Fórmula 1 GP dos Estados Unidos

F1: McLaren coloca mais 'lenha na fogueira' e incentiva FIA a investigar Red Bull mais a fundo

Equipe de Woking solicitou que órgão desse mais uma 'olhada' para ter certeza que o time de Milton Keynes não violou as regras do parque fechado

Red Bull RB20
Lewis Hamilton, Equipa de F1 da Mercedes-AMG
Frederic Vasseur, Diretor de Equipa e Diretor Geral da Scuderia Ferrari e Zak Brown, CEO da McLaren Racing
Lando Norris, McLaren
Fernando Alonso, Equipa de F1 da Aston Martin
George Russell, Equipa de F1 da Mercedes-AMG
Carlos Sainz, Scuderia Ferrari
Mattia Binotto, CEO e CTO, Equipa de F1 da Stake KICK Sauber
Alex Albon, Williams Racing
Lance Stroll, Aston Martin F1 Team
Sergio Perez, Red Bull Racing
Um fã da Ferrari no paddock
Lando Norris, McLaren F1 Team, no cockpit
Detalhe do Red Bull Racing RB20
Valtteri Bottas, Stake F1 Team KICK Sauber
Oscar Piastri, McLaren F1 Team, no cockpit
Carlos Sainz, Ferrari SF-24
Max Verstappen, Red Bull Racing RB20, Zhou Guanyu, Stake F1 Team KICK Sauber C44, Fernando Alonso, Aston Martin AMR24
Yuki Tsunoda, RB F1 Team VCARB 01
A bandeira dos Estados Unidos da América
Lando Norris, Equipa de F1 da McLaren
Lewis Hamilton, Mercedes F1 W15
Valtteri Bottas, Equipa de F1 da Stake KICK Sauber C44
Max Verstappen, Red Bull Racing RB20
Max Verstappen, da Red Bull Racing, festeja a pole no Parc Ferme
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O CEO da McLaren, Zak Brown, pediu que a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) iniciasse uma "investigação minuciosa" para saber se a Red Bull realmente usou o dispositivo do 'babador' dianteiro em condições da parque fechado na Fórmula 1.

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A equipe de Milton Keynes se viu no centro de uma polêmica por conta de um 'mecanismo' dentro do cockpit que permite que um mecânico, com uma ferramenta, aumente ou diminua a altura do 'babador' dianteiro. Embora o sistema em si não seja ilegal, as equipes rivais estão insatisfeitas porque suspeitam que a Red Bull tenha usado entre a classificação e a corrida.

Essa medida seria ilegal, pois as restrições do parque fechado não permitem a alteração de nenhum componente aerodinâmico além da asa dianteira. A escuderia nega veementemente que tenha usado o dispositivo dessa forma e a própria FIA alega que está convencida de que não há evidências de tal violação do regulamento por nenhuma equipe.

No entanto, isso não é suficiente para Brown, que sugere que ainda há muitas perguntas sem respostas sobre o assunto - e pediu à FIA que analise mais profundamente o que a Red Bull pode ter feito. Falando sobre o aumento do policiamento da entidade sobre essa questão, o CEO disse à Sky Sports: "Estou muito feliz em ver que a FIA está cuidando disso."

"Acho que precisa ser uma investigação muito completa. Porque se você mexer no seu carro do ponto de vista do desempenho no parque fechado, isso é muito claro - uma violação substancial que deve ter consequências enormes. Mexer no carro depois do parque fechado é altamente ilegal dentro das regras. Portanto, acho que a FIA precisa chegar ao fundo da questão: eles estavam ou não estavam?"

Zak Brown, CEO, McLaren Racing

Zak Brown, CEO da McLaren Racing

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Brown sugeriu que o simples fato de a Red Bull ser a única equipe do grid que instalou esse sistema no carro já era suficiente para gerar dúvidas sobre o motivo da escolha desse conceito. Ele também não deu muita importância aos comentários da equipe afirmando que o ajusto não poderia ser feito quando o carro estivesse totalmente montado.

"Quando você vê comentários bem redigidos, como "não é possível fazer isso quando o carro está totalmente montado"... eu sei que o carro nem sempre está totalmente montado", acrescentou Brown. "E então a FIA acha que precisa colocar um selo nele. Por que a FIA precisaria colocar um selo em algo se não fosse acessível?"

"A transparência é extremamente importante nos dias de hoje. Portanto, ainda tenho dúvidas. Sei que, conversando com outros chefes de equipe, eles ainda têm dúvidas. Até que essas perguntas sejam respondidas, acho que ainda é uma investigação em andamento para chegar ao resultado final: o que sabemos?"

"Gostaria de mais algumas respostas antes de me preparar para dizer: 'Certo, acho que eles estavam ou não estavam'. Mas acredito que a FIA vai chegar a uma conclusão."

Perguntado se ele achava que a Red Bull havia violado as regras, Brown disse: "Por que você o projetaria para estar dentro do carro, se as outras nove equipes não o fizeram? Seria injusto da minha parte dizer isso, é claro. Tenho uma opinião sobre se acho que eles violaram ou não, mas acho que a FIA precisa ser muito cuidadosa ao determinar se acha que eles [Red Bull] violaram ou não."

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