F1 terá novo formato de classificação na Hungria; entenda o que muda
Pilotos serão obrigados a utilizar um tipo de composto a cada segmento do quali em Budapeste. Medida pode ser definitiva para 2024
A Fórmula 1 e a Pirelli testarão um novo formato de classificação no GP da Hungria deste fim de semana, sendo o primeiro local, de dois programados, em uma ideia que pode se tornar definitiva para o próximo ano.
O quali manterá seu formato habitual de Q1, Q2 e Q3, mas não haverá estratégias de uso dos pneus, já que todos serão forçados a usar o pneu duro no Q1, o médio no Q2 e o macio no Q3.
A Pirelli levará para a Hungria o C5 (macio), o C4 (médio) e o C3 (duro). Eles são os três compostos mais macios da gama de pneus da F1 em 2023.
A F1 continua buscando ser cada vez mais sustentável e, ao estabelecer o número de pneus exigidos em cada fase classificatória, reduz-se o número de jogos usados a cada final de semana, de 13 para 11. Além de usar menos pneus, a pegada de carbono também é reduzida ao transportar menos rodas ao redor do mundo, já que duas a menos para 20 pilotos significa mover 40 jogos a menos ou 160 pneus.
Cada piloto terá 11 jogos de pneus para todo o fim de semana, distribuídos da seguinte forma:
- Três conjuntos de pneus duros (um terá que ser usado na classificação no Q1)
- Quatro jogos de pneus médios
- Quatro jogos de pneus macios.
Sete jogos de pneus desses onze serão para classificação e corrida (na corrida eles terão que usar dois jogos diferentes obrigatoriamente), enquanto dos outros quatro, eles terão que devolver um à Pirelli após o TL1, outro após o TL2 e mais dois após o TL3.
Se a chuva aparecer novamente, a alocação de quatro pneus de chuva intermediários e três extremos permanece.
A primeira prova com este formato era para ser em Ímola, enquanto não havia data para a segunda, mas após o cancelamento do GP da Emilia Romagna devido às inundações na região, a estreia teve que ser adiada para Hungria e a segunda prova escolhida é o GP da Itália, em setembro.
Ricciardo de volta à F1 e de Vries demitido! Red Bull injusta? O que será de Pérez?
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast Motorsport.com debate impacto do 'ressurgimento' da McLaren na F1 2023
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.