Recomendado para você

F1: Pirelli visa diminuir granulação e superaquecimento com pneus de 2026

F1: Pirelli visa diminuir granulação e superaquecimento com pneus de 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
Teste de pós-temporada em Abu Dhabi
F1: Pirelli visa diminuir granulação e superaquecimento com pneus de 2026
Stock Car: Salas lidera o TL2 da final em Interlagos; Fraga é 4º

Stock Car: Salas lidera o TL2 da final em Interlagos; Fraga é 4º

Stock Car
Stock Car
Interlagos II
Stock Car: Salas lidera o TL2 da final em Interlagos; Fraga é 4º
Stock Car: Átila Abreu conta bastidores da contratação de Barrichello pela Bandeiras

Stock Car: Átila Abreu conta bastidores da contratação de Barrichello pela Bandeiras

Stock Car
Stock Car
Interlagos II
Stock Car: Átila Abreu conta bastidores da contratação de Barrichello pela Bandeiras
F1, FIA e equipes confirmam a assinatura do novo Pacto de Concórdia, válido até 2030

F1, FIA e equipes confirmam a assinatura do novo Pacto de Concórdia, válido até 2030

Fórmula 1
Fórmula 1
F1, FIA e equipes confirmam a assinatura do novo Pacto de Concórdia, válido até 2030
F1 - Wolff admite que não daria conta da pressão sofrida por Antonelli: "Era um idiota aos 19 anos"

F1 - Wolff admite que não daria conta da pressão sofrida por Antonelli: "Era um idiota aos 19 anos"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Wolff admite que não daria conta da pressão sofrida por Antonelli: "Era um idiota aos 19 anos"
Stock Car: Bueno no lidera TL1 da Super Final em Interlagos; Fraga é 18º

Stock Car: Bueno no lidera TL1 da Super Final em Interlagos; Fraga é 18º

Stock Car
Stock Car
Interlagos II
Stock Car: Bueno no lidera TL1 da Super Final em Interlagos; Fraga é 18º
Antonella Bassani substituirá JP de Oliveira na grande final da Stock Car

Antonella Bassani substituirá JP de Oliveira na grande final da Stock Car

Stock Car
Stock Car
Interlagos II
Antonella Bassani substituirá JP de Oliveira na grande final da Stock Car
Mercedes quer reduzir número de equipes-cliente na F1

Mercedes quer reduzir número de equipes-cliente na F1

Fórmula 1
Fórmula 1
Mercedes quer reduzir número de equipes-cliente na F1

F1: Veja como funciona a 'arma' misteriosa usada nos testes no Bahrein

Ferramenta ajuda as equipes a dominar os pneus da F1; entenda

Il VESevo, la pistola della Megaride grazie al quale è possibile raccogliere informazioni sul battistrada

As equipes da Fórmula 1 foram vistas usando uma 'arma' italiana inovadora nos testes de pré-temporada no Bahrein, que pode ser a última jogada para extrair ao máximo o entendimento dos pneus em 2021.

Os times presentes no grid da categoria elite do automobilismo sabem que dominar o conhecimento dos pneus é a chave para melhorar o desempenho de seus carros tanto nas classificações quanto nas corridas. É por isso que tanto trabalho é feito para verificar as temperaturas e durabilidade dos pneus ao longo de cada sessão de teste e prática.

Leia também:

Observadores atentos no teste de pré-temporada de F1 no Bahrein, que aconteceu no último final de semana, avistaram um número seleto de técnicos fazendo algo um pouco incomum - usando uma arma misteriosa nos pneus quando eles saíam dos carros.

Esta pistola parecia martelar a borracha e, enquanto aqueles que a usavam tentavam ao máximo manter seu trabalho em segredo, a resposta daquilo que estavam fazendo pode ser revelada.

A 'arma' é conhecida como VESevo e é produzida pela startup italiana MegaRide. Significa 'Viscoelasticity Evaluation System (Sistema de Avaliação de Viscoelasticidade em português) - EVOlved' - e é o resultado de um projeto de pesquisa do Grupo de Simulações de Dinâmica de Veículos da Universidade de Naples Federico II.

Essa pistola ajuda a coletar informações sobre a banda de rodagem do pneu a fim de entender como ele reagiu e se comportou ao sair da pista.

Usando um algoritmo de pós-processamento exclusivo, ela permite que seu usuário entenda completamente as propriedades físicas do pneu: oferecendo uma melhor análise das temperaturas internas, rigidez do composto, desgaste do tratamento e suas propriedades de amortecimento.

Tudo isso pode ser mapeado em gráficos e, em seguida, usado como uma ferramenta para entender melhor o impacto da temperatura do pneu e da superfície da pista no desempenho e na durabilidade da borracha.

Tais informações podem ser cruciais para oferecer uma visão adicional sobre o comportamento de um determinado composto de pneu, o que pode ajudar as equipes a prever melhor como obter o máximo da borracha.

Embora a Pirelli já forneça dados extensos sobre a faixa de trabalho correta dos pneus aos times, isso não impede os pilotos de reclamarem com seus engenheiros de que o pneu ainda não está funcionando perfeitamente quando está naquela janela ou que sua degradação é muito pior do que o esperado.

Embora a VESevo tenha um movimento de martelo no pneu quando usada, ela é, na verdade, uma ferramenta de teste não destrutiva, de modo que a borracha em si não é danificada. Em vez disso, o movimento existe simplesmente para ajudar a pistola a compreender melhor as características viscoelásticas da banda de rodagem e da borracha.

Não está claro exatamente quantas equipes estão usando a 'arma', mas o fato de vários técnicos terem sido vistos baixando informações para os computadores sugere que vários times já se inscreveram - com maior probabilidade de seguir agora que viram seus rivais fazendo.

A arma da MegaRide já foi usada pela Trident na Fórmula 2 e Fórmula 3, enquanto outras equipes a usaram na Fórmula E, DTM e MotoGP.

No entanto, o teste do Bahrein foi a primeira vez que a ferramenta foi colocada em uso no pitlane da F1.

 

VESevo

VESevo

Photo by: MegaRide

Parceria com ThePlayer.com, a melhor opção para apostas e diversão no Brasil

Registre-se gratuitamente no ThePlayer.com e acompanhe tudo sobre Fórmula 1 e outros esportes! Você confere o melhor conteúdo sobre o mundo das apostas e fica por dentro das dicas que vão te render muita diversão e também promoções exclusivas. Venha com a gente!

Felipe Giaffone NÃO ACREDITAVA que F1 saísse da Globo e diz que Band fez LIÇÃO DE CASA para NOVA ERA

PODCAST: Mercedes pode ter reinado derrubado após dificuldades vistas na pré-temporada?

 

Artigo anterior Giaffone não acreditava em saída da F1 da Globo e diz que Band “fez lição de casa”
Próximo artigo F1: Ricciardo revela dificuldades com freios da McLaren; entenda

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros