F1: Pirelli conclui que uso excessivo das zebras causou falhas dos pneus no Catar

Pilotos afetados estavam em um longo stint com pneus médios usados enquanto tentavam completar a corrida em Losail em uma estratégia de parada única

Nicholas Latifi, Williams FW43B, heads into retirement with a puncture

Nicholas Latifi, Williams FW43B, heads into retirement with a puncture

Charles Coates / Motorsport Images

O fabricante de pneus da Fórmula 1 Pirelli concluiu que o uso excessivo das zebras foi a causa de quatro falhas de pneus no GP do Catar, descartando erros de produção.

Há duas semanas, os pilotos Valtteri Bottas, Lando Norris, George Russell e Nicholas Latifi sofreram falhas no pneu dianteiro esquerdo de aparência semelhante durante a corrida em Losail.

Leia também:

O furo causou o abandono de Latifi, enquanto os outros três conseguiram voltar aos boxes e continuar a corrida, embora Bottas tenha desistido devido aos danos que seu carro sofreu com o pneu estourado.

Depois de levar os pneus de volta para sua base na Itália para investigação, a Pirelli concluiu que a principal causa para as quatro falhas de pneus foi o uso excessivo das zebras altas em Losail.

“Com base nas constatações obtidas até o momento, a origem do problema se deve principalmente ao tempo que esses pneus rodaram na zebra, em alta velocidade e com cargas laterais e verticais consideráveis: uma situação única no circuito de Losail”, afirmou a Pirelli em um comunicado na sexta-feira.

A fabricante também acrescentou que descarta "quaisquer defeitos de produção" em seus pneus e disse que compartilhou suas descobertas com as equipes e a FIA.

Valtteri Bottas, Mercedes W12, in the pits

Valtteri Bottas, Mercedes W12, in the pits

Photo by: Steve Etherington / Motorsport Images

Foi a primeira vez que a F1 visitou o Catar, então não havia dados anteriores disponíveis para alertar a Pirelli e as equipes sobre possíveis problemas.

A Pirelli estava ciente de que o Circuito Internacional de Losail exigia muito do pneu dianteiro esquerdo, mas após a corrida o chefe da fabricante, Mario Isola, disse que não havia visto nada nos dados dos treinos livres e classificação para causar preocupação.

Os quatro pilotos afetados estavam em um longo stint com pneus médios usados enquanto tentavam completar o GP do Catar em uma estratégia de parada única.

Vários outros pilotos conseguiram completar uma estratégia semelhante sem problemas, com Fernando Alonso subindo ao pódio junto à Alpine após um pitstop.

F1 AO VIVO: Horner chama Wolff de 'COVARDÃO', Hamilton DETONA Red Bull e Max fala de possível BATIDA

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #149: Frank Williams é o maior personagem da F1 fora das pistas?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation

Related video

Artigo anterior F1: Hamilton se diz pronto para ajudar Russell a se tornar próximo campeão britânico
Próximo artigo SEXTA-LIVRE: Hamilton x Verstappen na estreia de Jeddah e tudo sobre os treinos na Arábia Saudita

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil