F1: Equipe de Massa espera ter apoio de Hamilton no caso do título de 2008

Advogado Bernardo Viana confirmou ainda que brasileiro decidiu estender período de resposta de FIA e F1 para o meio de outubro

Felipe Massa, Ferrari and Lewis Hamilton, McLaren

Foto de: Sutton Motorsport Images

A busca de Felipe Massa por justiça em relação à decisão do título de 2008 da Fórmula 1 vai entrando em novas fases e, em meio a esse processo, a equipe legal do piloto brasileiro espera contar com o apoio do rival de Massa naquela temporada: Lewis Hamilton.

A empreitada de Massa teve como ponto de partida uma entrevista feita mais cedo neste ano com Bernie Ecclestone, ex-chefão da F1, além de materiais de acervo, confirmando que Bernie, o então presidente da FIA Max Mosley e o então diretor de provas Charlie Whiting sabiam do escândalo do Crashgate antes mesmo do fim da temporada 2008, optando deliberadamente por não agir.

Leia também:

Desde então, Massa vem desenvolvendo um caso legal em busca de "justiça pelo esporte", em vez de recuperar as "dezenas de milhões de euros" que sua equipe acredita que o piloto tenha perdido ao não conquistar o campeonato daquele ano.

Mas Bernardo Viana, advogado brasileiro que lidera a equipe jurídica de Massa no Brasil, espera que Hamilton apoie o caso que, teoricamente, o levaria a perder um dos sete títulos Mundiais.

Falando com a Reuters, Viana disse: "Ele é um embaixador importante para o esporte e sempre defendeu a integridade desportiva. Ele é um brasileiro honorário e bem quisto pelos brasileiros, então espero que ele nos apoie. Não temos absolutamente nada contra Hamilton".

Além de Hamilton, já se sabe que a Ferrari, equipe pela qual Massa pilotou em 2008, não se juntará ao brasileiro.

Felipe Massa, Ferrari and Lewis Hamilton, McLaren

Felipe Massa, Ferrari and Lewis Hamilton, McLaren

Photo by: Sutton Images

Na mesma entrevista, Viana ainda revelou que a equipe de Massa aceitou a extensão do prazo para a resposta da F1 e da FIA para o meio de outubro. Na Letter before claim, documento legal exigido pela lei britânica que delimita as bases para o processo, havia sido determinado um limite de 15 dias para uma "resposta substancial" das partes antes de entrar com o processo propriamente dito.

Tanto FIA quanto FOM pediram a extensão justificando a pausa de verão da F1 e a redução no número de pessoal trabalhando neste período.

Falando com o Motorsport.com na semana passada, Viana disse: "Eles pediram mais tempo e estamos avaliando internamente se daremos mais tempo de boa fé. Eles ainda estão dentro do prazo que havíamos oferecido a eles, então estamos esperando a resposta. Se a resposta for adequada e se eles nos procurarem para conversar, ok".

"Se não, se a resposta não for adequada, vamos seguir em frente com a estratégia legal que temos montada".

Massa detalha judicialização da F1 2008 ao Motorsport.com

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Motorsport.com debate Ferrari pós-Monza, futuro de Sainz e possibilidade de Palou na F1

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Mudança no circuito de Singapura remove curva do Crashgate; confira
Próximo artigo Wolff: F1 mudou as regras para frear a Mercedes em 2021

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil