Recomendado para você

Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto

Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto
Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador

Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador
MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'

MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'

MotoGP
MotoGP
MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'
F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026

F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026
Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual

Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual
Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1

Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1
F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes

F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes
F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari

F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari

F1: Os detalhes do AMR23 da Aston Martin que chamam atenção

A equipe lançou o carro na tarde desta segunda-feira e havia muitos detalhes que merecem uma 'olhadinha' mais detalhada

Aston Martin AMR23

O layout original da Aston Martin para o AMR22 foi um dos designs mais exclusivos do grid na temporada passada da Fórmula 1, não apenas devido à solução de sidepod de cintura alta e rebaixada - que empregava uma fileira de brânquias de resfriamento adicionais em sua superfície superior para ajudar no resfriamento geral dos carros - também apresentava um nariz alto e uma seção central elevada da asa dianteira (abaixo, à direita).

Leia também:
Aston Martin AMR23 detail

Aston Martin AMR23 detail

Photo by: Aston Martin Racing

Aston Martin Racing AMR22 detail

Aston Martin Racing AMR22 detail

Photo by: Aston Martin Racing

Já sabemos que a equipe percebeu rapidamente que havia mais potencial em outra solução de sidepod e mudou para um design de rampa descendente. No entanto, foi firme em sua determinação quando se tratou do nariz e da asa dianteira, algo que mudou para 2023, já que a equipe tem uma solução mais parecida com o que vimos da Mercedes na temporada passada. 

Para 2022, a Aston Martin adotou uma abordagem que já vimos da equipe antes, um atalho, se preferir, o que significa pegar a melhor solução disponível e fazer o possível para imitá-la e, neste caso, foi o RB18.

Agora, embora tenha feito o possível para 'ctrl+c' da Red Bull, não conseguiu reproduzir fielmente o design 100% devido à embalagem interna do carro, incluindo (mas não limitado a) radiadores, resfriadores, componentes eletrônicos e as longarinas de proteção contra impactos laterais.

A carroceria principal em si era o mais próximo que você pode imaginar de uma réplica da rampa descendente do RB18, incluindo a linha de estampagem que a Red Bull adicionou no segundo teste de pré-temporada.

Aston Martin AMR23 detail

Aston Martin AMR23 detail

Photo by: Aston Martin Racing

No entanto, onde a Aston Martin não conseguiu compensar a diferença foi com a entrada, já que não apresentava a borda superior aberta e retraída do RB18, algo que o AMR23 tem. A equipe se apropriou do conceito de design e o desenvolveu de várias outras maneiras interessantes também.

O design da Aston parece estar em algum lugar entre o design original visto no RB18 e o usado pela McLaren de Singapura em diante, com o rebaixo abaixo da entrada dramaticamente aumentado para melhorar o fluxo tanto localmente quanto na parte traseira do carro.

Aston Martin AMR23 sidepod undercut

Aston Martin AMR23 sidepod undercut

Enquanto o AMR22 adotou aquele corpo central mais bulboso e a linha de estampagem acima mencionada, o AMR23 tem um flanco muito mais plano, semelhante em muitos aspectos ao Ferrari F1-75 da última temporada, incluindo o mini degrau inferior que segue o comprimento do sidepod.

Esse lado mais plano permitiu que os designers incorporassem um ombro mais curvado e, assim como vimos na Alpine no ano passado, a Aston Martin incorporou um canal na seção de rampa descendente - embora o AMR23 pareça ser mais profundo para direcionar o fluxo de ar para seu alvo pretendido.

Aston Martin AMR23 detail

Aston Martin AMR23 detail

Photo by: Aston Martin Racing

O painel de resfriamento em forma de ferradura que foi usado quando a equipe mudou para o novo layout do sidepod também foi descartado, já que os designers mudaram para uma saída superior na tampa do motor em forma de prateleira.

A abordagem ousada continua com o canhão de resfriamento superior, que preside a parte traseira do carro e também apresenta um ombro curvado, deixando também mais espaço abaixo para que a carroceria se afunile em direção à região da garrafa de coca e permita espaço para a suspensão traseira componentes.

Aston Martin AMR23 detail

Aston Martin AMR23 detail

Photo by: Aston Martin Racing

McLaren-RBR? E a Honda? Carro nasce INCOMPLETO, Alpine VAZA, Aston agressiva e a Williams da F1 2023

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast: com 'boom' de montadoras, F1 vive melhor fase da história? 

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Ferrari revela qual foi a maior mudança no carro de 2023
Próximo artigo F1: Collet deixa academia da Alpine, que terá brasileiro Matheus Ferreira

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros