Recomendado para você

F1: Verstappen pode manter o #1 mesmo se não for campeão em 2025?

F1: Verstappen pode manter o #1 mesmo se não for campeão em 2025?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Verstappen pode manter o #1 mesmo se não for campeão em 2025?
Moto3: Dettwiler fala publicamente pela primeira vez após grave acidente

Moto3: Dettwiler fala publicamente pela primeira vez após grave acidente

Moto3
Moto3
Moto3: Dettwiler fala publicamente pela primeira vez após grave acidente
Após venda das ações da Mercedes, qual o futuro de Wolff na F1?

Após venda das ações da Mercedes, qual o futuro de Wolff na F1?

Fórmula 1
Fórmula 1
Após venda das ações da Mercedes, qual o futuro de Wolff na F1?
Ayumu Iwasa, da Red Bull, "seria melhor que Tsunoda" na F1?

Ayumu Iwasa, da Red Bull, "seria melhor que Tsunoda" na F1?

Fórmula 1
Fórmula 1
Ayumu Iwasa, da Red Bull, "seria melhor que Tsunoda" na F1?
F1: Pérez revela bastidores e 'intrigas' na Red Bull e última conversa com Horner

F1: Pérez revela bastidores e 'intrigas' na Red Bull e última conversa com Horner

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Pérez revela bastidores e 'intrigas' na Red Bull e última conversa com Horner
Venda de ingressos do Heineken Village para o GP de São Paulo de 2026 começa hoje; veja informações

Venda de ingressos do Heineken Village para o GP de São Paulo de 2026 começa hoje; veja informações

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
Venda de ingressos do Heineken Village para o GP de São Paulo de 2026 começa hoje; veja informações
ANÁLISE F1: McLaren sabia do risco de ser desclassificada antes da corrida em Las Vegas?

ANÁLISE F1: McLaren sabia do risco de ser desclassificada antes da corrida em Las Vegas?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
ANÁLISE F1: McLaren sabia do risco de ser desclassificada antes da corrida em Las Vegas?
F1: McLaren estava usando 'apetrecho' ilegal antes de Las Vegas?

F1: McLaren estava usando 'apetrecho' ilegal antes de Las Vegas?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: McLaren estava usando 'apetrecho' ilegal antes de Las Vegas?

F1: Petronas pode encerrar patrocínio com Mercedes, dizem sites

Depois de mais de uma década juntas na F1, equipe teria que correr atrás de outro patrocinador

Lewis Hamilton, Mercedes W12, leaves the garage

A histórica patrocinadora da Mercedes na Fórmula 1, a Petronas, pode trazer más notícias à equipe no final desta temporada. De acordo com Decalspotters e RacingNews365, a petrolífera malaia valoriza quebrar o acordo que a une há anos aos atuais campeões mundiais.

A Petronas está com a fabricante alemã desde seu retorno como equipe em 2010 e tem sido uma parte importante de todos os sucessos que alcançou desde então, especialmente desde 2014 na era turbo-híbrida, na qual somou sete títulos de campeonato construtores.

Leia também:

A Petronas não é apenas a principal patrocinadora da Mercedes na F1, mas também uma importante parceira técnica. No entanto, esta separação teria alguma lógica depois de durante o verão a empresa já ter anunciado que vai deixar a MotoGP, categoria que está desde 2019 com a Sepang Racing Team. Na reorientação das atividades do gigante asiático, sua participação em programas esportivos agora parece inviável.

A saída da Petronas no final da temporada marcaria o fim da presença da empresa na Fórmula 1 nos últimos 26 anos, já que ela patrocinou a Sauber (1995-2009) antes de chegar à Mercedes em 2010.

Embora à primeira vista esse divórcio pudesse ser interpretado como um duro golpe para a Mercedes, seria apenas o prelúdio para o início de um novo capítulo. De acordo com relatos da mídia, a equipe liderada por Toto Wolff - da qual a Ineos se tornou acionista no início de 2020 - chegou a um acordo com a Aramco. A petrolífera saudita aumentou sua presença na F1 nos últimos meses, enquanto o primeiro GP da Arábia Saudita da história será realizado em dezembro próximo.

Hoje, a equipe da Mercedes pertence igualmente a Toto Wolff, Daimler e Ineos, cujo chefão Jim Ratcliffe tem uma influência significativa. Nos últimos dois anos, a Ineos criou vínculos com a Aramco e a TotalEnergies, com um projeto gigantesco em jogo.

A Ineos está trabalhando em uma nova fábrica de última geração na Arábia Saudita, prevista para 2025, e em duas outras estruturas, todas para processamento de diferentes materiais e combustíveis. Quando o acordo foi assinado, em 2019, falava-se em um total de 9 bilhões de dólares para a criação desse complexo petroquímico do qual participam esses três grandes players.

Lembrando também que a dinâmica da saída da Petronas e da chegada da Aramco à F1 emularia a da MotoGP, em que a equipe VR46, de Valentino Rossi, afirma ter um acordo com a empresa saudita a partir do próximo ano.

Se a Petronas abrirá caminho para a Aramco patrocinar a Mercedes em 2022, resta saber que visual a equipe escolherá para a primeira temporada da nova era regulamentar. A Mercedes está envolvida na luta contra a discriminação, com Hamilton no comando, e optou por uma pintura preta desde 2020, embora o heptacampeão mundial tenha dito recentemente que gostaria de ver os carros na cor prata novamente.

F1: Entenda como CALENDÁRIO de 2022 se tornou o mais INSANO e DESAFIADOR para equipes e pilotos

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #138 – Red Bull não sabe o que fazer contra Mercedes após GP da Turquia?

 

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

 

Artigo anterior ESPECIAL: Entenda como F1 atual mudou papel do engenheiro de corrida
Próximo artigo F1: Após ausência por acidente de bicicleta, Newey já teria identificado falhas na Turquia

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros