Relato do treino livre
Fórmula 1 GP de Mônaco

F1: Verstappen supera Sainz e lidera terceiro treino livre para o GP de Mônaco

Principal categoria do automobilismo mundial retoma atividade nas ruas do principado após a tradicional folga de sexta

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B

Depois de uma sexta de folga, a Fórmula 1 retomou suas atividades neste sábado. E antes da classificação que define o grid de largada para o GP de Mônaco, os pilotos voltaram às ruas do principado para o último treino livre. E em uma sessão com uma disputa forte entre Charles Leclerc, Carlos Sainz e Max Verstappen pelo melhor tempo, quem se deu melhor foi o holandês da Red Bull.

Apesar das restrições por conta da Covid-19, que impedem o desenrolar do tradicional calendário social da noite de quinta em Mônaco, a organização do GP optou por manter a mesma programação dos anos anteriores, com dois TLs na quinta e a sexta de folga.

Leia também:

Na quinta tivemos algumas surpresas entre as sessões. No primeiro treino livre, tivemos Pérez na ponta, seguido de Sainz, enquanto no TL2 o destaque foi a dobradinha da Ferrari, com o piloto da casa, Leclerc, à frente, após perder todo o TL1. O 01min11s684 do monegasco na quinta foi o melhor tempo do final de semana até então.

Diferente dos primeiros treinos livres, o início do TL3 foi bem mais devagar, com Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi sendo os primeiros a irem à pista após quase cinco minutos de sessão. O italiano da Alfa marcou o primeiro tempo do dia, com 01min16s087 em sua volta de instalação.

Com as condições climáticas mais amenas em comparação com a quinta-feira, os pilotos rapidamente começaram a baixar seus tempos. Na marca de 15 minutos de treino, a Ferrari seguia mostrando sua força, com Leclerc à frente após marcar 01min12s223, 0s310 a frente de Sainz, enquanto Giovinazzi completava o top 3. Dos ponteiros, Verstappen era o quinto, Pérez o 11º e Hamilton e Bottas seguiam na garagem.

Pouco depois, com pneus macios, Leclerc já baixou a marca do melhor tempo do fim de semana, com 01min11s658, abrindo 0s5 para Sainz e quase 0s8 para Verstappen, com os três usando o mesmo composto.

 

Com os tempos baixando cada vez mais, na marca de 30 minutos, Sainz ocupava a ponta, com 01min11s452, apenas 0s033 a frente de Verstappen, enquanto Leclerc fechava o top 3 a 0s206. Hamilton, a 0s568, Bottas, a 0s632 e Pérez a 0s683 vinham na sequência.

 

A 17 minutos do fim da sessão, Nicholas Latifi bateu sua Williams na segunda parte da piscina, quebrando a suspensão dianteira direita e causando uma bandeira vermelha. 

 

Com a remoção rápida do carro e limpeza da pista, o treino ficou parado por cinco minutos, sendo retomado com 12 para o fim da regressiva de 60 minutos.

A sessão foi encerrada minutos antes do cronômetro zerar, devido a uma bandeira vermelha. Mick Schumacher perdeu o controle de sua Haas e bateu com força no início da descida da Mirabeau, após o cassino.

 

Nos minutos finais, Max Verstappen conseguiu superar o tempo de Carlos Sainz, cravando 01min11s294 para terminar o TL3 na ponta, 0s047 a frente do espanhol da Ferrari, com Leclerc em terceiro, a 0s258.

Bottas foi o quarto colocado, já ficando mais distante dos ponteiros, 0s471. Hamilton foi apenas o sétimo a 0s726 do holandês, atrás ainda de Pérez e Norris.

A Fórmula 1 volta à pista de Mônaco logo mais, para a classificação que define o grid de largada da prova do domingo. A transmissão, que você pode acompanhar pela Band ou o Bandsports, está marcada para 10h, horário de Brasília.

E assim que acabar a classificação, corre para o canal do Motorsport.com no YouTube para acompanhar mais uma edição do Q4. Com a participação do piloto Gaetano di Mauro e do jornalista Bruno Ferreira, faremos uma análise completa do grid de largada para o GP de Mônaco e projetar a corrida do domingo. Não perca!

Cla # Piloto Chassi Motor Voltas Tempo Diferença Intervalo
1 33 Netherlands Max Verstappen Red Bull Honda 19 1'11.294    
2 55 Spain Carlos Sainz Jr. Ferrari Ferrari 28 1'11.341 0.047 0.047
3 16 Monaco Charles Leclerc Ferrari Ferrari 27 1'11.552 0.258 0.211
4 77 Finland Valtteri Bottas Mercedes Mercedes 21 1'11.765 0.471 0.213
5 11 Mexico Sergio Perez Red Bull Honda 18 1'11.817 0.523 0.052
6 4 United Kingdom Lando Norris McLaren Mercedes 20 1'11.988 0.694 0.171
7 44 United Kingdom Lewis Hamilton Mercedes Mercedes 20 1'12.020 0.726 0.032
8 7 Finland Kimi Raikkonen Alfa Romeo Ferrari 25 1'12.298 1.004 0.278
9 10 France Pierre Gasly AlphaTauri Honda 28 1'12.357 1.063 0.059
10 5 Germany Sebastian Vettel Aston Martin Mercedes 24 1'12.537 1.243 0.180
11 99 Italy Antonio Giovinazzi Alfa Romeo Ferrari 21 1'12.539 1.245 0.002
12 18 Canada Lance Stroll Aston Martin Mercedes 22 1'12.700 1.406 0.161
13 3 Australia Daniel Ricciardo McLaren Mercedes 25 1'12.959 1.665 0.259
14 47 Germany Mick Schumacher Haas Ferrari 21 1'13.139 1.845 0.180
15 14 Spain Fernando Alonso Alpine Renault 19 1'13.329 2.035 0.190
16 9 Russian Federation Nikita Mazepin Haas Ferrari 20 1'13.390 2.096 0.061
17 63 United Kingdom George Russell Williams Mercedes 29 1'13.447 2.153 0.057
18 6 Canada Nicholas Latifi Williams Mercedes 22 1'13.475 2.181 0.028
19 22 Japan Yuki Tsunoda AlphaTauri Honda 30 1'13.522 2.228 0.047
20 31 France Esteban Ocon Alpine Renault 18 1'13.614 2.320 0.092

F1 2021 AO VIVO: Rico Penteado decifra o que deve acontecer no GP de Mônaco | TELEMETRIA

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #106 - TELEMETRIA: Rico Penteado decifra o que deve acontecer no GP de Mônaco

 

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Norris diz que renovou com McLaren visando ser líder da equipe
Próximo artigo F1: Schumacher não disputará classificação em Mônaco após batida no fim do TL3

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil