Fórmula 1 GP da Holanda

F1 - Norris desconversa sobre estratégia errada da McLaren na Holanda: "Não quero virar manchete"

Britânico ficou na pista no começo da corrida quando a chuva deu as caras e acabou cruzando a linha de chegada em sétimos depois de largar na primeira fila

Lando Norris, McLaren MCL60

Lando Norris largou do segundo lugar no GP da Holanda de Fórmula 1, mas o britânico foi um dos pilotos que acabaram optando por ir aos boxes um pouco  mais tarde nas primeiras voltas, com a chegada da chuva, e acabou pagando um preço alto.

Leia também:

Perdendo muito tempo em comparação com seus rivais, Norris só conseguiu chegar à bandeira quadriculada em sétimo lugar - um resultado decepcionante, considerando que ele largou da primeira fila.

"Não vou falar muito, senão vou aparecer nas manchetes e me sinto muito mal por isso", disse Norris sobre o fato de querer ir para o box na primeira volta, mas ter sido recusado. "Acho que está claro que tomamos a decisão errada e uma decisão ruim."

"É algo que vamos analisar, conversar e discutir, porque acho que já fizemos isso algumas vezes nesta temporada. Perdemos muitas posições e muitos pontos durante a temporada com esse tipo de coisa."

"Na segunda parte da corrida, compensamos, ou melhor, não compensamos, mas tomamos a decisão certa, fomos um dos primeiros a ir para o box, então ganhamos tempo e passamos George (Russell). Mas a primeira parte não foi boa."

Norris estava em uma posição semelhante no GP da Rússia de 2021 quando estava indo em direção à primeira vitória, mas acabou optando por ficar na pista molhada com pneus slicks, a chuva piorou e ele perdeu o timing - consequentemente, também perdeu a corrida. 

Perguntado se isso era um ponto fraco para a equipe, Norris disse: "Depende, acho que você geralmente se lembra mais do que perdeu do que do que ganhou. Na verdade, não acho que seja a mesma coisa, acho que são bem diferentes e acho que fizemos bons progressos desde aquele dia. Fizemos um bom progresso em muitos deles, mas em um dia como aquele, obviamente estávamos muito longe de onde precisávamos estar."

Lando Norris, McLaren MCL60, leaves his pit box

Lando Norris, McLaren MCL60, sai de seu box

Foto: Simon Galloway / Motorsport Images

Norris acrescenta que uma oportunidade importante foi perdida, principalmente pelo fato da McLaren vir de um grande salto de desempenho nas últimas corridas antes da pausa para as férias de agosto. 

"Há momentos em que o ritmo e a estratégia são importantes e foi a estratégia que nos matou. Não acho que o ritmo foi ruim, tivemos um bom ritmo. Mas sim, não foi bom o suficiente, não sei como foi o nosso ritmo em comparação com o Aston, em comparação com a Mercedes foi muito ruim."

"Quero dizer, nosso ritmo foi muito diferente do que tivemos na classificação. Nosso ritmo de volta única ainda é muito mais competitivo do que o de corrida. Acho que está se tornando cada vez mais evidente. Estamos fazendo tudo o que podemos para corrigir isso e dar passos adiante, mas não é o suficiente no momento."

"Estou muito feliz por ser sétimo, mesmo em um dia como o de hoje, porque poderia ter sido muito pior. Não sei se Monza vai ser como Spa, acho que vai ser um fim de semana muito difícil. Não sei se o clima vai nos ajudar. Talvez ajude, mas as retas são nosso ponto fraco no momento e veremos o que podemos fazer."

Massa detalha judicialização da F1 2008 ao Motorsport.com

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #244 – Que tipo de mudanças teremos na F1 após férias? 

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Quando Verstappen poderá se tornar tricampeão mundial em 2023?
Próximo artigo F1: Drugovich fará TL1 em Monza com a Aston Martin

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil