Últimas notícias

F1: Pilotos do Q3 devem ter escolha livre de pneus para largada em 2022

Medida foi aprovada pelo Comitê Consultivo de Estratégia da F1

George Russell, Mercedes

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Desde 2006, a classificação da Fórmula 1 consiste em três partes: Q1, Q2 e Q3. Em 2014, também entrou em vigor a regra de que os pilotos que avançassem para a etapa final da sessão tinham que começar a corrida com os pneus em que marcaram seu tempo mais rápido no Q2. Para o resto do pelotão havia a escolha livre. Como resultado, em alguns casos, era mais favorável ficar em 11º ou 12º no grid do que em nono ou 10º.

Leia também:

Em tese, a regra deveria permitir diferentes estratégias, mas, na prática, os times que largavam à frente optavam pela mesma tática, além das diferenças das melhores para as piores equipes, que permitiam as grandes permanecerem á frente mesmo com compostos mais duros.

Em 2019 foi dado o primeiro passo para abolir a regra dos pneus para a temporada 2020, mas não houve apoio suficiente na época. O assunto voltou à tona em meados de 2021, com o efeito da mudança durante os fins de semana em que foram realizadas as corridas sprint, já que nesses GPs todos os pilotos também tinham escolha livre de pneus no domingo.

A reunião mais recente do Comitê Consultivo de Estratégia discutiu ainda mais essa mudança de regras e decidiu implementá-la para a temporada de 2022.

Com a novidade, será possível observar mudanças nas estratégias dos pilotos em comparação ao que era visto até o ano passado. Outro fator que pode embaralhar o grid será a estreia dos pneus de 18 polegadas, bem como o novo carro da categoria.

SERGIO MAURICIO explica APELIDOS de pilotos da F1 e RESPONDE camiseta polêmica de PIQUET

 

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #159 – O que esperar da temporada 2022 da F1?

 

 

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Aston Martin sela acordo de patrocínio com Aramco
Próximo artigo F1: Haas apresenta layout do carro para temporada 2022; veja fotos

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil