Ferrari introduz atualizações ousadas no GP da Rússia
A Ferrari introduziu uma de suas maiores atualizações da temporada no GP da Rússia com uma renovação radical da sua asa dianteira e algumas experiências para 2019

Análise técnica de Giorgio Piola
Análise técnica de Giorgio Piola
A equipe de Maranello precisa de um bom resultado para diminuir a vantagem de pontos da Mercedes e Lewis Hamilton, então levou para Sochi grandes mudanças em seu SF71H.

Ferrari SF71H front wing
Photo by: Giorgio Piola
A maior mudança está na asa dianteira, que é completamente nova e apresenta uma combinação de novidades que também foram vistas em outras equipes como Red Bull e McLaren.
Em particular, há um projeto revisado semelhante ao da Red Bull, que foi testado após o GP da Hungria. A Ferrari adicionou um slot vertical na placa final, algo que também fez o seu rival.

Ferrari SF71H turning vanes
Photo by: Giorgio Piola
Uma das mudanças mais interessantes da Ferrari está na lateral do bico (acima), que, embora seja visto como um avanço no desempenho para a Rússia, também foi introduzido com vistas às mudanças de regulamentos de 2019.
O desenho é muito mais agressivo do que o utilizado até agora pela equipe (abaixo) e pode permanecer no carro se as sensações forem positivas.

Ferrari SF71H turning vanes
Photo by: Giorgio Piola
Mercedes
A Mercedes não ficou muito atrás, e tirou uma página do livro da Ferrari com uma nova asa traseira para a corrida deste fim de semana em Sochi.
A equipe da fabricante alemã copiou a ideia da Ferrari de substituir o único pilar da asa traseira por dois suportes na forma de pescoço de ganso que são mais finos.

Mercedes AMG F1 W09 rear wing
Photo by: Giorgio Piola
Essa mudança pode estar mais relacionada à redução de peso e ao gerenciamento da estabilidade da asa traseira em alta velocidade do que à redução da resistência do ar.
A equipe também optou por montar uma pequena nadadeira entre os dois pilares, ajustando a trajetória do escape e, consequentemente, sua interação com o fluxo de ar sob a asa traseira.

Mercedes-AMG F1 W09 detail front wing
Photo by: Mark Sutton
A Mercedes também introduziu algumas mudanças em sua asa dianteira, com alguns novos tubos na parte interna da placa.
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.