Fórmula 1
02 jul
-
05 jul
Evento encerrado
09 jul
-
12 jul
Treino Livre 1 em
01 Horas
:
04 Minutos
:
31 Segundos
16 jul
-
19 jul
Próximo evento em
5 dias
R
GP de 70º aniversário
06 ago
-
09 ago
Próximo evento em
26 dias
27 ago
-
30 ago
Próximo evento em
47 dias
03 set
-
06 set
Próximo evento em
54 dias
R
GP de Singapura
17 set
-
20 set
Canceled
24 set
-
27 set
Próximo evento em
75 dias
08 out
-
11 out
Canceled
R
GP dos Estados Unidos
22 out
-
25 out
Próximo evento em
103 dias
29 out
-
01 nov
Próximo evento em
110 dias
12 nov
-
15 nov
Próximo evento em
124 dias
R
GP de Abu Dhabi
26 nov
-
29 nov
Próximo evento em
138 dias

F1: Ferrari provou que motor de 2019 era legal, diz chefe

compartilhar
comentários
F1: Ferrari provou que motor de 2019 era legal, diz chefe
Por:
16 de dez de 2019 19:43

Mattia Binotto voltou a reclamar da quantidade de vezes que escuderia teve seu carro verificado pela FIA

A Ferrari está convencida de que provou que seu motor de Fórmula 1 era totalmente legal durante a temporada de 2019, porque qualquer violação teria sido descoberta "no primeiro teste".

A equipe italiana passou por um exame minucioso, após uma súbita melhora nos treinos de classificação após as férias de verão, que provocaram seis poles seguidas e uma vantagem de velocidade em certas pistas que preocuparam seus rivais.

Leia também:

A Ferrari nunca negou que tinha uma vantagem em termos de potência e argumentou que, além de seu conceito aerodinâmico de menor arrasto, estava com uma vantagem em velocidade máxima, mas os rivais questionaram o assunto extensivamente e, eventualmente, a FIA emitiu várias diretrizes técnicas sobre a exploração das regras de fluxo e queima de combustível para ganhos de desempenho.

As diretrizes mais relevantes entraram em vigor antes dos GPs dos Estados Unidos e do Brasil e coincidiram com a piora de performance de classificação da Ferrari, o que deixou os rivais convencidos de que as regras mais rígidas eram responsáveis, enquanto a Ferrari insistia que nada havia mudado com seu motor e alegava sua mudança de desempenho foi o resultado das características do circuito e uma mudança de setup.

Falando em um almoço para jornalistas, que incluiu o Motorsport.com, o chefe da Ferrari, Mattia Binotto, disse: "Se eu olhar a temporada inteira, fomos uma das equipes mais controladas, antes ou depois das diretrizes técnicas.”

"E quando você tem uma vantagem de desempenho, e certamente a conquistamos durante toda a temporada, fomos os mais controlados."

"Sendo verificado, acho normal, de alguma forma é bom porque, por meio das aprovações, você está comprovando sua legalidade.”

"Após as diretrizes técnicas, o número de verificações em nossos carros multiplicou. As análises foram mostradas à FIA e os detalhes foram discutidos.”

"Então, o que poderia ter sido feito através da colaboração com a FIA foi feito. Nunca mudamos nossa maneira de operar o motor durante a última parte da temporada, mostrando que, de alguma forma, nossa unidade de potência tem total legalidade.”

"Caso contrário, se esse não fosse o caso, se houvesse alguma ilegalidade, seria divulgada logo no início."

Binotto apoiou a aplicação de diretrizes técnicas da FIA, que ele disse serem importantes, dadas as regras "muito complexas" dos motores híbridos.

Ele disse que estava "muito feliz" por a Ferrari ter conseguido superar a vantagem de potência inicial da Mercedes nesta era dos motores e reiterou que seu progresso significava um aumento nas verificações de legalidade.

"Fomos cuidadosamente examinados antes e depois", acrescentou. "Afinal, de alguma forma, estamos muito orgulhosos de nosso desempenho nisso, que temos uma vantagem em nossa unidade de energia".

O CEO da Ferrari, Louis Camilleri, frustrado com as acusações feitas sobre sua equipe, disse que a vantagem em alguns circuitos é alcançável por meios legais.

Camilleri acrescentou: "A Ferrari é uma empresa pública. É conhecida mundialmente. Integridade e conformidade são essenciais. Acho que as pessoas precisam levar isso em consideração quando tentam analisar essas alegações."

Binotto também falou sobre o erro no combustível no GP de Abu Dhabi, que deixou a Ferrari com uma multa de € 50.000, mas nenhuma penalidade esportiva.

A declaração de combustível antes da corrida no carro de Charles Leclerc não correspondia à quantia que a FIA encontrou quando realizou verificações antes do início da corrida.

Os rivais da Ferrari achavam que a violação justificava uma punição esportiva firme, mas a equipe foi multada e, embora isso tenha sido aceito na época, Binotto disse que ainda não havia resposta por que a checagem não correspondia, pois a Ferrari insiste que estava correta do seu lado.

"Houve muitas medidas, todas coerentes", disse ele.

"Apenas uma medida não foi compatível, da qual não tínhamos conhecimento, que não vimos e sobre as quais fomos informados.”

"Nesse ponto, você não pode mais verificar porque o combustível foi consumido. Naquele domingo, todos os dados eram coerentes, exceto em um ponto, mas não havia nem uma maneira de voltar ao que aconteceu.”

"Ninguém pode explicar o que aconteceu nessa medição".

Ferrari completa 90 anos e passa por jejum

A marca italiana completou nove décadas no fim de semana do GP da Itália. A equipe não vence um mundial desde 2008, quando foi campeã de construtores. O último título de pilotos foi o de Kimi Raikkonen, em 2007, único da era pós Schumacher. Enquanto a Ferrari busca novas conquistas na F1, relembre todos os carros da lendária equipe na elite do automobilismo mundial:

Galeria
Lista

Exposição de carros históricos da Ferrari durante a festa de aniversário de 90 anos da escuderia, em Milão.

Exposição de carros históricos da Ferrari durante a festa de aniversário de 90 anos da escuderia, em Milão.
1/72

Foto de: Ferrari

1950: Ferrari 125

1950: Ferrari 125
2/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Alberto Ascari, Giovanni Bracco, Raymond Sommer, Luigi Villoresi, Peter Whitehead

1950-1951: Ferrari 375

1950-1951: Ferrari 375
3/72

Foto de: Ferrari Media Center

Piloto: Alberto Ascari, Dorino Serafini, Luigi Villoresi, Piero Taruffi, Jose Froilan Gonzalez, Chico Landi

1952-1953: Ferrari 500

1952-1953: Ferrari 500
4/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Alberto Ascari, Giuseppe Farina, Mike Hawthorn, André Simon, Piero Taruffi, Luigi Villoresi

1953-1954: Ferrari 553 Squalo

1953-1954: Ferrari 553 Squalo
5/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Piero Carini, Giuseppe Farina, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Robert Manzon

1954-1955: Ferrari 625

1954-1955: Ferrari 625
6/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Alberto Ascari, Eugenio Castellotti, Giuseppe Farina, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Piero Taruffi, Maurice Trintignant

1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo

1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo
7/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Giuseppe Farina, Paul Frère, Olivier Gendebien, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Harry Schell, Piero Taruffi, Maurice Trintignant

1956-1957: Lancia-Ferrari D50

1956-1957: Lancia-Ferrari D50
8/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Alfonso de Portago, Juan Manuel Fangio, Paul Frère, Olivier Gendebien, Mike Hawthorn, Luigi Musso, André Pilette, Wolfgang von Trips

1957: Lancia-Ferrari 801

1957: Lancia-Ferrari 801
9/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Alfonso de Portago, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Luigi Musso, Cesare Perdisa, Maurice Trintignant, Wolfgang von Trips

1958-1960: Ferrari 246

1958-1960: Ferrari 246
10/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Cliff Allison, Jean Behra, Tony Brooks, Peter Collins, Olivier Gendebien, Ritchie Ginther, Jose-Froilan Gonzalez, Dan Gurney, Mike Hawthorn, Phil Hill, Willy Mairesse, Luigi Musso, Wolfgang von Trips

1960: Ferrari 246P

1960: Ferrari 246P
11/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Ritchie Ginther

1961-1962: Ferrari 156

1961-1962: Ferrari 156
12/72

Foto de: Sutton Motorsport Images

Piloto: Giancarlo Baghetti, Lorenzo Bandini, Olivier Gendebien, Richie Ginther, Phil Hill, Willy Mairesse, Pedro Rodriguez, Ricardo Rodriguez, Wolfgang von Trips

1963: Ferrari 156/63

1963: Ferrari 156/63
13/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Lorenzo Bandini, Willy Mairesse, Ludovico Scarfiotti, John Surtees

1964-1965: Ferrari 158

1964-1965: Ferrari 158
14/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Lorenzo Bandini, John Surtees, Nino Vaccarella

1964-1965: Ferrari 1512

1964-1965: Ferrari 1512
15/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Lorenzo Bandini, Pedro Rodriguez, Ludovico Scarfiotti, John Surtees

1966: Ferrari 246/66

1966: Ferrari 246/66
16/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Giancarlo Baghetti, Lorenzo Bandini, Ludovico Scarfiotti

1966-1967: Ferrari 312

1966-1967: Ferrari 312
17/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Lorenzo Bandini, Mike Parkes, Ludovico Scarfiotti, John Surtees

1967-1968: Ferrari 312/67

1967-1968: Ferrari 312/67
18/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Chris Amon, Lorenzo Bandini, Derek Bell, Andrea de Adamich, Jacky Ickx, Ludovico Scarfiotti, Jonathan Williams

1968-1969: Ferrari 312/68

1968-1969: Ferrari 312/68
19/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Chris Amon, Derek Bell, Jacky Ickx, Pedro Rodriguez

1969: Ferrari 312/69

1969: Ferrari 312/69
20/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Chris Amon, Tino Brambilla, Pedro Rodriguez

1969-1971: Ferrari 312B

1969-1971: Ferrari 312B
21/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Chris Amon, Mario Andretti, Ignazio Giunti, Jacky Ickx, Clay Regazzoni

1971-1973: Ferrari 312B/2

1971-1973: Ferrari 312B/2
22/72

Foto de: Lucien Harmegnies

Piloto: Mario Andretti, Nanni Galli, Jacky Ickx, Arturo Merzario, Clay Regazzoni

1973: Ferrari 312B3-73

1973: Ferrari 312B3-73
23/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Jacky Ickx, Arturo Merzario

1974-1975: Ferrari 312B3-74

1974-1975: Ferrari 312B3-74
24/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni

1975-1976: Ferrari 312T

1975-1976: Ferrari 312T
25/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni

1976-1978: Ferrari 312T2

1976-1978: Ferrari 312T2
26/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni, Carlos Reutemann, Gilles Villeneuve

1978-1979: Ferrari 312T3

1978-1979: Ferrari 312T3
27/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Carlos Reutemann, Jody Scheckter, Gilles Villeneuve

1979: Ferrari 312T4

1979: Ferrari 312T4
28/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Jody Scheckter, Gilles Villeneuve

1980: Ferrari 312T5

1980: Ferrari 312T5
29/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Jody Scheckter, Gilles Villeneuve

1981: Ferrari 126CK

1981: Ferrari 126CK
30/72

Foto de: Ercole Colombo

Piloto: Didier Pironi, Gilles Villeneuve

1982: Ferrari 126C2

1982: Ferrari 126C2
31/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Mario Andretti, Didier Pironi, Patrick Tambay, Gilles Villeneuve

1983: Ferrari 126C2B

1983: Ferrari 126C2B
32/72

Foto de: Ercole Colombo

Pilotos: René Arnoux, Patrick Tambay

1983: Ferrari 126C3

1983: Ferrari 126C3
33/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: René Arnoux, Patrick Tambay

1984: Ferrari 126C4

1984: Ferrari 126C4
34/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Michele Alboreto, Rene Arnoux

1985: Ferrari 156/85

1985: Ferrari 156/85
35/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Michele Alboreto, René Arnoux, Stefan Johansson

1986: Ferrari 156/85

1986: Ferrari 156/85
36/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Michele Alboreto, Stefan Johansson

1987: Ferrari F1-87

1987: Ferrari F1-87
37/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Michele Alboreto, Gerhard Berger

1988: Ferrari F1-87/88C

1988: Ferrari F1-87/88C
38/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Michele Alboreto, Gerhard Berger

1989: Ferrari 640

1989: Ferrari 640
39/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Gerhard Berger, Nigel Mansell

1990: Ferrari 641

1990: Ferrari 641
40/72

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Nigel Mansell, Alain Prost

1991: Ferrari 642

1991: Ferrari 642
41/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Alain Prost

1991: Ferrari 643

1991: Ferrari 643
42/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Gianni Morbidelli, Alain Prost

1992: Ferrari F92A

1992: Ferrari F92A
43/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Ivan Capelli, Nicola Larini

1992: Ferrari F92AT

1992: Ferrari F92AT
44/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Ivan Capelli

1993: Ferrari F93A

1993: Ferrari F93A
45/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger

1994: Ferrari 412T1

1994: Ferrari 412T1
46/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger, Nicola Larini

1994: Ferrari 412T1B

1994: Ferrari 412T1B
47/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger

1995: Ferrari 412T2

1995: Ferrari 412T2
48/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger

1996: Ferrari F310

1996: Ferrari F310
49/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher

1997: Ferrari F310B

1997: Ferrari F310B
50/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher

1998: Ferrari F300

1998: Ferrari F300
51/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher

1999: Ferrari F399

1999: Ferrari F399
52/72

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Eddie Irvine, Mika Salo, Michael Schumacher

2000: Ferrari F1-2000

2000: Ferrari F1-2000
53/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher

2001-2002: Ferrari F2001

2001-2002: Ferrari F2001
54/72

Foto de: Ferrari Media Center

Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher

2002-2003: Ferrari F2002

2002-2003: Ferrari F2002
55/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher

2003: Ferrari F2003-GA

2003: Ferrari F2003-GA
56/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher

2004: Ferrari F2004

2004: Ferrari F2004
57/72

Foto de: Bridgestone Corporation

Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher

2005: Ferrari F2005

2005: Ferrari F2005
58/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher

2006: Ferrari 248F1

2006: Ferrari 248F1
59/72

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

Pilotos: Felipe Massa, Michael Schumacher

2007: Ferrari F2007

2007: Ferrari F2007
60/72

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Pilotos: Felipe Massa, Kimi Räikkönen

2008: Ferrari F2008

2008: Ferrari F2008
61/72

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Pilotos: Felipe Massa, Kimi Räikkönen

2009: Ferrari F60

2009: Ferrari F60
62/72

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Pilotos: Luca Badoer, Giancarlo Fisichella, Felipe Massa, Kimi Räikkönen

2010: Ferrari F10

2010: Ferrari F10
63/72

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa

2011: Ferrari F150

2011: Ferrari F150
64/72

Foto de: Ferrari Media Center

Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa

2012: Ferrari F2012

2012: Ferrari F2012
65/72

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa

2013: Ferrari F138

2013: Ferrari F138
66/72

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa

2014: Ferrari F14 T

2014: Ferrari F14 T
67/72

Foto de: Rainier Ehrhardt

Pilotos: Fernando Alonso, Kimi Räikkönen

2015: Ferrari SF-15T

2015: Ferrari SF-15T
68/72

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images

Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel

2016: Ferrari SF16-H

2016: Ferrari SF16-H
69/72

Foto de: Pirelli

Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel

2017: Ferrari SF70H

2017: Ferrari SF70H
70/72

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel

2018: Ferrari SF71H

2018: Ferrari SF71H
71/72

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel

2019: Ferrari SF90

2019: Ferrari SF90
72/72

Foto de: Ferrari

Pilotos: Charles Leclerc, Sebastian Vettel

Próximo artigo
Yamamoto pode ter papel junto à Red Bull na F1 no ano que vem

Artigo anterior

Yamamoto pode ter papel junto à Red Bull na F1 no ano que vem

Próximo artigo

Barrichello “apaga" GP da Áustria de 2002 com lança-chamas: “Hoje sim!”

Barrichello “apaga" GP da Áustria de 2002 com lança-chamas: “Hoje sim!”
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Equipes Ferrari Compre Agora
Autor Scott Mitchell