F1: Russell critica falta de punições e classifica México como "corrida de cortador de grama"
Britânico se sentiu prejudicado porque o tetracampeão 'cortou' curvas e terminou à frente
A largada do GP do México da Fórmula 1 foi marcada por vários pilotos passando pela grama na primeira curva, com o caso mais sensível sendo o de Max Verstappen e Charles Leclerc no pelotão da frente. Esse foi um motivo de fortes críticas por parte de George Russell durante a etapa e nas entrevistas após a corrida.
Lando Norris enfrentou a primeira zona de frenagem ao lado de Lewis Hamilton, Charles Leclerc e Max Verstappen, de dentro para fora; enquanto os dois primeiros permaneceram na pista, Leclerc e Verstappen acabaram cortando a Curva 2, emergindo em primeiro e terceiro, respectivamente.
Hamilton tomou a terceira posição de Verstappen por fora na curva 5, mas não conseguiu ultrapassar Leclerc. Enquanto isso, tendo tomado uma linha interna cautelosa na primeira curva, Russell, quinto colocado, viu seus rivais saírem da pista e voltarem à sua frente, o que o deixou furioso.
"Não entendo como três pilotos podem cortar a primeira curva e continuar na posição em que entraram", disse o piloto da Mercedes à Sky Sports. "É como se você pudesse arriscar tudo, mas tivesse um cartão de saída da prisão se errasse".
Perguntado se havia uma falta de consistência nas decisões dos comissários de pista, Russell respondeu: "Bem, acho que isso me prende ao circuito. Sabe, se existe esse cartão de livre acesso à prisão... Se houvesse cascalho, ninguém estaria lá".
George Russell, Mercedes
Foto de: Andy Hone/ LAT Images via Getty Images
"Sabe, vimos isso quase todos os anos em que estivemos aqui. Acho que foi Carlos [Sainz] no ano passado, Charles no ano anterior, Lewis há 10 anos. É como uma corrida de 'cortador de grama'".
"Algo precisa mudar. Porque, como eu disse, se você puder mandar pelo lado de fora, você pode fazer com que grude ou simplesmente cortar a grama e voltar para a posição em que estava antes. Não é bem assim que deve ser".
Russell descreveu ainda mais a situação para a mídia escrita: "Leclerc simplesmente não fez nenhuma tentativa de permanecer na pista. Verstappen, obviamente, assumiu o risco total e errou, mas continuou em seu lugar. Os caras que fizeram a coisa certa foram os que se saíram pior".
Na 6ª volta, Verstappen atacou Hamilton por dentro na Curva 1, com o piloto da Ferrari se mantendo por fora, apesar de ter sido empurrado para fora da pista na saída da curva. Encontrando-se por fora na Curva 2, Verstappen cortou a Curva 3 e voltou à frente.
Lewis Hamilton, Ferrari, Max Verstappen, Red Bull Racing, passa por fora
Foto de: Bryn Lennon / Formula 1 via Getty Images
Hamilton o alcançou na corrida para a Curva 4, com Russell agora logo atrás e pronto para atacar se surgisse uma oportunidade. Hamilton travou e atravessou a grama sem tomar a linha de saída designada, recebendo uma penalidade de 10 segundos por manter uma vantagem duradoura.
"Max e Lewis, quando se juntaram, Lewis recebeu a penalidade com razão, mas Max estava fora da pista, voltou no lugar errado, na hora errada para mim, e eu perdi três posições", disse Russell à Sky, tendo ficado atrás de Oliver Bearman e do companheiro de equipe da Mercedes, Andrea Kimi Antonelli, nessa cadeia de eventos. "Obviamente, fiquei muito frustrado, mas tudo começou na primeira volta".
Como o britânico disse mais tarde à mídia escrita, ele acredita que o fato de Verstappen ter saído da pista em sua batalha com Hamilton "também deveria ter sido penalizado".
Os protagonistas da Curva 1, Norris, Leclerc e Verstappen, acabaram compondo o pódio, com a penalidade de Hamilton fazendo-o cair para oitavo sob a bandeira quadriculada, enquanto Russell terminou em um modesto sétimo lugar, atrás de Antonelli.
"Se eu tivesse saído da primeira curva em terceiro, teríamos terminado em terceiro. Essa é a história da temporada", lamentou Russell.
Reportagem adicional de Stuart Codling
MOLINA analisa MAX x McLARENs pelo título, projeta MÉXICO e avalia BORTOLETO / HAMILTON no fim de 25
Ouça versão áudio do Podcast:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.