Recomendado para você

Emoção de Mari Becker, 'quebra de regras' e homenagem a Reginaldo Leme: Os bastidores do último GP de São Paulo da Band

Emoção de Mari Becker, 'quebra de regras' e homenagem a Reginaldo Leme: Os bastidores do último GP de São Paulo da Band

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Emoção de Mari Becker, 'quebra de regras' e homenagem a Reginaldo Leme: Os bastidores do último GP de São Paulo da Band
F1: Wolff estaria próximo de vender parte de suas ações na Mercedes, diz site

F1: Wolff estaria próximo de vender parte de suas ações na Mercedes, diz site

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Wolff estaria próximo de vender parte de suas ações na Mercedes, diz site
Programa "fura" Band e anuncia GP do Brasil de MotoGP na TV aberta em 2026

Programa "fura" Band e anuncia GP do Brasil de MotoGP na TV aberta em 2026

MotoGP
MotoGP
Programa "fura" Band e anuncia GP do Brasil de MotoGP na TV aberta em 2026
F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026

F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026
F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez

F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez
Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios

Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios

Porsche Cup
Porsche Cup
Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios
Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos

Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos
F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"

F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"

F1: Veja por que Piastri tinha caminho aberto para ir para McLaren

Saiba quais são as pendências para a situação se resolver entre a equipe e a Alpine e como isso impacta Ricciardo

Oscar Piastri, Reserve Driver, Alpine F1 Team

Em meio ao impasse sobre a situação de Oscar Piastri para a temporada 2023 da Fórmula 1, o que já se sabe sobre o contexto contratual do australiano, que negou uma vaga de titular da Alpine para ir para a McLaren?

De acordo com o RacingNews365, o australiano da Alpine, na verdade, não tem um vínculo de longo prazo com a equipe francesa, mas sim com sua academia de pilotos, de modo que o documento não consta no Comitê de Reconhecimento de Contratos da categoria máxima do automobilismo.

O editor recomenda:

O acordo com o programa júnior, portanto, permitira à montadora, além de usá-lo como reserva, promovê-lo a titular caso o time de F1 cumprisse exigências, como escalar Piastri para treinos livres, garantir ao piloto um assento no grid de 2023 e dar a ele quilometragem em carros antigos.

Tudo pode parecer um mero detalhe jurídico, mas faz toda a diferença: da forma que foi feito, com o arranjo fora do Comitê de Reconhecimento de Contrato da F1, o caminho ficou aberto para Piastri assinar com a McLaren.

Segundo reportagem, sem o registro do australiano no órgão, a escuderia britânica fica sem impedimentos para inserir um vínculo com o piloto 'no sistema' -- o que pode ser feito, em caráter preliminar, até com Piastri como reserva de Woking. Mas e o que a Alpine pretende fazer no caso?

O time ameaça adotar medida legal, mas não se sabe a partir de onde, visto que a base da Alpine é a da Renault, na França, mas a equipe de F1 fica na Inglaterra, em Enstone. De todo modo, acredita-se, de acordo com a publicação, que a solução seria financeira, e não algo no âmbito jurídico.

Independentemente disso, para Piastri, a situação parece resolvida, já que ele teria contrato com a McLaren e a escuderia britânica é quem tem de se resolver com a Alpine. Entretanto, o time de Woking precisa se desfazer do australiano Daniel Ricciardo para abrir uma vaga titular para seu novo piloto no grid de 2023, ao lado do britânico Lando Norris. Entretanto, o ex-Red Bull pede fortuna de cerca de R$ 107 milhões para rescindir seu contrato, que vai até o fim do ano que vem.

Segundo o site, os valores supracitados correspondem à rodada inicial de tratativas entre McLaren e os representantes de Ricciardo. Ainda segundo o site, o time do CEO Zak Brown planeja assegurar um lugar para o australiano no grid da próxima temporada, até para poder barganhar com o piloto.

A ideia é usar isso para diminuir o valor exigido por Ricciardo e, depois, receber de volta aquilo que o australiano porventura venha a receber em um possível acerto com outra equipe. Uma das cotadas, neste momento, é justamente a Alpine, na qual Piastri negou um assento titular para 2023.

Um retorno de Ricciardo à antiga Renault -- pela qual o australiano correu em 2019 e 2020 -- estaria orçado, segundo a publicação, na casa dos US$ 10 milhões. Este valor, portanto, teria de ser devolvido à McLaren pelo veterano, que já teria até se oferecido à Alpine.

VÍDEO EXCLUSIVO: DRUGOVICH admite que é “MUITO DIFÍCIL” entrar na F1 como piloto oficial e revela PARCERIA

Podcast #189 - Quem tem mais a perder com confusão contratual? Alpine, Piastri, McLaren ou F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Ricciardo pede 'bolada' à McLaren para deixar time; veja cifras
Próximo artigo F1: Hamilton estava em "lugar sombrio" após GP de Abu Dhabi de 2021 e considerou encerrar carreira

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros