Últimas notícias

F1: Mercedes 'tira' engenheiro sênior da Ferrari para 2025; saiba

Italiano será diretor de desenvolvimento do time anglo-germânico; além dele, Enrico Sampò, ex-líder da equipe de simuladores da Scuderia, vai para Brackley

Toto Wolff, Team Principal and CEO, Mercedes-AMG F1 Team

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Sempre é tempo para movimentações do mercado de engenheiros da Fórmula 1. E a última e grande manobra foi feita pela Mercedes, que está 'fazendo compras' na Ferrari, levando para a fábrica de Brackley dois quadros importantes que estavam em Maranello.

O editor recomenda:

O primeiro é um nome bem conhecido no meio: Simone Resta. Italiano de Ímola, que por muito tempo foi projetista da Ferrari e teve passagens importantes por Minardi, Alfa Romeo e Haas, o engenheiro deixa a Itália para se mudar para a Inglaterra para trabalhar para Toto Wolff. Na fábrica de Brackley, Resta terá a função de diretor de desenvolvimento estratégico e trabalhará em estreita colaboração com o diretor técnico James Allison.

Simone Resta, Sauber

Simone Resta, Sauber

Foto de: Franco Nugnes

Estes, aliás, já tiveram a oportunidade de trabalhar juntos na década passada, quando ambos faziam parte do departamento técnico ferrarista. Agora, eles se encontrarão novamente para trabalhar juntos e tentar levar as Flechas de Prata de volta às glórias.

Brackley aproveitou a situação de Simone, atualmente na Ferrari, mas sem função na equipe. Desde que Mattia Binotto assumiu, Resta sempre trabalhou para escuderias clientes - no que diz respeito a motores - intercalando funções entre Sauber e Haas, com breves retornos à Ferrari. 

Enrico Sampò, Ferrari, Head of driving simulator

Enrico Sampò, Ferrari, chefe do simulador de direção

Foto de: Ferrari

O segundo engenheiro a deixar a Ferrari para se juntar às Flechas de Prata é Enrico Sampò. Na Itália, ele ocupou o cargo de líder da equipe de simuladores, enquanto em Brackley ele será o chefe de aplicativos de software de desempenho.

Sampò trabalhou pouco menos de um ano na Magneti-Marelli, em 2007, e desde 2011 ocupou vários cargos em Maranello, incluindo engenheiro de modelagem e simulação de veículos, líder da equipe de modelagem e simulação de veículos, dinamista sênior de veículos, líder da equipe de metodologia de desempenho e líder da equipe de simuladores nos últimos quatro temporadas da F1.

Ambos, tendo assinado o contrato com a Mercedes, não poderão trabalhar para a nova equipe até 2025. Para a equipe de Wolff, no entanto, essas mudanças vão reabastecer o departamento técnico, que precisava de novas figuras para trazer novas ideias e ajudar na volta ao topo da F1.

Quem MAIS ENTENDE do carro da RBR? Em meio a RUMORES, Rico Penteado DETALHA como funciona a equipe

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Podcast #273 - Quem está fazendo 'hora-extra' na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Patrocinadora quer 'tomar conta' da Aston Martin e contratar Verstappen e Newey, diz site
Próximo artigo Quem escreverá as regras da F1 para 2026?

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil