Fórmula 1
02 jul
-
05 jul
Próximo evento em
26 dias
16 jul
-
19 jul
Próximo evento em
40 dias
27 ago
-
30 ago
Próximo evento em
82 dias
03 set
-
06 set
Próximo evento em
89 dias
R
GP de Singapura
17 set
-
20 set
Próximo evento em
103 dias
24 set
-
27 set
Próximo evento em
110 dias
08 out
-
11 out
Próximo evento em
124 dias
R
GP dos Estados Unidos
22 out
-
25 out
Próximo evento em
138 dias
29 out
-
01 nov
Próximo evento em
145 dias
12 nov
-
15 nov
Próximo evento em
159 dias
R
GP de Abu Dhabi
26 nov
-
29 nov
Próximo evento em
173 dias

F1 revela visão para futuro dos motores em meio à proibição de híbridos

compartilhar
comentários
F1 revela visão para futuro dos motores em meio à proibição de híbridos
Por:
Co-autor: Luke Smith
18 de fev de 2020 16:02

Chefões da F1 dizem que as proibição dos governos de vendas de novos carros híbridos em até 15 anos é erro, e insistem que o esporte pode ser catalisador na revolução de tecnologias sustentáveis

Com os esforços de reduzir a emissão de carbono por parte dos governos, os países começaram a restringir as vendas de novos motores movidos a gasolina, diesel ou híbrido nos próximos anos - com a Grã-Bretanha anunciando recentemente uma proposta para banir estes tipos de motores a partir de 2035.

Esse movimento tem levantado questões sobre qual será a direção que a Fórmula 1 terá que tomar no futuro. Desde 2014, a categoria tem se alinhado com a proposta dos motores híbridos e, nos próximos anos, terá que tomar uma decisão sobre o que fará com seus motores a partir de 2025, ano previsto para uma nova grande revisão do regulamento técnico.

Leia também:

Mas enquanto uma proibição de motores híbridos nas estradas possa levar as montadoras à se perguntarem se vale a pena investir em tecnologias dentro das corridas de grande prêmios, os chefões da F1 acham que os híbridos oferecem várias possibilidades para levar o mundo a uma situação melhor.

Perguntado pelo Motorsport.com sobre o impacto da proibição dos híbridos, o diretor de esporte a motor da F1, Ross Brawn, afirmou: "Eu não acho que necessariamente sabemos para onde vamos, para ser honesto. Acho que os governos precisam olhar para o todo. Precisamos olhar para o problema maior, que é o impacto do transporte pessoal na emissão de carbono".

"Acho que ir atrás de uma tecnologia específica é um erro. Para mim, como um engenheiro, isso não faz sentido. Esse é o lugar que estamos agora, esse é o ponto que queremos estar, entender qual a melhor solução para esse processo".

Com a F1 passando a utilizar cada vez mais biocombustíveis, Brawn percebe uma oportunidade para o esporte se colocar na vanguarda de desenvolvimento de combustíveis sustentáveis - como os que são produzidos através da captura de carbono.

"Os governos precisam ser firmes. Eles precisam forçar as pessoas a não ficarem paradas e eles precisam financiar o que seja necessário fazer. Mas se encontrarmos uma solução com combustíveis sintéticos, por exemplo, onde capturamos o carbono da atmosfera, para convertermos em combustível, utilizando energia renovável, aí teremos uma solução onde a infraestrutura estará pronta para ser colocada em prática", afirmou.

"Agora há necessidades, como a de grandes cidades, onde você precisa retirar a poluição do local. Você não pode ter muita poluição nesses locais. Então existem hidrogênio, eletricidade, etc. Mas, para mim, parece inconcebível ter uma infraestrutura capaz de suportar apenas veículos elétricos somente daqui 15 anos".

Ele acrescentou: "Se nós levantarmos a tecnologia dos combustíveis sustentáveis, acreditamos que a F1 pode se tornar uma grande força. Se a FIA disser que para competir na F1 você só poderá correr com combustíveis sustentáveis ou sintéticos, nós certamente estaremos na vanguarda do desenvolvimento desta tecnologia".

"E as petrolíferas estarão envolvidas com esse processo porque eles sabem que precisam encontrar fontes alternativas de renda para o futuro. Então podemos ser os catalisadores por trás dessas mudanças".

O CEO da F1, Chase Carey acha que a ideia de utilizar apenas carros elétricos no futuro é errado, apoiando Brawn ao sugerir que a tecnologia híbrida pode conter respostas importantes.

"Li textos de vários especialistas na questão ambiental, por assim dizer, e eu acho que a grande maioria reconhece que vamos precisar de várias soluções, porque não há uma perfeita", disse Carey ao Motorsport.com.

"A eletricidade se tornou um pouco essa solução perfeita. Mas há problemas ambientais com isso, de infraestrutura, o custo de veículos elétricos. Eu acho que será parte da resposta, mas acho que a resposta não será apenas uma".

"Eu acho que um motor a combustão com combustíveis sintéticos e outros tipos de tecnologia, como a recuperação de energia, serão os elementos mais importantes desta solução. Acho que haverá uma realidade em que o elétrico será menos um sonho político e mais uma realidade de mercado. Outras soluções devem aparecer e ser reconhecidas como parte muito importante, se não central, de como atingir os objetivos que todos desejam para o meio ambiente".

GALERIA: Os carros da Fórmula 1 para 2020

Galeria
Lista

Racing Point: RP20

Racing Point: RP20
1/50

Foto de: Racing Point

Pilotos: Sergio Pérez e Lance Stroll

Racing Point: RP20

Racing Point: RP20
2/50

Foto de: Racing Point

Pilotos: Sergio Pérez e Lance Stroll

Racing Point: RP20

Racing Point: RP20
3/50

Foto de: Racing Point

Pilotos: Sergio Pérez e Lance Stroll

Racing Point: RP20

Racing Point: RP20
4/50

Foto de: Racing Point

Pilotos: Sergio Pérez e Lance Stroll

Racing Point: RP20

Racing Point: RP20
5/50

Foto de: Racing Point

Pilotos: Sergio Pérez e Lance Stroll

Williams: FW43

Williams: FW43
6/50

Foto de: Williams F1

Pilotos: George Russell e Nicholas Latifi

Williams: FW43

Williams: FW43
7/50

Foto de: Williams F1

Pilotos: George Russell e Nicholas Latifi

Williams: FW43

Williams: FW43
8/50

Foto de: Williams F1

Pilotos: George Russell e Nicholas Latifi

Williams: FW43

Williams: FW43
9/50

Foto de: Williams F1

Pilotos: George Russell e Nicholas Latifi

Williams: FW43

Williams: FW43
10/50

Foto de: Williams F1

Pilotos: George Russell e Nicholas Latifi

AlphaTauri: AT01

AlphaTauri: AT01
11/50

Foto de: AlphaTauri

Pilotos: Daniil Kvyat e Pierre Gasly

AlphaTauri: AT01

AlphaTauri: AT01
12/50

Foto de: AlphaTauri

Pilotos: Daniil Kvyat e Pierre Gasly

AlphaTauri: AT01

AlphaTauri: AT01
13/50

Foto de: AlphaTauri

Pilotos: Daniil Kvyat e Pierre Gasly

AlphaTauri: AT01

AlphaTauri: AT01
14/50

Foto de: AlphaTauri

Pilotos: Daniil Kvyat e Pierre Gasly

AlphaTauri: AT01

AlphaTauri: AT01
15/50

Foto de: AlphaTauri

Pilotos: Daniil Kvyat e Pierre Gasly

Mercedes: W11

Mercedes: W11
16/50

Foto de: Mercedes AMG

Pilotos: Lewis Hamilton e Valtteri Bottas

Mercedes: W11

Mercedes: W11
17/50

Foto de: Mercedes AMG

Pilotos: Lewis Hamilton e Valtteri Bottas

Mercedes: W11

Mercedes: W11
18/50

Foto de: Mercedes AMG

Pilotos: Lewis Hamilton e Valtteri Bottas

Mercedes: W11

Mercedes: W11
19/50

Foto de: Mercedes AMG

Pilotos: Lewis Hamilton e Valtteri Bottas

Mercedes: W11

Mercedes: W11
20/50

Foto de: Mercedes AMG

Pilotos: Lewis Hamilton e Valtteri Bottas

McLaren: MCL35

McLaren: MCL35
21/50

Foto de: McLaren

Pilotos: Carlos Sainz Jr. e Lando Norris

McLaren: MCL35

McLaren: MCL35
22/50

Foto de: McLaren

Pilotos: Carlos Sainz Jr. e Lando Norris

McLaren: MCL35

McLaren: MCL35
23/50

Foto de: McLaren

Pilotos: Carlos Sainz Jr. e Lando Norris

McLaren: MCL35

McLaren: MCL35
24/50

Foto de: McLaren

Pilotos: Carlos Sainz Jr. e Lando Norris

McLaren: MCL35

McLaren: MCL35
25/50

Foto de: McLaren

Pilotos: Carlos Sainz Jr. e Lando Norris

Red Bull Racing: RB16

Red Bull Racing: RB16
26/50

Foto de: Red Bull Content Pool

Pilotos: Max Verstappen e Alexander Albon

Red Bull Racing: RB16

Red Bull Racing: RB16
27/50

Foto de: Red Bull Content Pool

Pilotos: Max Verstappen e Alexander Albon

Red Bull Racing: RB16

Red Bull Racing: RB16
28/50

Foto de: Red Bull Content Pool

Pilotos: Max Verstappen e Alexander Albon

Red Bull Racing: RB16

Red Bull Racing: RB16
29/50

Foto de: Red Bull Content Pool

Pilotos: Max Verstappen e Alexander Albon

Red Bull Racing: RB16

Red Bull Racing: RB16
30/50

Foto de: Red Bull Content Pool

Pilotos: Max Verstappen e Alexander Albon

Ferrari: SF1000

Ferrari: SF1000
31/50

Foto de: Ferrari

Pilotos: Charles Leclerc e Sebastian Vettel

Ferrari: SF1000

Ferrari: SF1000
32/50

Foto de: Ferrari

Pilotos: Charles Leclerc e Sebastian Vettel

Ferrari: SF1000

Ferrari: SF1000
33/50

Foto de: Ferrari

Pilotos: Charles Leclerc e Sebastian Vettel

Ferrari: SF1000

Ferrari: SF1000
34/50

Foto de: Ferrari

Pilotos: Charles Leclerc e Sebastian Vettel

Ferrari: SF1000

Ferrari: SF1000
35/50

Foto de: Ferrari

Pilotos: Charles Leclerc e Sebastian Vettel

Haas: VF-20

Haas: VF-20
36/50

Foto de: Haas F1 Team

Pilotos: Romain Grosjean e Kevin Magnussen

Haas: VF-20

Haas: VF-20
37/50

Foto de: Haas F1 Team

Pilotos: Romain Grosjean e Kevin Magnussen

Haas: VF-20

Haas: VF-20
38/50

Foto de: Haas F1 Team

Pilotos: Romain Grosjean e Kevin Magnussen

Haas: VF-20

Haas: VF-20
39/50

Foto de: Haas F1 Team

Pilotos: Romain Grosjean e Kevin Magnussen

Haas: VF-20

Haas: VF-20
40/50

Foto de: Haas F1 Team

Pilotos: Romain Grosjean e Kevin Magnussen

Renault: RS20

Renault: RS20
41/50

Foto de: Renault F1

Pilotos: Daniel Ricciardo e Esteban Ocon

Renault: RS20

Renault: RS20
42/50

Foto de: Renault

Pilotos: Daniel Ricciardo e Esteban Ocon

Renault: RS20

Renault: RS20
43/50

Foto de: Renault

Pilotos: Daniel Ricciardo e Esteban Ocon

Renault: RS20

Renault: RS20
44/50

Foto de: Renault

Pilotos: Daniel Ricciardo e Esteban Ocon

Renault: RS20

Renault: RS20
45/50

Foto de: Renault

Pilotos: Daniel Ricciardo e Esteban Ocon

Alfa Romeo: C39

Alfa Romeo: C39
46/50

Foto de: Davide Cavazza

Pilotos: Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi

Alfa Romeo: C39

Alfa Romeo: C39
47/50

Foto de: Davide Cavazza

Pilotos: Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi

Alfa Romeo: C39

Alfa Romeo: C39
48/50

Foto de: Davide Cavazza

Pilotos: Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi

Alfa Romeo: C39

Alfa Romeo: C39
49/50

Foto de: Federico Basile / Motorsport Images

Pilotos: Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi

Alfa Romeo: C39

Alfa Romeo: C39
50/50

Foto de: Federico Basile / Motorsport Images

Pilotos: Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi

Próximo artigo
'Retorno' da Williams e briga de motores em jogo na pré-temporada da F1

Artigo anterior

'Retorno' da Williams e briga de motores em jogo na pré-temporada da F1

Próximo artigo

F1: Veja quem vai à pista na primeira semana da pré-temporada 2020

F1: Veja quem vai à pista na primeira semana da pré-temporada 2020
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Autor Jonathan Noble