F1: Por que posição 'adiantada' de Verstappen na relargada da Austrália não é passível de punição?
"Foi realmente no limite, mas no limite não significa além do limite"

A posição 'adiantada' do holandês Max Verstappen, da Red Bull, na última relargada parada do GP da Austrália de Fórmula 1 repercutiu nas redes sociais, com muitos fãs da categoria se questionando sobre se o posicionamento do modelo RB19 do bicampeão mundial não seria passível de punição.
Ciente do risco de perder a liderança, Verstappen posicionou seu carro da forma mais agressiva possível no colchete de largada, colocando seus pneus no limite da linha branca e 'angulando' seu monoposto 'para dentro', a fim de bloquear o ataque do britânico Lewis Hamilton, da Mercedes.
Porém, a situação foi diferente das ocorridas com Fernando Alonso, espanhol da Aston Martin punido na Arábia Saudita, e Esteban Ocon, francês da Alpine punido no Bahrein. Tal afirmação pode ser feita com base nos regulamentos desportivos, conforme o elemento C do artigo 48. O texto afirma que se trata de infração caso: "qualquer parte da área de contato dos pneus dianteiros (estiver) fora das linhas (frontais e laterais do colchete de largada) no momento do sinal de largada".

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19, Lewis Hamilton, Mercedes F1 W14, Fernando Alonso, Aston Martin AMR23, the remainder of the field
Photo by: Lionel Ng / Motorsport Images
Um olhar mais atento à posição de largada de Verstappen no momento em questão revela que, embora parte dos pneus de Max esteja à frente do colchete de largada, há contato entre a superfície do pneu e a linha branca que delimita o local onde o piloto deve posicionar seu carro no grid.
Portanto, Verstappen não infringiu a regra e, por isso, seu posicionamento não é passível de punição, ainda que o holandês tenha ficado no limite do colchete no circuito de rua de Albert Park, em Melbourne.
"Foi realmente no limite, mas no limite não significa além do limite. O sol atrapalhou a visibilidade... A visibilidade, especialmente nas curvas 1 e 3, estava difícil", afirmou o piloto holandês da Red Bull após a prova.
GIAFFONE opina: Verstappen não quer ter amigos e lembra Alonso, RBR vai 'liberar' Pérez
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.