Recomendado para você

Colapinto fala sobre amizade com Bortoleto e descarta rivalidade: "Brasil e Argentina estão unidos na Fórmula 1"

Colapinto fala sobre amizade com Bortoleto e descarta rivalidade: "Brasil e Argentina estão unidos na Fórmula 1"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Colapinto fala sobre amizade com Bortoleto e descarta rivalidade: "Brasil e Argentina estão unidos na Fórmula 1"
Após a confirmação de Colapinto, veja como está grid da F1 2026, com três vagas ainda em aberto

Após a confirmação de Colapinto, veja como está grid da F1 2026, com três vagas ainda em aberto

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Após a confirmação de Colapinto, veja como está grid da F1 2026, com três vagas ainda em aberto
F1: Alpine confirma renovação de Franco Colapinto para 2026

F1: Alpine confirma renovação de Franco Colapinto para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Alpine confirma renovação de Franco Colapinto para 2026
MotoGP: Quartararo tem '99% de certeza' de que a Yamaha vai apostar tudo no motor V4 em 2026

MotoGP: Quartararo tem '99% de certeza' de que a Yamaha vai apostar tudo no motor V4 em 2026

MotoGP
MotoGP
GP de Portugal
MotoGP: Quartararo tem '99% de certeza' de que a Yamaha vai apostar tudo no motor V4 em 2026
F1: Alonso revela 'evolução' que garante permanência em 2026

F1: Alonso revela 'evolução' que garante permanência em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Alonso revela 'evolução' que garante permanência em 2026
F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México

F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México
CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026

CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026

Stock Car
Stock Car
A Definir
CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026
Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos

Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos

F1: Veja por que Piastri tinha caminho aberto para ir para McLaren

Saiba quais são as pendências para a situação se resolver entre a equipe e a Alpine e como isso impacta Ricciardo

Oscar Piastri, Reserve Driver, Alpine F1 Team

Em meio ao impasse sobre a situação de Oscar Piastri para a temporada 2023 da Fórmula 1, o que já se sabe sobre o contexto contratual do australiano, que negou uma vaga de titular da Alpine para ir para a McLaren?

De acordo com o RacingNews365, o australiano da Alpine, na verdade, não tem um vínculo de longo prazo com a equipe francesa, mas sim com sua academia de pilotos, de modo que o documento não consta no Comitê de Reconhecimento de Contratos da categoria máxima do automobilismo.

O editor recomenda:

O acordo com o programa júnior, portanto, permitira à montadora, além de usá-lo como reserva, promovê-lo a titular caso o time de F1 cumprisse exigências, como escalar Piastri para treinos livres, garantir ao piloto um assento no grid de 2023 e dar a ele quilometragem em carros antigos.

Tudo pode parecer um mero detalhe jurídico, mas faz toda a diferença: da forma que foi feito, com o arranjo fora do Comitê de Reconhecimento de Contrato da F1, o caminho ficou aberto para Piastri assinar com a McLaren.

Segundo reportagem, sem o registro do australiano no órgão, a escuderia britânica fica sem impedimentos para inserir um vínculo com o piloto 'no sistema' -- o que pode ser feito, em caráter preliminar, até com Piastri como reserva de Woking. Mas e o que a Alpine pretende fazer no caso?

O time ameaça adotar medida legal, mas não se sabe a partir de onde, visto que a base da Alpine é a da Renault, na França, mas a equipe de F1 fica na Inglaterra, em Enstone. De todo modo, acredita-se, de acordo com a publicação, que a solução seria financeira, e não algo no âmbito jurídico.

Independentemente disso, para Piastri, a situação parece resolvida, já que ele teria contrato com a McLaren e a escuderia britânica é quem tem de se resolver com a Alpine. Entretanto, o time de Woking precisa se desfazer do australiano Daniel Ricciardo para abrir uma vaga titular para seu novo piloto no grid de 2023, ao lado do britânico Lando Norris. Entretanto, o ex-Red Bull pede fortuna de cerca de R$ 107 milhões para rescindir seu contrato, que vai até o fim do ano que vem.

Segundo o site, os valores supracitados correspondem à rodada inicial de tratativas entre McLaren e os representantes de Ricciardo. Ainda segundo o site, o time do CEO Zak Brown planeja assegurar um lugar para o australiano no grid da próxima temporada, até para poder barganhar com o piloto.

A ideia é usar isso para diminuir o valor exigido por Ricciardo e, depois, receber de volta aquilo que o australiano porventura venha a receber em um possível acerto com outra equipe. Uma das cotadas, neste momento, é justamente a Alpine, na qual Piastri negou um assento titular para 2023.

Um retorno de Ricciardo à antiga Renault -- pela qual o australiano correu em 2019 e 2020 -- estaria orçado, segundo a publicação, na casa dos US$ 10 milhões. Este valor, portanto, teria de ser devolvido à McLaren pelo veterano, que já teria até se oferecido à Alpine.

VÍDEO EXCLUSIVO: DRUGOVICH admite que é “MUITO DIFÍCIL” entrar na F1 como piloto oficial e revela PARCERIA

Podcast #189 - Quem tem mais a perder com confusão contratual? Alpine, Piastri, McLaren ou F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Ricciardo pede 'bolada' à McLaren para deixar time; veja cifras
Próximo artigo F1: Hamilton estava em "lugar sombrio" após GP de Abu Dhabi de 2021 e considerou encerrar carreira

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros