Últimas notícias

F1: Alpine à venda? Entenda situação complicada da equipe francesa

O colapso da equipe de F1 do Grupo Renault pode levar a alta administração da marca a vender as instalações de Enstone

Esteban Ocon, Alpine A524

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Quando as coisas desmoronam, os "abutres" aparecem, isso já aconteceu no passado e ainda acontece. As quatro primeiras corridas da temporada de 2024 da Fórmula 1 confirmaram uma Alpine em grande dificuldade, a equipe divide o último lugar na classificação dos construtores com a Sauber e a Williams, mas hoje parece ser a equipe menos competitiva na pista. Isso é agravado pelo conhecimento de que eles não são um time "cliente", mas um esquadrão oficial com um gigante automotivo por trás.

Leia também:

Em fevereiro de 2023, na apresentação do novo carro, a alta administração da equipe estabeleceu metas ambiciosas. Depois de terminar em quarto lugar no Campeonato de Construtores de 2022, a nova meta era subir ao pódio o máximo possível para se aproximar do top 3, na época composto por Red Bull, Ferrari e Mercedes.

Pierre Gasly, Alpine A524

Pierre Gasly, Alpine A524

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Quatorze meses depois, o cenário é muito diferente. As saídas do CEO Laurent Rossi, do diretor da equipe Otmar Szafnauer e de duas figuras históricas da equipe, o diretor esportivo Alan Permane e o diretor técnico Pat Fry, não trouxeram nenhum passo à frente, mas sim uma descida imparável para a parte inferior da classificação.

A situação é muito complexa, e não é de surpreender que, nesse cenário, haja entidades interessadas em assumir a propriedade da equipe. É uma lei do mercado: comprar quando o valor da empresa está em seu ponto mais baixo.

A Renault readquiriu a propriedade das instalações de Enstone em 2015, passando a usar a marca Alpine a partir de 2021, uma escolha que visava restaurar a visibilidade da histórica marca esportiva do grupo francês. Por mais que a F1 represente hoje um bom investimento para todos os proprietários de equipes, a visão muda quando o dono do esquadrão é um fabricante de automóveis.

Não é agradável ver o próprio nome na última posição, atrás até mesmo de equipes privadas, a visibilidade nesse caso corre o risco de se tornar um bumerangue. Ela pode estar lá por um curto período, mas sem a perspectiva de uma rápida ascensão, ela se torna um constrangimento.

Alpine A524: il retrotreno con la power unit Renault

Alpine A524: a traseira com a unidade de potência Renault

Foto de: Não creditada

Se a matriz em Paris decidir vender as instalações de Enstone, ela terá mais de um comprador em potencial na mesa de negociações. O problema mais espinhoso, no entanto, será o local de Viry-Châtillon, onde as unidades de potência são projetadas e fabricadas.

De acordo com informações coletadas no paddock em Suzuka, uma das condições para a venda da equipe seria a restrição de usar a unidade de potência por um determinado número de temporadas (rumores dizem que até o final de 2029), garantindo assim um futuro para o grupo de fabricantes de motores que já estão trabalhando no novo projeto que será lançado em 2026.

No entanto, a restrição poderia reduzir o número de compradores em potencial, já que alguns projetos envolvem o uso de suas próprias unidades de potência ou de outros fabricantes com os quais já existem laços.

ULTIMATO a Sainz, MOTOR ATRASADO, ex-McLaren na CHEFIA: tudo da AUDI e seu 'carro' de F1 NO DETALHE

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Podcast #277 – Leclerc não se ajuda ou é azarado?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Veja como foram as corridas de sábado da Porsche no Velocitta:

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Podcast #277 – Leclerc não se ajuda ou é azarado?
Próximo artigo F1: Mercedes não quer abandonar carro atual para focar em 2026 mais cedo

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil