Recomendado para você

F1: Pirelli define compostos de 2026 e abandona o C6

F1: Pirelli define compostos de 2026 e abandona o C6

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Pirelli define compostos de 2026 e abandona o C6
Montoya, Barrichello e mais: Quem fez o caminho da F1 para a Indy antes de Mick Schumacher

Montoya, Barrichello e mais: Quem fez o caminho da F1 para a Indy antes de Mick Schumacher

Indy
Indy
Indy October Testing
Montoya, Barrichello e mais: Quem fez o caminho da F1 para a Indy antes de Mick Schumacher
Stock Car: Confira horários e como assistir ao retorno da etapa de Brasília, com a final da Stock Light

Stock Car: Confira horários e como assistir ao retorno da etapa de Brasília, com a final da Stock Light

Stock Car
Stock Car
Brasília
Stock Car: Confira horários e como assistir ao retorno da etapa de Brasília, com a final da Stock Light
MotoGP: Viñales contrata Jorge Lorenzo como treinador para a temporada de 2026

MotoGP: Viñales contrata Jorge Lorenzo como treinador para a temporada de 2026

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Viñales contrata Jorge Lorenzo como treinador para a temporada de 2026
GP do Catar de F1: Confira horários e como assistir à etapa de Losail, com corrida sprint e F2

GP do Catar de F1: Confira horários e como assistir à etapa de Losail, com corrida sprint e F2

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
GP do Catar de F1: Confira horários e como assistir à etapa de Losail, com corrida sprint e F2
F1: Marko admite que Red Bull tinha "contrato pronto" para Norris; entenda

F1: Marko admite que Red Bull tinha "contrato pronto" para Norris; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Marko admite que Red Bull tinha "contrato pronto" para Norris; entenda
Moreira revela o que foi mais difícil na adaptação para MotoGP

Moreira revela o que foi mais difícil na adaptação para MotoGP

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
Moreira revela o que foi mais difícil na adaptação para MotoGP
F1: Jos Verstappen 'levanta lebre' e aponta "diferença" entre carros da McLaren

F1: Jos Verstappen 'levanta lebre' e aponta "diferença" entre carros da McLaren

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Jos Verstappen 'levanta lebre' e aponta "diferença" entre carros da McLaren
Últimas notícias

F1 não trará novamente motores V10 e V12, diz FIA

Presidente da entidade, Jean Todt é taxativo quanto à volta de propulsores grandes: “a sociedade não aceitará isso”

Ayrton Senna, McLaren leads Alain Prost, Williams; Michael Schumacher, Benetton; Damon Hill, Williams; Gerhard Berger, Ferrari; Mika Hakkinen McLaren and Jean Alesi, Ferrari
Alain Prost, Ferrari 642
Jean Todt, FIA President
Alain Prost, Renault RE30B
Jean Todt, FIA President with his wife Michelle Yeoh, on the grid
Alain Prost
Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 W08
(L to R): Jean Todt, FIA President with Bernie Ecclestone,
Nico Hulkenberg, Renault Sport F1 Team RS17, carries sensor equipment

Sonho dos fãs saudosistas da Fórmula 1, os motores aspirados e de grande capacidade, como os V10 e os V12, não irão jamais retornar à categoria segundo o presidente da Federação Internacional de Aurtomobilismo (FIA), Jean Todt.

Para o francês, motores que queimam tanto combustível sem reutilizar energia não seriam mais aceitos pela sociedade mundial nos dias de hoje, já que a preocupação com o meio-ambiente cresce a cada dia. O assunto continua a ser debatido graças à falta de volume das unidade V6 híbridas da F1 atual.

"Temos a responsabilidade de administrar uma organização monitorada pela sociedade global. E a sociedade global não aceitará isso", falou Todt

"Tenho certeza que se você dissesse, 'vamos voltar aos motores de dez anos atrás', muitos fabricantes não iriam apoiar esta mudança também. Estou convencido de que pelo menos três dos quatro sairiam."

Controlar os custos é outra razão para evitar uma mudança drástica no formato do motor em 2020, ano em que os regulamentos atuais expiram, acrescentou Todt.

"Sabemos que a estabilidade é essencial", disse ele. "Em primeiro lugar, para o máximo de concorrência possível, e depois para proteger o investimento."

"Você não pode investir em novas tecnologias todos os anos, não é financeiramente sustentável, e já nos queixamos sobre o custo das corridas, o custo da Fórmula 1. É um custo que para mim é absurdo."

Ainda assim, Todt admitiu que o formato atual da Fórmula 1 não é o ideal.

"É algo que precisamos lutar", disse ele. "Até agora não conseguimos encontrar a solução ideal e estou feliz em ter a responsabilidade em nome do órgão que governa".

"Não é fácil porque você precisa encontrar um terreno comum. Sempre gosto de conseguir algum tipo de solidariedade quando tomo decisões. "

Artigo anterior Análise: A atualização da Mercedes foi realmente eficaz?
Próximo artigo Bottas e Massa mantêm tempos da manhã e acabam dia na frente

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros