F1 pode ter mudanças nas regras de pneus para 2023; entenda

Número de compostos seria restrito nos treinos classificatórios e haveriam tipos pré-determinados para cada fase da disputa pela pole

Pirelli tyres in balnkets

A Fórmula 1, junto à FIA, testará um novo sistema de pneus para os treinos classificatórios na temporada de 2023, depois que a polêmica de compostos obrigatórios do Q2 foi revogada este ano. A categoria aboliu a diretriz que fazia os pilotos largarem na corrida de domingo com a borracha que usaram no tempo mais rápido da segunda parte da qualificação.

Em vez disso, em 2022, todos são livres para escolher os pneus com a qual querem começar o GP. Com isso, os compostos mais duros foram completamente abandonados nas disputas por posições no grid.

Leia também:

Atualmente, 13 conjuntos de pneus slick estão disponíveis para as equipes no fim de semana, mas o comitê da F1 quer reduzir esse número para 11. Além disso, especula-se um formato de tempo alternativo para isso em dois fins de semana de corrida, de acordo com informações do site RaceFans.

Os pilotos receberiam apenas quatro conjuntos de borracha macia em vez dos atuais oito, enquanto o número de médios e duros aumentaria de um para quatro e três.

Junto a isso, seriam especificados os compostos usados ​​nas etapas da classificação: no caso de pista seca, as equipes só poderiam utilizar pneus duros no Q1, médios no Q2 e macios no Q3.

Com a mudança, a F1 visa claramente reduzir ainda mais o impacto ambiental do esporte, pois seriam 920 a menos a serem produzidos pela Pirelli para uma temporada de 23 corridas.

Pirelli tyres in the paddock

Pirelli tyres in the paddock

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

Conheça as origens da rivalidade entre Verstappen e Leclerc

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #175 - Como explicar desempenho constrangedor de Hamilton em Ímola?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

In this article
Köles István Ákos
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Alonso segue motivado em ficar na F1 por muito tempo: "Me sinto melhor que os outros"
Próximo artigo Diretor técnico da F1 revela possíveis mudanças aerodinâmicas em 2026

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros