Análise
Fórmula 1 GP da Bélgica

F1: Veja as novas atualizações mostradas no final de semana da Bélgica

Vejam conosco os mais recentes desenvolvimentos técnicos para o GP da Bélgica em Spa-Francorchamps, cortesia de Giorgio Piola e Sutton Images

Mercedes W12 brake drum detail

Análise técnica de Giorgio Piola

Análise técnica de Giorgio Piola

O GP da Bélgica pode não ter ido adiante do modo como esperado, mas as equipes da Fórmula 1 planejavam trazer uma série de novidades para a 12ª etapa da temporada 2021, a primeira após a pausa de verão de três semanas.

A chuva foi um fator determinante ao longo de todo o final de semana, com os pneus intermediários e de chuva extrema sendo utilizados na sexta, no sábado e no domingo, com a grande polêmica da corrida de três voltas para determinar uma classificação final, colocando Max Verstappen como o vencedor, recebendo metade dos pontos distribuídos normalmente.

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Mas, ao longo do final de semana, foi possível notar algumas das novidades que as equipes trouxeram para a etapa, que foram utilizadas na sexta e no sábado. Confira na galeria abaixo os desenvolvimentos técnicos do GP da Bélgica em Spa-Francorchamps, em fotos tiradas pelo mago dos desenhos técnicos da F1, Giorgio Piola e a Sutton Images.

A Aston Martin revisou o flap superior da asa dianteira do AMR21 para o GP da Bélgica com uma seção dobrada adicionada à frente do pneu dianteiro para influenciar o fluxo de ar de forma ligeiramente diferente, enquanto reduz o arrasto.
A Red Bull manteve a maior entrada do duto do freio dianteiro introduzida na Hungria, enquanto a seção central do flap superior parece ter sido ligeiramente reduzida em altura para acomodar a asa traseira para melhor downforce.
A asa traseira de baixo downforce do Red Bull foi testada originalmente no Azerbaijão, mas não foi utilizada, pois a equipe sentiu que precisava de mais downforce. No entanto, o projeto retorna para a Bélgica, com a seção externa da aba superior cortada para reduzir a resistencia do ar.
Temos uma excelente visão do ponto de montagem da asa traseira nesta foto da Mercedes W12, que, como você notará, tem uma seção à frente e atrás que não está montada no chão, mas fornece assistência aerodinâmica.
Nesta outra foto da Mercedes  sem a roda traseira montada, temos uma visão das superfícies concorrentes do conjunto do duto de freio e da suspensão vertical, ambas lutando pelo mesmo espaço.
O assoalho do C41 é carregado para a garagem pelos mecânicos enquanto eles preparam o carro para o fim de semana. Observe a complexidade do assoalho, com os cabos do sensor dando uma ideia de quantas tomadas de pressão e sensores a equipe instalou no assoalho.
A asa traseira de menor downforce montada no AlphaTauri AT02 neste fim de semana, enquanto a equipe busca reduzir o arrasto aerodinamico.
Uma olhada na parte dianteira do Williams FW43B com o painel exposto, podemos ver mais alguns detalhes da suspensão interna.
Comparando o Haas VF21, podemos ver as diferentes abordagens tomadas em relação ao design da suspensão
Esta visão de cima para baixo do bico do carro da  Alfa Romeo mostra o quão fora dos bicos as câmera estão montados devido ao design das hastes.
- A asa traseira da Alfa Romeo com a aba Gurney removida para reduzir o vacúo dos adversários.
Um zoom da asa dianteira do AlphaTauri AT02, com sua forma quadrada e pequena cavidade de desvio. As equipes provavelmente irão cortar a borda de fuga do flap superior durante o fim de semana para ajudar a equilibrar o carro e os níveis de downforce.
Um zoom no duto de freio dianteiro simplificado da AlphaTauri AT02 pelos padrões recentes, já que o duto não apresenta nenhuma canalização de fluxo mais complicada no perímetro externo
A asa traseira da AlphaTauri vê a equipe utilizar um ângulo de ataque baixo, enquanto uma aba Gurney é montada na borda de fuga dos flaps superiores para ajudar a equilibrar o carro nas seções de velocidade média baixa da pista
A asa traseira da AlphaTauri vê a equipe utilizar um ângulo de ataque baixo, enquanto uma aba Gurney é montada na borda de fuga dos flaps superiores para ajudar a equilibrar o carro nas seções de velocidade média baixa da pista
Esta foto do Aston Martin nos permite ver a entrada do duto de freio em forma de L, com suas inumerosas aberturas e a saída que alimenta parte do fluxo de ar jogado para fora da roda para alterar a turbulência.
A asa traseira com baixo angulo da Ferrari com uma pequena aba Gurney presa à borda do aerofólio
Uma visão da asa traseira da Mercedes W12, que apresenta um único pilar de montagem central e nenhuma Gurney na borda.
Uma imagem do difusor do McLaren MCL35M, que continua sendo o único a apresentar os fios centrais mais longos que estão conectados à seção de transição do difusor
Outra foto do assoalho da Alfa Romeo enquanto é levado para a garagem, o que mostra as complexidades da montagem
Observando ao longo do chassi Ferrari SF71, podemos ver como a equipe usa faixas na superfície para ajudar a desviar o fluxo de ar no espaço entre ele e o aro da roda.
Esta foto do Alpine A521 sem o painel montado nos permite uma visão dos elementos de suspensão internos que normalmente s]ao cobertos
A asa traseira de baixo downforce pela Alpine requer um par a mais em forma de pescoço de cisne, que também parecem ter um acabamento diferente.
A asa traseira do Alpine recebeu algumas barras de reforço mais uma vez, enquanto a equipe tenta evitar que as travas se movam muito sob carga
Inalterados, mas ainda dignos de nossa admiração, estão o conjunto de defletores laterais, com suas várias superfícies usadas para ajudar a gerenciar melhor o fluxo de ar ao redor do carro.
Esta foto do W12 nos dá algumas dicas sobre a composição interna do freio dianteiro e conjunto da suspensão.
 O difusor no Alfa Romeo C41 pode parecer menos complexo no início, devido à falta de fendas semelhantes na metade inferior dos strakes, mas observe os strakes menores montados no canal externo.
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Matthew Somerfield
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