Recomendado para você

F1: "McLaren não tem mais a vantagem que tinha", diz chefe da Red Bull

F1: "McLaren não tem mais a vantagem que tinha", diz chefe da Red Bull

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: "McLaren não tem mais a vantagem que tinha", diz chefe da Red Bull
OPINIÃO F1: Quem será o campeão de 2025? Nossos redatores comentam

OPINIÃO F1: Quem será o campeão de 2025? Nossos redatores comentam

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
OPINIÃO F1: Quem será o campeão de 2025? Nossos redatores comentam
F1: Ferrari 'contará com sistema de admissão secreto' no motor de 2026

F1: Ferrari 'contará com sistema de admissão secreto' no motor de 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Ferrari 'contará com sistema de admissão secreto' no motor de 2026
NASCAR Cup: Daniel Suárez assina com a Spire Motorsports para 2026

NASCAR Cup: Daniel Suárez assina com a Spire Motorsports para 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR Cup: Daniel Suárez assina com a Spire Motorsports para 2026
F3: Clerot é 18º e Fefo Barrichello é 30º em último dia de testes em Ímola

F3: Clerot é 18º e Fefo Barrichello é 30º em último dia de testes em Ímola

F3
F3
Monza
F3: Clerot é 18º e Fefo Barrichello é 30º em último dia de testes em Ímola
EXCLUSIVO - Quartararo: "Não estou satisfeito com o que consegui" até agora na MotoGP

EXCLUSIVO - Quartararo: "Não estou satisfeito com o que consegui" até agora na MotoGP

MotoGP
MotoGP
EXCLUSIVO - Quartararo: "Não estou satisfeito com o que consegui" até agora na MotoGP
F1 - Ricciardo brinca sobre vantagem de Verstappen em Austin: Já até pediu o jantar

F1 - Ricciardo brinca sobre vantagem de Verstappen em Austin: Já até pediu o jantar

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1 - Ricciardo brinca sobre vantagem de Verstappen em Austin: Já até pediu o jantar
MotoGP: Yamaha confirma Fernández como wildcard na Malásia para acelerar desenvolvimento do motor V4

MotoGP: Yamaha confirma Fernández como wildcard na Malásia para acelerar desenvolvimento do motor V4

MotoGP
MotoGP
GP da Austrália
MotoGP: Yamaha confirma Fernández como wildcard na Malásia para acelerar desenvolvimento do motor V4

F1: Sainz detona punição sofrida na Austrália e Russell critica bandeira vermelha em Melbourne

Britânico da Mercedes cita episódio com Stroll na Arábia Saudita para criticar direção de prova; confira

Carlos Sainz, Ferrari SF-23

Piloto espanhol da Ferrari na Fórmula 1, Carlos Sainz brigava com o compatriota Fernando Alonso pela última posição do pódio no GP da Austrália, mas acabou tocando o colega da Aston Martin e foi punido com o acréscimo de cinco segundos ao seu tempo de prova em Melbourne.

O editor recomenda:

Com isso, Sainz acabou 'caindo' do quarto para o 12º lugar no circuito de rua de Albert Park, uma vez que a corrida foi encerrada sob regime de safety car e, com o tempo acrescido à sua prova, o espanhol perdeu várias posições para os pilotos que vinham próximos logo atrás no pelotão.

Após a disputa, Carlos detonou a punição, definindo-a como a "penalidade mais injusta" que já viu "na vida". O espanhol disse ainda que achou o 'gancho' "muito injusto" em Melbourne: "Não estou bem para falar [sobre isso]".

Chefe de equipe da Ferrari, Fred Vasseur concordou com seu piloto e também achou que a penalidade deveria ter sido avaliada após a corrida, depois de uma conversa dos comissários com Sainz, uma vez que o caso não interferia nas posições do pódio, que foi 'consolidado' por Alonso.

Alonso was allowed to reclaim third for the ceremonial final lap restart, while Sainz was penalised and dumped to 12th

Alonso was allowed to reclaim third for the ceremonial final lap restart, while Sainz was penalised and dumped to 12th

Photo by: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Russell critica bandeira vermelha causada por batida de Albon

Ainda no começo da corrida, o anglo-tailandês Alexander Albon 'estampou' o muro em Melbourne e a direção de prova optou por interromper a prova com a bandeira vermelha para limpar os destroços da batida. Entretanto, o britânico George Russell não concorda com tal decisão.

O piloto da Mercedes, aliás, foi prejudicado, assim como Sainz: ambos haviam optado por fazer suas paradas para trocas de pneus logo após o acidente de Albon, quando a direção de prova ainda havia optado somente pela entrada do safety car, e não pela bandeira vermelha. 

George Russell, Mercedes F1 W14

George Russell, Mercedes F1 W14

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

Com a posterior interrupção da prova, os rivais de Russell e Sainz acabaram beneficiados, pois puderam fazer suas trocas de pneus quando a corrida estava parada, sem a perda de posições e/ou perda do tempo de pit stop na Austrália.

“A estratégia de parar no safety car foi perfeita”, afirmou Russell, que largou em segundo e assumiu a liderança logo após a largada depois de ultrapassar o pole position Max Verstappen, holandês da Red Bull. “Eu vi que os carros da frente não pararam, mas para mim, estava óbvio que estávamos fazendo a coisa certa. Ano passado, o Albon fez a corrida inteira com um jogo de pneus. Então, acho que me deram uma boa chance para tentar vencer”, ponderou o jovem antes de criticar a vermelha.

“Aquela bandeira vermelha foi completamente desnecessária. Foi a mesma coisa do safety car, quando Lance [Stroll, canadense da Aston Martin] teve problemas na Arábia Saudita. Não sei porque eles estão tomando essas decisões. É uma pena. Depois, tivemos um problema de confiabilidade que acabou com tudo”, completou Russell, que abandonou o GP da Austrália após problema na sua unidade de potência.

GIAFFONE opina: Verstappen não quer ter amigos e lembra Alonso, RBR vai 'liberar' Pérez

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Treinos que valem pontos? F1 vai 'longe demais' com entretenimento?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Por que posição 'adiantada' de Verstappen na relargada da Austrália não é passível de punição?
Próximo artigo F1: FIA mantém resultado da Austrália após protesto da Haas e Hulkenberg é confirmado no sétimo lugar de Melbourne

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros