F1: Verstappen bate Russell por 0s012 e fica com 'pole' da sprint nos EUA
Goerge Russell larga da segunda colocação e Charles Leclerc completa os três primeiros colocados
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
Depois de um mês sem corridas, a Fórmula 1 'deu as caras' para a 'pernada' final da temporada 2024. Correndo em Austin, nos Estados Unidos, a prova no Texas teve o formato diferente por conta da corrida sprint. Nesta sexta-feira, a pole da classificação para a prova curta ficou com Max Verstappen.
O holandês bateu George Russell por 0s012, dividindo a fila com o piloto da Mercedes. Charles Leclerc ficou com a terceira colocação.
A classificação
SQ1
O SQ1 começou de forma lenta, com os pilotos levando mais de quatro minutos para poder começar a abrir as voltas rápidas. A primeira tentativa contou com Magnussen na liderança, ao fazer o tempo de 1m34s403, com Tsunoda em segundo e Lawson em quarto.
Ao fim da primeira rodada de tempos marcados, Hamilton era o dono da melhor marca com 1m33s840 e estariam eliminados: Ocon, Hulkenberg, Bottas, Zhou e Pérez - sem tempo, até então. Restando menos de um minuto para o fim, Albon vinha na volta rápida, mas acabou rodando na pista perdendo a volta feita.
Na bandeira quadriculada, Hamilton, Leclerc, Verstappen e Norris ficaram separados por menos de 0s1 de diferença. Foram eliminados: Piastri - com volta deletada por ter ultrapassado os limites de pista -, Ocon, Albon, Bottas e Zhou.
SQ2
A dupla da Haas foi a responsável por inaugurar a segunda parte da classificação, sendo seguida pelos dois carros da Mercedes com Hamilton virando na casa dos 1m33s. Pouco depois, as outras equipes entregaram seus resultados com a Ferrari assumindo a ponta, assim como no SQ1.
Com apenas oito minutos para conseguir uma vaga entre os dez primeiros, a metade da sessão ainda contava com sete pilotos sem tempo marcado, incluindo a dupla da Red Bull. Ao completar a volta, Verstappen conseguiu o segundo lugar e Pérez apenas o décimo.
Restando menos de um minuto, Alpine, Aston Martin e RB liberaram seus pilotos para pista - claramente preservando pneus apostando tudo em uma única volta. Foram eliminados: Pérez, Alonso, Lawson, Gasly e Stroll.
SQ3
Com apenas quatro minutos para conseguir o melhor tempo, a maioria preferiu tentar apenas uma volta - visando preservar os pneus. Na única tentativa, a dupla da Mercedes foi a primeira a fazer os tempos, com Hamilton reclamando do fato de ter ido à pista muito cedo.
Com, basicamente, todos os tempos sendo feitos na bandeirada, a primeira marca no grid para a sprint dos Estados Unidos ficou com Verstappen.
1
-
2
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Cla | Piloto | # | Chassi | Motor | Tempo | km/h | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1 | M. Verstappen Red Bull Racing | 1 | Red Bull | Red Bull |
1'32.833 |
213.790 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2 | G. Russell Mercedes | 63 | Mercedes | Mercedes |
+0.012 1'32.845 |
213.762 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
3 | C. Leclerc Ferrari | 16 | Ferrari | Ferrari |
+0.226 1'33.059 |
213.271 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
4 | L. Norris McLaren | 4 | McLaren | Mercedes |
+0.250 1'33.083 |
213.216 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
5 | C. Sainz Jr. Ferrari | 55 | Ferrari | Ferrari |
+0.256 1'33.089 |
213.202 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
6 | N. Hulkenberg Haas F1 Team | 27 | Haas | Ferrari |
+0.350 1'33.183 |
212.987 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
7 | L. Hamilton Mercedes | 44 | Mercedes | Mercedes |
+0.545 1'33.378 |
212.542 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
8 | K. Magnussen Haas F1 Team | 20 | Haas | Ferrari |
+0.565 1'33.398 |
212.497 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
9 | Y. Tsunoda RB | 22 | RB | Red Bull |
+0.969 1'33.802 |
211.581 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
10 | F. Colapinto Williams | 43 | Williams | Mercedes |
+1.573 1'34.406 |
210.228 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
11 | S. Perez Red Bull Racing | 11 | Red Bull | Red Bull |
+1.411 1'34.244 |
210.589 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
12 | P. Gasly Alpine | 10 | Alpine | Renault |
+1.530 1'34.363 |
210.323 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
13 | L. Stroll Aston Martin Racing | 18 | Aston Martin | Mercedes |
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
14 | F. Alonso Aston Martin Racing | 14 | Aston Martin | Mercedes |
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
15 | L. Lawson RB | 30 | RB | Red Bull |
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
16 | O. Piastri McLaren | 81 | McLaren | Mercedes |
+2.048 1'34.881 |
209.175 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
17 | E. Ocon Alpine | 31 | Alpine | Renault |
+2.084 1'34.917 |
209.096 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
18 | A. Albon Williams | 23 | Williams | Mercedes |
+2.221 1'35.054 |
208.795 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
19 | V. Bottas Sauber | 77 | Sauber | Ferrari |
+2.315 1'35.148 |
208.588 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
20 | G. Zhou Sauber | 24 | Sauber | Ferrari |
+3.639 1'36.472 |
205.726 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Ver resultados completos |
Red Bull ADMITE TER PEÇA INVESTIGADA pela FIA: Piastri ACUSA "QUEBRA DE REGRAS"! Polêmica pré-Austin
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast Motorsport.com - F1 volta: DECISÃO VERSTAPPEN x NORRIS e tretas de HAMILTON, BORTOLETO e GLOBO, com MAX WILSON! Stock Car
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.