F1: Patrocinadora quer 'tomar conta' da Aston Martin e contratar Verstappen e Newey, diz site

No passado, a petroleira saudita chegou a despontar com uma compradora da própria F1 junto à atual proprietária, a norte-americana Liberty Media; saiba mais

Max Verstappen, Red Bull Racing

Foto de: LAT Images

Em meio à crise da Red Bull na Fórmula 1 2024, o site italiano Formu1a.uno reporta que a Aramco, patrocinadora da Aston Martin na categoria, deseja 'tomar conta' da equipe verde de Silverstone e contratar Max Verstappen e Adrian Newey junto à rival energética taurina.

A informação vem à tona após o Motorsport.com dar conta da possível ida do piloto holandês ao time britânico, que atualmente pertence ao empresário canadense Lawrence Stroll. Segundo a publicação da Itália, os rumores relativos à Aramco ganharam força no GP da Arábia Saudita.

O editor recomenda:

A petroleira, aliás, é saudita e controlada pelo governo do país árabe, tendo um grande orçamento. Neste sentido, o veículo jornalístico destaca que uma aquisição da Aston Martin pela Aramco resultaria em ainda mais investimentos no esquadrão de Silverstone, incluindo Max Verstappen.

Além do tricampeão mundial, mais um alvo da Aramco seria Adrian Newey, outro grande nome da Red Bull Racing -- o projetista britânico, aliás, está nos holofotes da 'RBR' por causa da crise na escuderia anglo-austríaca, cuja guerra de poder entre o chefe Christian Horner e o conselheiro Helmut Marko poderia resultar na saída de Verstappen e do engenheiro inglês, um dos mais respeitados na elite global do esporte a motor.

Tendo isso em vista, a Aramco monitora a situação de Max e Adrian enquanto planeja 'tomar conta' da Aston, que já viu uma parcela minoritária de suas ações serem vendidas por Lawrence Stroll a um grupo de investimentos dos Estados Unidos. 

Watch: QUAL O SENTIDO de Verstappen ir à ASTON MARTIN? Max IMPLODIRÁ RED BULL rumo a nova equipe?

A petroleira saudita, por sua vez, chegou a despontar com uma compradora da própria F1 junto à atual proprietária, a norte-americana Liberty Media. O negócio acabou não acontecendo, mas os árabes seguem interessados em um maior envolvimento na categoria máxima do automobilismo.

E, independentemente da adquirir ou não a Aston Martin, a Aramco estreitou seus laços com o time inglês, do qual não é somente patrocinadora, mas também parceira técnica, especialmente no âmbito de combustíveis, cuja importância será grande com as novas regras de motor em 2026.

Na próxima geração de unidades de potência da F1, aliás, o esquadrão de Silverstone será uma equipe de fábrica, já que terá fornecimento exclusivo de conjuntos motrizes da Honda -- a montadora japonesa encerra seu vínculo com a RBR no fim de 2025.

Atualmente, a Aston tem motores Mercedes na categoria máxima. Os pilotos são o o canadense Lance Stroll, filho de Lawrence, e o bicampeão da F1 Fernando Alonso, espanhol cotado para substituir Verstappen caso Max saia da RBR rumo a Silverstone ou mesmo às Flechas de Prata.

ALPINE PODE VENDER EQUIPE E COMPRADOR JÁ É COTADO

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Podcast: Verstappen fora da Red Bull? Drugo tem chances em 2025?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 - Newey: Ninguém notou as mudanças mais importantes no RB20
Próximo artigo F1: Mercedes 'tira' engenheiro sênior da Ferrari para 2025; saiba

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil