F1: Mudança no circuito de Singapura remove curva do Crashgate; confira
Alterações tem como objetivo ajudar nos freios e diminuir a degradação dos pneus
A pista de Marina Bay, em Singapura, passou por mudanças para a temporada 2023 da Fórmula 1 e as equipes concordam que, embora o caráter fundamental de alto downforce permaneça inalterado, as revisões do layout terão algum impacto.
Devido às obras de construção, a sequência de quatro curvas (16 a 19) de quase 90 graus, que levava a pista para baixo de uma arquibancada, foi removida para a corrida deste ano. No lugar, estará uma longa reta. Com a mudança, a famosa curva 17, onde Nelsinho Piquet jogou o carro contra a parede de forma proposital, gerando o famoso 'Crashgate', deixa de existir.
Por conta disso, o traçado passa a ter 19 curvas ao invés de 23. Além de criar um tempo de volta muito mais rápido, as mudanças reduzem a demanda sobre os freios e também ajudam os pilotos a manter os pneus vivos durante uma volta completa.
"Acho que vai ser mais fácil para os pneus, porque todas as zonas de frenagem e tração e a degradação resultante disso devem ser um pouco mais fáceis", disse o diretor de desempenho da Aston Martin, Tom McCullough, ao Motorsport.com.
"Normalmente, o que acontecia era que, no final da volta, como não havia muito tempo de recuperação para os pneus, os traseiros, em particular, estavam absolutamente quentes no layout antigo. O que isso fará é permitir que eles esfriem um pouco, e os pneus não ficarão tão ruins nas últimas curvas. Então, na verdade, acho que isso facilita a vida."
"Você ainda estará provavelmente com o downforce máximo no circuito devido a todo o resto, isso não vai mudar muito."
O chefe de desempenho de veículos da Williams, Dave Robson, sugeriu que as revisões da pista não prejudicarão o FW45, que geralmente é favorecido por pistas de alta velocidade.
Os carros correrão em direção à nova Curva 16 (parte inferior da imagem) antes de virar à direita e passar pela nova arquibancada Bayfront na Curva 17
Foto de: Não creditado
"A mudança no layout provavelmente nos ajuda porque quatro curvas foram retiradas", disse ele. "Então, isso provavelmente é útil. Mas acho que, mais seriamente, isso mudará bastante a natureza do circuito. Não tanto em termos de nível de downforce, mas em termos de frenagem, que é sempre difícil."
"A energia com que os freios têm de lidar, a degradação do pneu traseiro, é sempre muito difícil quando chegamos ao último setor. Portanto, ter essas curvas retiradas dessa parte muda bastante a característica do circuito para todos, obviamente. Esperamos que isso seja um pouco mais favorável aos pontos fortes do carro."
Visão geral da nova reta
Foto: Não creditada
O piloto da Alpine, Esteban Ocon, indicou que a nova Curva 16 poderia criar uma oportunidade de ultrapassagem.
"Essa foi uma notícia muito boa", disse o francês sobre as mudanças. "Na pista em que você não necessariamente gosta tanto de pilotar, para eles mudarem isso, é uma notícia muito boa. Espero que [isso ajude] nas ultrapassagens, o que era impossível antes. Tenho certeza de que conseguiremos nos aproximar mais da traseira e isso mudará muitas coisas."
Um subproduto interessante de um tempo de volta mais rápido e de um final de volta mais rápido é que isso dá às equipes menos tempo para tomar decisões estratégicas em situações de safety car e VSC, que são comuns em Singapura.
A seção modificada da pista de Cingapura
Foto: Não creditada
Massa detalha judicialização da F1 2008 ao Motorsport.com
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Motorsport.com debate Ferrari pós-Monza, futuro de Sainz e possibilidade de Palou na F1
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.