeiras palavras que saíram de sua boca”, disse ele. “Ele não estava me insultando ou dizendo que estava desapontado. É exatamente o oposto.
“Na verdade, eu provavelmente diria em toda a Mercedes que tive a sorte de quase todo mundo com quem falei ter ficado incrivelmente feliz.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.