Fórmula 1 GP da Grã-Bretanha

F1: Quem pode se dar bem no GP da Grã-Bretanha em Silverstone?

Max Verstappen ainda está pleno, enquanto seus rivais se revezam para desafiá-lo. Quem pode chegar mais perto dele neste fim de semana?

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18, Carlos Sainz, Ferrari F1-75, Lewis Hamilton, Mercedes W13, Charles Leclerc, Ferrari F1-75, Sergio Perez, Red Bull Racing RB18 and Esteban Ocon, Alpine A522 as behind George Russell, Mercedes W13 collides with Zhou Guanyu, Alfa Romeo C42

Max Verstappen dominou novamente na Áustria no fim de semana passado, com o atual bicampeão conseguindo pela segunda vez a pole, vitória e volta mais rápida, desta vez com um triunfo de corrida sprint adicionada.

São seis corridas (incluindo a sprint) desde a última vez que ele não conseguiu vencer na temporada 2023 da Fórmula 1, mas enquanto parecia confortável novamente, havia pelo menos alguns sinais de que ele ainda pode ser derrotado.

Leia também:

A Ferrari parecia perdida recentemente, mas as atualizações os colocaram de volta na mistura no Red Bull Ring. Foi uma história semelhante ao Mercedes, já que o desafio do início da temporada com a Aston Martin parecia desaparecer.

Então, enquanto a F1 segue para o que é a sede de muitas equipes, quem pode se dar bem?

Vitória

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19

Photo by: Alessio Morgese

Verstappen agora é tão favorito à vitória que as chances de qualquer outro piloto vencer são extremamente tentadoras. Até mesmo Sergio Pérez, no segundo Red Bull, paga 7-1 para assumir a liderança neste fim de semana.

Afaste-se da Red Bull e há algumas chances ainda maiores para pilotos de renome – a estrela da casa, Lewis Hamilton, é o próximo com 12-1 na Mercedes, com Charles Leclerc da Ferrari em 14-1 e Fernando Alonso da Aston Martin com 16-1.

No ano passado, Verstappen teve dificuldades com um assoalho danificado e terminou apenas em sétimo, então sempre há uma chance. A Mercedes tem uma atualização 'maior' chegando e o barulho da torcida da casa incentivará Hamilton. Será que ele consegue?

As estatísticas deixam bem claro que não há piloto melhor do que ele na pista de Silverstone – ele venceu oito vezes no total, sete nas últimas nove visitas. Isso por si só o torna uma dica tentadora nessas probabilidades.

Não exclua a Ferrari também. No ano passado, o carro deles se adequou às curvas arrebatadoras de Silverstone e – embora com um pouco de sorte – Carlos Sainz venceu. Ele tem 25-1 para repetir o feito e, se as atualizações da Áustria servirem de base, isso pode valer a pena.

Pódio

Lando Norris, McLaren MCL60

Lando Norris, McLaren MCL60

Photo by: Alessio Morgese

Pérez mostrou o quão forte é o carro da Red Bull ao sair de 15º no grid para terminar em terceiro na Áustria, mas ele havia perdido o pódio em todas as três corridas anteriores, então a porta está claramente aberta para oportunidades.

Apesar disso, as chances dos três primeiros não são muito tentadoras para os grandes nomes e até Lando Norris, da McLaren, e George Russell, da Mercedes, que serão impulsionados pelos torcedores da casa e atualizações recentes, estão apenas em 33-10.

A chuva potencial para a classificação e o sol e aguaceiros para a corrida podem torná-la menos previsível - então vale a pena dar uma olhada em um ‘forasteiro’ como a Alpine, que foi o quinto em 2022 - Esteban Ocon tem 49-1 ou Pierre Gasly 69-1 para um pódio.

Pontos

Olhando para fora da primeira ordem e ampliando para os seis primeiros ainda temos Ocon em 21-5 e Gasly 6-1 - e embora, além de um pódio no Azerbaijão, nenhum deles tenha terminado em sétimo durante toda a temporada, o clima pode ajudar a perturbar a ordem.

A Haas costuma apostar em condições variáveis. Eles terminaram com doi pilotos na zona de pontuação em Silverstone no ano passado e os dois pilotos estão com 21-1 para os seis primeiros - exatamente onde Nico Hulkenberg terminou na Áustria, embora na sprint.

Guanyu Zhou, da Alfa Romeo Stake, teve a sorte de escapar de uma lesão grave no ano passado, quando bateu de cabeça para baixo na primeira volta. Se ele conseguir eliminar essas memórias, as chances dele é de 7-2 para ficar entre os 10.

Oportunidades

George Russell, Mercedes F1 W14

George Russell, Mercedes F1 W14

Photo by: Alessio Morgese

A Grã-Bretanha é a nacionalidade mais representada no grid nesta temporada, com Hamilton e Russell na Mercedes e Norris na McLaren. Apoiar qualquer um dos três para a vitória é de 38/5.

No ano passado, três carros saíram na primeira volta, mas isso é uma exceção à regra. Há uma boa chance de alguém ter problemas desde o início, mas ninguém sabe quem pode ser. As probabilidades estão lá para serem tomadas, no entanto.

A Red Bull é até rápida na hora de parar, mas, nos boxes, na verdade é a Ferrari que está liderando nesta temporada. A equipe deles está pagando 2-1 para a parada mais rápida neste fim de semana - e se o carro tiver ritmo, eles precisarão entregar.

NOTA: As probabilidades eram essas no momento da publicação.

 

Quem desbancaria Verstappen na Red Bull?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate caos dos limites de pista na Áustria: qual a solução?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior ANÁLISE: Veja como a Ferrari conseguiu dar um grande passo com seu carro na F1 2023
Próximo artigo Filme de Pitt sobre F1 começa a ser filmado em Silverstone; veja imagens

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil