Fórmula 1
24 out
-
27 out
Evento encerrado
01 nov
-
03 nov
Evento encerrado
14 nov
-
17 nov
Evento encerrado
28 nov
-
01 dez
Evento encerrado

F1: Pirelli responde críticas de pilotos aos pneus de 2020

compartilhar
comentários
F1: Pirelli responde críticas de pilotos aos pneus de 2020
Por:
2 de nov de 2019 17:04

Mario Isola, chefe da fornecedora de pneus da Fórmula 1, explicou por que muitos pilotos expressaram dúvidas sobre o protótipo de compostos para 2020 que foram testados em Austin na sexta-feira

Todos os pilotos da Fórmula 1 receberam dois conjuntos de pneus do composto C4 de 2020 para serem usados em qualquer sessão do GP dos Estados Unidos, com a maioria das equipes concentrando-se em testá-los nos treinos da manhã de sexta-feira.

O objetivo geral do exercício era dar a eles a chance de experimentar a nova construção antes de um teste de dois dias com uma variedade de compostos após o GP de Abu Dhabi. Em uma pista verde em condições muito frias, a maioria dos pilotos ofereceu um feedback negativo, com alguns relatando falta de aderência.

No entanto, a Pirelli diz que a aderência máxima deveria ser menor com os novos pneus e, além disso, as equipes não haviam adaptado suas configurações à nova construção e, portanto, era inevitável que os pilotos não se sentiriam confortáveis.

"Não ficou tão bom", disse Nico Hulkenberg. "Mas não sei se era o pneu, foi uma corrida estranha, um pouco confusa e o equilíbrio foi era diferente e difícil. Menos aderência, mas também a aderência dos eixos dianteiro e traseiro pareciam ser o oposto no pneu principal.”

Leia também:

"Não foi muito produtivo para mim", disse Carlos Sainz. "Os senti muito estranhos e muito ruins."

“Eu acho que foi uma decepção porque não houve nenhum passo adiante. Os pneus são fabricados para o próximo ano, e assim será”, acrescentou Sebastian Vettel.

"Parece ser um complexo mais difícil para ser honesto", disse Charles Leclerc. "Então, eu estava deslizando mais, mas para ser completamente honesto, do meu lado, provavelmente eu preciso fazer um pouco mais de quilometragem antes de julgar."

"Se você colocar as faixas laterais, não vejo diferença", acrescentou Romain Grosjean. "Usamos os dois protótipos de manhã, fizemos um bom teste, eles não são melhores, então é um pouco decepcionante nesse aspecto".

Lewis Hamilton preferiu não comentar: "Eu tenho que me segurar e não falar muito no momento."

Mercedes AMG F1 W10, front suspension

Mercedes AMG F1 W10, front suspension

Photo by: Giorgio Piola

Mario Isola, chefe da fornecedora de pneus da Fórmula 1, disse que a questão principal era que as equipes não estavam em condições de experimentar as configurações, pois tinham que se concentrar nos pneus regulares de 2019 e no fim de semana de corrida.

"Infelizmente, as condições eram menos representativas. Portanto, temos que analisar os dados para entender qual é o nível de desempenho”, disse o italiano.

"A primeira sensação é de que o novo pacote provavelmente tem um pouco menos de aderência ou pico de aderência e é mais consistente. É isso que estamos procurando”.

"Temos que considerar que, nos treinos de sexta-feira, antes de tudo, eles precisam se concentrar no fim de semana da corrida, não podem dedicar muito tempo para testar o pneu para 2020. Ninguém teve tempo para adaptar a configuração à nova construção".

Quer ver Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e Superbike de graça? Inscreva-se no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui.

"É diferente, o perfil é diferente, então a construção está funcionando de uma maneira diferente. E isso requer um pouco de configuração. Mas tenho certeza de que eles coletaram dados úteis para o teste de Abu Dhabi, porque pelo menos com a comparação que fizeram hoje, eles sabem o que esperar em Abu Dhabi e podem trabalhar nisso”.

“Todos os testes de desenvolvimento anteriores foram cegos. As três equipes que testaram em Barcelona não sabiam qual seria selecionada e agora todas as equipes experimentam o primeiro pacote e podem se preparar melhor para Abu Dhabi.”

Isola disse que não vê nenhum problema nos comentários negativos: "Não estou surpreso que eles sintam algo diferente, ou melhor, é bom que eles sintam algo diferente, porque trabalhamos no desenvolvimento de um pneu diferente”.

"Digamos que eles encontrarem diferenças entre o atual e o novo é positivo. O próximo passo é projetar o novo carro, otimizar o novo carro e afinar o novo carro para usar o desempenho do novo pneu.”

Confira imagens dos treinos de sexta-feira em Austin

Galeria
Lista

Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10

Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10
1/34

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10

Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10
2/34

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

The gloves of Sergio Perez, Racing Point

The gloves of Sergio Perez, Racing Point
3/34

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Sergio Perez, Racing Point RP19

Sergio Perez, Racing Point RP19
4/34

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Sergio Perez, Racing Point RP19

Sergio Perez, Racing Point RP19
5/34

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Sebastian Vettel, Ferrari SF90

Sebastian Vettel, Ferrari SF90
6/34

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Sebastian Vettel, Ferrari SF90

Sebastian Vettel, Ferrari SF90
7/34

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-19

Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-19
8/34

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Robert Kubica, Williams FW42

Robert Kubica, Williams FW42
9/34

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Robert Kubica, Williams FW42

Robert Kubica, Williams FW42
10/34

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Rear light details

Rear light details
11/34

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Pierre Gasly, Toro Rosso STR14

Pierre Gasly, Toro Rosso STR14
12/34

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Otmar Szafnauer, Team Principal and CEO, Racing Point

Otmar Szafnauer, Team Principal and CEO, Racing Point
13/34

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Nico Hulkenberg, Renault F1 Team R.S. 19

Nico Hulkenberg, Renault F1 Team R.S. 19
14/34

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Max Verstappen, Red Bull Racing RB15

Max Verstappen, Red Bull Racing RB15
15/34

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Max Verstappen, Red Bull Racing RB15

Max Verstappen, Red Bull Racing RB15
16/34

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10, leads Nicholas Latifi, Williams FW42

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10, leads Nicholas Latifi, Williams FW42
17/34

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10
18/34

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10
19/34

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Lando Norris, McLaren MCL34

Lando Norris, McLaren MCL34
20/34

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Lance Stroll, Racing Point RP19, and Sergio Perez, Racing Point RP19

Lance Stroll, Racing Point RP19, and Sergio Perez, Racing Point RP19
21/34

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Lance Stroll, Racing Point RP19, is returned to the garage

Lance Stroll, Racing Point RP19, is returned to the garage
22/34

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Lance Stroll, Racing Point RP19

Lance Stroll, Racing Point RP19
23/34

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Lance Stroll, Racing Point RP19

Lance Stroll, Racing Point RP19
24/34

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Daniil Kvyat, Toro Rosso STR14

Daniil Kvyat, Toro Rosso STR14
25/34

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Daniil Kvyat, Toro Rosso STR14

Daniil Kvyat, Toro Rosso STR14
26/34

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.19

Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.19
27/34

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Charles Leclerc, Ferrari SF90

Charles Leclerc, Ferrari SF90
28/34

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Charles Leclerc, Ferrari SF90

Charles Leclerc, Ferrari SF90
29/34

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Carlos Sainz Jr., McLaren

Carlos Sainz Jr., McLaren
30/34

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Alexander Albon, Red Bull RB15

Alexander Albon, Red Bull RB15
31/34

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Red Bull Racing RB15, front wing

Red Bull Racing RB15, front wing
32/34

Foto de: Giorgio Piola

Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-19 after the crash

Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-19 after the crash
33/34

Foto de: Giorgio Piola

Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10

Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10
34/34

Foto de: Giorgio Piola

C

Próximo artigo
Direto do paddock: As atualizações aerodinâmicas das equipes para o GP dos EUA de F1

Artigo anterior

Direto do paddock: As atualizações aerodinâmicas das equipes para o GP dos EUA de F1

Próximo artigo

F1: Verstappen domina terceiro treino livre do GP dos Estados Unidos

F1: Verstappen domina terceiro treino livre do GP dos Estados Unidos
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Evento GP dos EUA
Autor Adam Cooper