F1: Mercedes sofre mais com formato sprint que concorrentes; entenda

Na Bélgica, equipe teve o melhor resultado do ano na corrida curta; Motorsport.com analisa motivos

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W14, nos boxes

"Isso é incomum para nós", admitiu o diretor técnico da Mercedes, Mike Elliott, olhando para o GP da Bélgica de 2023 de Fórmula 1. No fim de semana em Spa-Francorchamps, a equipe alemã mostrou um ritmo melhor na classificação do que na corrida.

Leia também:

"Em geral, temos um bom gerenciamento de pneus e, normalmente, somos muito melhores na corrida do que na classificação", ressalta Elliott. E isso inevitavelmente levanta a questão de por que esse quadro se inverteu na Mercedes no último fim de semana, no formato sprint.

De acordo com Elliott, as "condições mistas" desempenharam um papel importante em Spa naquele fim de semana. Ele explica: "Acho que o ritmo da corrida depende da degradação dos pneus e, para obter a degradação desejada, o equilíbrio do carro precisa estar exatamente onde você quer que ele esteja."

"Para nós, não foi esse o caso desta vez", admite ele, e lembra: "Isso se deve simplesmente ao fato de não termos feito nenhuma volta no seco na sessão de treinos e não termos tido oportunidade suficiente para ajustar o carro exatamente onde queríamos que ele estivesse."

"Relativamente falando, acabamos com um carro que não estava tão bem equilibrado quanto alguns de nossos rivais", disse Elliott. É claro que não ajudou o fato de Spa ser um evento de sprint, o que significa que houve apenas uma sessão de treinos livres (que também estava molhada) em vez das três habituais.

A Mercedes ainda não subiu ao pódio nas corridas de sprint da F1 2023

"O resultado foi que tivemos mais degradação dos pneus e, portanto, não conseguimos atingir o ritmo de corrida que gostaríamos", insiste Elliott. Surpreendentemente, a Mercedes em 2023 não subiu ao pódio em nenhuma corrida de sprint até o momento.

A Bélgica foi até mesmo seu melhor resultado, chegando em quarto e sexto lugar. Na primeira corrida de sprint deste ano, no GP do Azerbaijão em Baku, os pilotos da Mercedes Lewis Hamilton e George Russell terminaram apenas em 6º e 8º, e no GP da Áustria em 7º e 8º.

Então, é possível que a Mercedes tenha um problema geral com o formato sprint e tenha apenas uma sessão de treinos livres? Pelo menos Elliott atribui o resultado na Bélgica mais às condições difíceis.

"O ritmo estava mudando de uma volta para outra à medida que a pista secava. Os pneus mudavam de uma sessão para outra, então provavelmente era mais uma questão do que o piloto conseguia tirar do carro", ele tenta argumentar.

"Acho que ambos os pilotos fizeram um excelente trabalho para passar o fim de semana em segurança e dar boas voltas quando necessário", elogiou. Apesar disso, a Mercedes não conseguiu dar o salto que normalmente dá na corrida.

Este ano há mais três corridas de sprint no Qatar, nos Estados Unidos (Austin) e em São Paulo. E pelo menos a corrida de São Paulo deve dar esperança à Mercedes, porque em 2022 eles comemoraram sua única vitória do ano lá, e foi em um fim de semana de sprint.

Qual a DIFERENÇA entre o domínio de Max com a Red Bull e pico de Hamilton/Mercedes? E a McLaren?

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #242 – O que a F1 2023 tem trazido de positivo, apesar da falta de vencedores diferentes?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

 

 

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Indy: Palou rompe contrato e não se juntará à McLaren em 2024
Próximo artigo F1: Em meio à negociação com Mercedes, Hamilton recebe proposta da Ferrari

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil