Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

F1: Mercedes não tinha ferramentas para resolver o problema do W13 rapidamente

A Mercedes admitiu que sua busca por respostas para os problemas, que enfrentou no início da temporada com o W13, não foi ajudada pela falta de ferramentas em sua fábrica de Fórmula 1

George Russell, Mercedes W13, Lewis Hamilton, Mercedes W13

A equipe de Brackley ainda está em busca de sua primeira vitória na Fórmula 1 nesta temporada, ficando atrás da Red Bull e da Ferrari durante grande parte da temporada de 2022. O design atual do carro da equipe alemã provou não ser ideal para o novo regulamento (que traz o  efeito solo), sofrendo com a falta de desempenho, bouncing e falta de ritmo.

Além disso, o conceito adotado pela Mercedes de produzir a maior parte do downforce o mais próximo possível do solo não parece ser a direção certa para tirar o máximo proveito dos carros atuais.

Leia também:

A Mercedes acha que finalmente chegou ao ponto do que causou seus problemas, já que o trabalho agora se concentra em garantir que seu carro de F1 de 2023 possa voltar à luta por vitórias.

Mas o chefe da equipe, Toto Wolff, diz que o tempo foi perdido no início da temporada já que a Mercedes descobriu que os dados que saíam de sua fábrica não estavam ajudando a entender o que havia de errado com o design do W13.

“Faltaram ferramentas, as simulações e o entendimento para descobrir os problemas que criamos, com a forma como o carro foi desenvolvido”, explicou Wolff.

“Não podíamos andar onde queríamos andar aerodinamicamente, e mecanicamente nunca estava no ponto ideal. Levamos meses para desfazer algumas das etapas que fizemos.

“Então não é que eu acredite que descobrimos o Santo Graal e entendemos tudo e vai ser uma explosão no próximo ano.

“Mas agora é um período crucial: literalmente, nos próximos um ou dois meses, precisamos, com um certo grau de precisão, entender o que precisa ser feito para o próximo ano.”

Toto Wolff, Team Principal and CEO, Mercedes AMG

Toto Wolff, Team Principal and CEO, Mercedes AMG

Photo by: Steve Etherington / Motorsport Images

Embora a Mercedes ainda não tenha conseguido entregar a tão almejada vitória em alguma corrida para o W13, a equipe acredita que durante a pausa de inverno eles conseguirão progredir muito mais do que conseguiram durante a temporada de 2022.

Lewis Hamilton está confiante de que as lições que a equipe aprendeu neste ano, aliadas a algum feedback que ele está dando, ajudarão a dar um bom passo à frente para o W14.

“Há potencial no carro”, disse o heptacampeão mundial. “Temos downforce, mas em alguns lugares não conseguimos utilizá-lo. E a qualidade de condução, é claro, é uma área em que sempre podemos melhorar. Então, estou confortável na direção que estamos indo.

“Tenho 1000% de confiança no pessoal da fábrica, que estão juntando todas essas peças do quebra-cabeça, e não tenho dúvidas de que estaremos de volta à posição de luta no próximo ano.”

A Mercedes não descartou uma abordagem conceitual diferente com seu carro W14 de 2023, mas nenhuma decisão final foi tomada sobre qual direção ela seguirá.

O diretor de engenharia da pista, Andrew Shovlin, disse: “Você sempre diz que o carro mais rápido é aquele que tem o melhor conceito, então, você sabe, hoje será a Red Bull. Onde isso vai para o próximo ano é difícil dizer.

“Certamente nós, como equipe, não fixamos a aparência do nosso carro. Ainda estamos explorando conceitos diferentes. E esse processo vai continuar por algum tempo.

“Mas estamos apenas procurando o que nos dará a melhor oportunidade de desenvolvimento nesses novos regulamentos daqui para frente.”

De Vries na AlphaTauri? Nova REVIRAVOLTA agita MERCADO da F1 e pode 'desbloquear' dança das cadeiras

Podcast #196 - Após recorde, qual Alonso ficará para a história da F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: AlphaTauri confirma renovação de Tsunoda para 2023
Próximo artigo ANÁLISE F1: Por que Pérez passou de 'brilhante' para 'decepcionante' em 2022?

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros