F1: Por que posição 'adiantada' de Verstappen na relargada da Austrália não é passível de punição?
"Foi realmente no limite, mas no limite não significa além do limite"
![1019563492-SUT-20230402-GP2303_155942LN4_1305](https://cdn-7.motorsport.com/images/amp/Yv85qDZ0/s1000/1019563492-sut-20230402-gp2303.jpg)
A posição 'adiantada' do holandês Max Verstappen, da Red Bull, na última relargada parada do GP da Austrália de Fórmula 1 repercutiu nas redes sociais, com muitos fãs da categoria se questionando sobre se o posicionamento do modelo RB19 do bicampeão mundial não seria passível de punição.
Ciente do risco de perder a liderança, Verstappen posicionou seu carro da forma mais agressiva possível no colchete de largada, colocando seus pneus no limite da linha branca e 'angulando' seu monoposto 'para dentro', a fim de bloquear o ataque do britânico Lewis Hamilton, da Mercedes.
Porém, a situação foi diferente das ocorridas com Fernando Alonso, espanhol da Aston Martin punido na Arábia Saudita, e Esteban Ocon, francês da Alpine punido no Bahrein. Tal afirmação pode ser feita com base nos regulamentos desportivos, conforme o elemento C do artigo 48. O texto afirma que se trata de infração caso: "qualquer parte da área de contato dos pneus dianteiros (estiver) fora das linhas (frontais e laterais do colchete de largada) no momento do sinal de largada".
![Max Verstappen, Red Bull Racing RB19, Lewis Hamilton, Mercedes F1 W14, Fernando Alonso, Aston Martin AMR23, the remainder of the field](http://cdn-1.motorsport.com/images/mgl/Yv85q1Z0/s8/max-verstappen-red-bull-racing-1.jpg)
Max Verstappen, Red Bull Racing RB19, Lewis Hamilton, Mercedes F1 W14, Fernando Alonso, Aston Martin AMR23, the remainder of the field
Photo by: Lionel Ng / Motorsport Images
Um olhar mais atento à posição de largada de Verstappen no momento em questão revela que, embora parte dos pneus de Max esteja à frente do colchete de largada, há contato entre a superfície do pneu e a linha branca que delimita o local onde o piloto deve posicionar seu carro no grid.
Portanto, Verstappen não infringiu a regra e, por isso, seu posicionamento não é passível de punição, ainda que o holandês tenha ficado no limite do colchete no circuito de rua de Albert Park, em Melbourne.
"Foi realmente no limite, mas no limite não significa além do limite. O sol atrapalhou a visibilidade... A visibilidade, especialmente nas curvas 1 e 3, estava difícil", afirmou o piloto holandês da Red Bull após a prova.
GIAFFONE opina: Verstappen não quer ter amigos e lembra Alonso, RBR vai 'liberar' Pérez
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.