F1: Por que posição 'adiantada' de Verstappen na relargada da Austrália não é passível de punição?

"Foi realmente no limite, mas no limite não significa além do limite"

1019563492-SUT-20230402-GP2303_155942LN4_1305

A posição 'adiantada' do holandês Max Verstappen, da Red Bull, na última relargada parada do GP da Austrália de Fórmula 1 repercutiu nas redes sociais, com muitos fãs da categoria se questionando sobre se o posicionamento do modelo RB19 do bicampeão mundial não seria passível de punição.

O editor recomenda:

Ciente do risco de perder a liderança, Verstappen posicionou seu carro da forma mais agressiva possível no colchete de largada, colocando seus pneus no limite da linha branca e 'angulando' seu monoposto 'para dentro', a fim de bloquear o ataque do britânico Lewis Hamilton, da Mercedes.

Porém, a situação foi diferente das ocorridas com Fernando Alonso, espanhol da Aston Martin punido na Arábia Saudita, e Esteban Ocon, francês da Alpine punido no Bahrein. Tal afirmação pode ser feita com base nos regulamentos desportivos, conforme o elemento C do artigo 48. O texto afirma que se trata de infração caso: "qualquer parte da área de contato dos pneus dianteiros (estiver) fora das linhas (frontais e laterais do colchete de largada) no momento do sinal de largada".

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19, Lewis Hamilton, Mercedes F1 W14, Fernando Alonso, Aston Martin AMR23, the remainder of the field

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19, Lewis Hamilton, Mercedes F1 W14, Fernando Alonso, Aston Martin AMR23, the remainder of the field

Photo by: Lionel Ng / Motorsport Images

Um olhar mais atento à posição de largada de Verstappen no momento em questão revela que, embora parte dos pneus de Max esteja à frente do colchete de largada, há contato entre a superfície do pneu e a linha branca que delimita o local onde o piloto deve posicionar seu carro no grid.

Portanto, Verstappen não infringiu a regra e, por isso, seu posicionamento não é passível de punição, ainda que o holandês tenha ficado no limite do colchete no circuito de rua de Albert Park, em Melbourne.

"Foi realmente no limite, mas no limite não significa além do limite. O sol atrapalhou a visibilidade... A visibilidade, especialmente nas curvas 1 e 3, estava difícil", afirmou o piloto holandês da Red Bull após a prova.

GIAFFONE opina: Verstappen não quer ter amigos e lembra Alonso, RBR vai 'liberar' Pérez

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Treinos que valem pontos? F1 vai 'longe demais' com entretenimento?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Haas vê Hulkenberg prejudicado e protesta contra resultado da Austrália em busca de pódio para Nico
Próximo artigo F1: Sainz detona punição sofrida na Austrália e Russell critica bandeira vermelha em Melbourne

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil