F1: Ferrari provou que motor de 2019 era legal, diz chefe
Mattia Binotto voltou a reclamar da quantidade de vezes que escuderia teve seu carro verificado pela FIA
![Sebastian Vettel, Ferrari SF90](https://cdn-8.motorsport.com/images/amp/6D1wbE90/s1000/formula-1-abu-dhabi-december-t-2.jpg)
A Ferrari está convencida de que provou que seu motor de Fórmula 1 era totalmente legal durante a temporada de 2019, porque qualquer violação teria sido descoberta "no primeiro teste".
A equipe italiana passou por um exame minucioso, após uma súbita melhora nos treinos de classificação após as férias de verão, que provocaram seis poles seguidas e uma vantagem de velocidade em certas pistas que preocuparam seus rivais.
Leia também:
A Ferrari nunca negou que tinha uma vantagem em termos de potência e argumentou que, além de seu conceito aerodinâmico de menor arrasto, estava com uma vantagem em velocidade máxima, mas os rivais questionaram o assunto extensivamente e, eventualmente, a FIA emitiu várias diretrizes técnicas sobre a exploração das regras de fluxo e queima de combustível para ganhos de desempenho.
As diretrizes mais relevantes entraram em vigor antes dos GPs dos Estados Unidos e do Brasil e coincidiram com a piora de performance de classificação da Ferrari, o que deixou os rivais convencidos de que as regras mais rígidas eram responsáveis, enquanto a Ferrari insistia que nada havia mudado com seu motor e alegava sua mudança de desempenho foi o resultado das características do circuito e uma mudança de setup.
Falando em um almoço para jornalistas, que incluiu o Motorsport.com, o chefe da Ferrari, Mattia Binotto, disse: "Se eu olhar a temporada inteira, fomos uma das equipes mais controladas, antes ou depois das diretrizes técnicas.”
"E quando você tem uma vantagem de desempenho, e certamente a conquistamos durante toda a temporada, fomos os mais controlados."
"Sendo verificado, acho normal, de alguma forma é bom porque, por meio das aprovações, você está comprovando sua legalidade.”
"Após as diretrizes técnicas, o número de verificações em nossos carros multiplicou. As análises foram mostradas à FIA e os detalhes foram discutidos.”
"Então, o que poderia ter sido feito através da colaboração com a FIA foi feito. Nunca mudamos nossa maneira de operar o motor durante a última parte da temporada, mostrando que, de alguma forma, nossa unidade de potência tem total legalidade.”
"Caso contrário, se esse não fosse o caso, se houvesse alguma ilegalidade, seria divulgada logo no início."
Binotto apoiou a aplicação de diretrizes técnicas da FIA, que ele disse serem importantes, dadas as regras "muito complexas" dos motores híbridos.
Ele disse que estava "muito feliz" por a Ferrari ter conseguido superar a vantagem de potência inicial da Mercedes nesta era dos motores e reiterou que seu progresso significava um aumento nas verificações de legalidade.
"Fomos cuidadosamente examinados antes e depois", acrescentou. "Afinal, de alguma forma, estamos muito orgulhosos de nosso desempenho nisso, que temos uma vantagem em nossa unidade de energia".
O CEO da Ferrari, Louis Camilleri, frustrado com as acusações feitas sobre sua equipe, disse que a vantagem em alguns circuitos é alcançável por meios legais.
Camilleri acrescentou: "A Ferrari é uma empresa pública. É conhecida mundialmente. Integridade e conformidade são essenciais. Acho que as pessoas precisam levar isso em consideração quando tentam analisar essas alegações."
Binotto também falou sobre o erro no combustível no GP de Abu Dhabi, que deixou a Ferrari com uma multa de € 50.000, mas nenhuma penalidade esportiva.
A declaração de combustível antes da corrida no carro de Charles Leclerc não correspondia à quantia que a FIA encontrou quando realizou verificações antes do início da corrida.
Os rivais da Ferrari achavam que a violação justificava uma punição esportiva firme, mas a equipe foi multada e, embora isso tenha sido aceito na época, Binotto disse que ainda não havia resposta por que a checagem não correspondia, pois a Ferrari insiste que estava correta do seu lado.
"Houve muitas medidas, todas coerentes", disse ele.
"Apenas uma medida não foi compatível, da qual não tínhamos conhecimento, que não vimos e sobre as quais fomos informados.”
"Nesse ponto, você não pode mais verificar porque o combustível foi consumido. Naquele domingo, todos os dados eram coerentes, exceto em um ponto, mas não havia nem uma maneira de voltar ao que aconteceu.”
"Ninguém pode explicar o que aconteceu nessa medição".
Ferrari completa 90 anos e passa por jejum
A marca italiana completou nove décadas no fim de semana do GP da Itália. A equipe não vence um mundial desde 2008, quando foi campeã de construtores. O último título de pilotos foi o de Kimi Raikkonen, em 2007, único da era pós Schumacher. Enquanto a Ferrari busca novas conquistas na F1, relembre todos os carros da lendária equipe na elite do automobilismo mundial:
![Exposição de carros históricos da Ferrari durante a festa de aniversário de 90 anos da escuderia, em Milão.](https://cdn-3.motorsport.com/images/mgl/2Qz1kgNY/s700/historical-ferrari-s-lined-up--1.jpg)
![1950: Ferrari 125](https://cdn-9.motorsport.com/images/mgl/Y9orW1Z0/s700/f1-monaco-gp-1950-luigi-villoresi-ferrari-125.jpg)
![1950-1951: Ferrari 375](https://cdn-2.motorsport.com/static/img/mgl/1000000/1080000/1089000/1089900/1089969/s700/f1-british-gp-1951-jos-froil-n-gonz-lez.jpg)
![1952-1953: Ferrari 500](https://cdn-2.motorsport.com/images/mgl/68vqbWQ2/s700/f1-dutch-gp-1952-alberto-ascari-ferrari-500.jpg)
![1953-1954: Ferrari 553 Squalo](https://cdn-6.motorsport.com/images/mgl/0RKxAkE2/s700/f1-spanish-gp-1954-mike-hawthorn-ferrari-553-squalo.jpg)
![1954-1955: Ferrari 625](https://cdn-6.motorsport.com/images/mgl/24kBLRq0/s700/f1-italian-gp-1954-alberto-ascari-ferrari-625.jpg)
![1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo](https://cdn-8.motorsport.com/images/mgl/0LvVAWVY/s700/f1-belgian-gp-1955-paul-frere-ferrari-555-supersqualo.jpg)
![1956-1957: Lancia-Ferrari D50](https://cdn-1.motorsport.com/images/mgl/YW9qg9V0/s700/f1-monaco-gp-1956-eugenio-castellotti-lancia-ferrari-d50-shared-with-juan-manuel-fangio.jpg)
![1957: Lancia-Ferrari 801](https://cdn-6.motorsport.com/images/mgl/2wAP4dM6/s700/f1-british-gp-1957-maurice-trintignant-lancia-ferrari-d50-801-shared-with-peter-collins.jpg)
![1958-1960: Ferrari 246](https://cdn-7.motorsport.com/images/mgl/Y9oNO970/s700/f1-british-gp-1958-mike-hawthorn-ferrari-dino-246.jpg)
![1960: Ferrari 246P](https://cdn-7.motorsport.com/images/mgl/68vzRb82/s700/f1-monaco-gp-1960-richie-ginther-ferrari-dino-246p.jpg)
![1961-1962: Ferrari 156](https://cdn-7.motorsport.com/images/mgl/6b7AwVr0/s700/ricardo-rodriguez-1.jpg)
![1963: Ferrari 156/63](https://cdn-7.motorsport.com/images/mgl/2jKQvgkY/s700/f1-monaco-gp-1963-willy-mairesse-ferrari-dino-156.jpg)
![1964-1965: Ferrari 158](https://cdn-2.motorsport.com/images/mgl/6DVpbP72/s700/f1-dutch-gp-1964-john-surtees-ferrari.jpg)
![1964-1965: Ferrari 1512](https://cdn-4.motorsport.com/images/mgl/2yoK4zp6/s700/f1-monaco-gp-1965-lorenzo-bandini-ferrari-1512.jpg)
![1966: Ferrari 246/66](https://cdn-6.motorsport.com/images/mgl/0aRxdjX2/s700/f1-monaco-gp-1966-lorenzo-bandini-ferrari-158-246-leads-graham-hill-brm-p261.jpg)
![1966-1967: Ferrari 312](https://cdn-4.motorsport.com/images/mgl/6gnjdbmY/s700/f1-dutch-gp-1966-lorenzo-bandini-ferrari-312.jpg)
![1967-1968: Ferrari 312/67](https://cdn-9.motorsport.com/images/mgl/6VZOn4l6/s700/f1-french-gp-1967-chris-amon-ferrari-312-leads-denny-hulme-brabham-bt24-repco.jpg)
![1968-1969: Ferrari 312/68](https://cdn-8.motorsport.com/images/mgl/6nKPR3o0/s700/f1-french-gp-1968-jacky-ickx-ferrari-312.jpg)
![1969: Ferrari 312/69](https://cdn-2.motorsport.com/images/mgl/0aRxd4X2/s700/f1-monaco-gp-1969-chris-amon-ferrari-312.jpg)
![1969-1971: Ferrari 312B](https://cdn-2.motorsport.com/images/mgl/6gnjd4mY/s700/f1-mexican-gp-1970-clay-regazzoni-ferrari-312b.jpg)
![1971-1973: Ferrari 312B/2](https://cdn-3.motorsport.com/static/img/mgl/600000/640000/646000/646000/646021/s700/f1-french-gp-1971-clay-regazzoni-ferrari-312b-2.jpg)
![1973: Ferrari 312B3-73](https://cdn-8.motorsport.com/images/mgl/6lPm3pN6/s700/f1-monaco-gp-1973-arturo-merzario-ferrari-312b3.jpg)
![1974-1975: Ferrari 312B3-74](https://cdn-1.motorsport.com/images/mgl/0mAB47q0/s700/f1-dutch-gp-1974-niki-lauda-ferrari-312b3.jpg)
![1975-1976: Ferrari 312T](https://cdn-4.motorsport.com/images/mgl/01JqnEo2/s700/f1-french-gp-1975-niki-lauda-ferrari-312t.jpg)
![1976-1978: Ferrari 312T2](https://cdn-8.motorsport.com/images/mgl/6bKkVLw0/s700/f1-italian-gp-1976-niki-lauda-ferrari-312t2.jpg)
![1978-1979: Ferrari 312T3](https://cdn-8.motorsport.com/images/mgl/25kEmj96/s700/f1-united-states-gp-1978-gilles-villeneuve-ferrari-312t3.jpg)
![1979: Ferrari 312T4](https://cdn-6.motorsport.com/images/mgl/0mPPNPX6/s700/f1-usa-west-gp-1979-jody-scheckter-ferrari-312t4.jpg)
![1980: Ferrari 312T5](https://cdn-7.motorsport.com/images/mgl/6DlyLnw6/s700/f1-dutch-gp-1979-gilles-villeneuve-ferrari-312t5.jpg)
![1981: Ferrari 126CK](https://cdn-9.motorsport.com/images/mgl/0qAWQR80/s700/f1-argentinian-gp-1981-gilles-villeneuve-ferrari.jpg)
![1982: Ferrari 126C2](https://cdn-7.motorsport.com/images/mgl/6zyKjplY/s700/f1-french-gp-1982-didier-pironi-ferrari-126c2.jpg)
![1983: Ferrari 126C2B](https://cdn-5.motorsport.com/images/mgl/2QzB3aXY/s700/rene-arnoux-ferrari-1.jpg)
![1983: Ferrari 126C3](https://cdn-9.motorsport.com/images/mgl/24kBLnq0/s700/f1-italian-gp-1983-rene-arnoux-ferrari-126c3.jpg)
![1984: Ferrari 126C4](https://cdn-5.motorsport.com/images/mgl/275rMqO6/s700/f1-monaco-gp-1984-michele-alboreto-ferrari-126c4.jpg)
![1985: Ferrari 156/85](https://cdn-3.motorsport.com/images/mgl/0ZXXlw8Y/s700/f1-monaco-gp-1985-michele-alboreto-ferrari-156-85.jpg)
![1986: Ferrari 156/85](https://cdn-5.motorsport.com/images/mgl/6nK7d3w0/s700/f1-brazilian-gp-1986-stefan-johansson-ferrari-156-85.jpg)
![1987: Ferrari F1-87](https://cdn-9.motorsport.com/images/mgl/2wGl7Gb2/s700/f1-italian-gp-1987-gerhard-berger-ferrari-f187.jpg)
![1988: Ferrari F1-87/88C](https://cdn-7.motorsport.com/images/mgl/0rKMq4d2/s700/f1-canadian-gp-1988-gerhard-berger-ferrari-f187-88c.jpg)
![1989: Ferrari 640](https://cdn-4.motorsport.com/images/mgl/68vzmX92/s700/f1-portuguese-gp-1989-nigel-mansell-ferrari-640.jpg)
![1990: Ferrari 641](https://cdn-4.motorsport.com/images/mgl/6OewB7X2/s700/f1-mexican-gp-1990-alain-prost-ferrari-641.jpg)
![1991: Ferrari 642](https://cdn-5.motorsport.com/images/mgl/0kPQBL82/s700/f1-san-marino-gp-1991-alain-prost-ferrari-642.jpg)
![1991: Ferrari 643](https://cdn-7.motorsport.com/images/mgl/0oKpa5b0/s700/f1-portuguese-gp-1991-jean-alesi-ferrari-643.jpg)
![1992: Ferrari F92A](https://cdn-6.motorsport.com/images/mgl/2dyVGNpY/s700/f1-italian-gp-1992-ivan-capelli-ferrari-f92at.jpg)
![1992: Ferrari F92AT](https://cdn-7.motorsport.com/images/mgl/YW9Kd3V0/s700/f1-australian-gp-1992-jean-alesi-ferrari-f92at.jpg)
![1993: Ferrari F93A](https://cdn-6.motorsport.com/images/mgl/6OOXpDw6/s700/f1-monaco-gp-1993-jean-alesi-ferrari-f93a.jpg)
![1994: Ferrari 412T1](https://cdn-4.motorsport.com/images/mgl/YEedmkqY/s700/f1-san-marino-gp-1994-nicola-larini-ferrari-412t1.jpg)
![1994: Ferrari 412T1B](https://cdn-5.motorsport.com/images/mgl/0oKQgWb0/s700/f1-german-gp-1994-gerhard-berger-ferrari-412t1b.jpg)
![1995: Ferrari 412T2](https://cdn-2.motorsport.com/images/mgl/0Lvg9XVY/s700/f1-canadian-gp-1995-jean-alesi-ferrari-412t2.jpg)
![1996: Ferrari F310](https://cdn-6.motorsport.com/images/mgl/0J4lQoOY/s700/f1-spanish-gp-1996-michael-schumacher-ferrari-f310.jpg)
![1997: Ferrari F310B](https://cdn-3.motorsport.com/images/mgl/0Lv1gXPY/s700/f1-argentinian-gp-1997-eddie-irvine-ferrari-f310b.jpg)
![1998: Ferrari F300](https://cdn-2.motorsport.com/images/mgl/0ZXrQvbY/s700/f1-british-gp-1998-michael-schumacher-ferrari-f300.jpg)
![1999: Ferrari F399](https://cdn-8.motorsport.com/images/mgl/0qeWdmk0/s700/f1-austrian-gp-1999-eddie-irvine-ferrari-f399.jpg)
![2000: Ferrari F1-2000](https://cdn-2.motorsport.com/images/mgl/YN33VGm6/s700/f1-british-gp-2000-rubens-barrichello-ferrari.jpg)
![2001-2002: Ferrari F2001](https://cdn-7.motorsport.com/static/img/mgl/0/0/7000/7100/7125/s700/f1-canadian-gp-2001-michael-schumacher.jpg)
![2002-2003: Ferrari F2002](https://cdn-3.motorsport.com/images/mgl/2GDd3NKY/s700/f1-austrian-gp-2002-rubens-barrichello-ferrari-michael-schumacher-ferrari.jpg)
![2003: Ferrari F2003-GA](https://cdn-7.motorsport.com/images/mgl/68vvR1B2/s700/f1-british-gp-2003-michael-schumacher-ferrari.jpg)
![2004: Ferrari F2004](https://cdn-8.motorsport.com/static/img/mgl/100000/140000/146000/146100/146187/s700/f1-bahrain-gp-2004-michael-schumacher.jpg)
![2005: Ferrari F2005](https://cdn-4.motorsport.com/images/mgl/YBMMzg72/s700/f1-french-gp-2005-michael-schumacher-ferrari-f2005.jpg)
![2006: Ferrari 248F1](https://cdn-9.motorsport.com/images/mgl/2eMVPXP2/s700/f1-brazilian-gp-2006-michael-schumacher-ferrari-248f1.jpg)
![2007: Ferrari F2007](https://cdn-4.motorsport.com/images/mgl/0rQNn176/s700/f1-japanese-gp-2007-felipe-massa-ferrari-f2007.jpg)
![2008: Ferrari F2008](https://cdn-8.motorsport.com/images/mgl/0ZrDP1b0/s700/f1-brazilian-gp-2008-felipe-massa-ferrari-f2008.jpg)
![2009: Ferrari F60](https://cdn-8.motorsport.com/images/mgl/YWXBPmD6/s700/f1-brazilian-gp-2009-kimi-raikkonen-ferrari-f60.jpg)
![2010: Ferrari F10](https://cdn-4.motorsport.com/images/mgl/2yZJnLvY/s700/f1-japanese-gp-2010-fernando-alonso-ferrari-f1.jpg)
![2011: Ferrari F150](https://cdn-6.motorsport.com/static/img/mgl/1000000/1070000/1079000/1079400/1079400/s700/f1-ferrari-f150-launch-2011-fernando-alonso-scuderia-ferrari.jpg)
![2012: Ferrari F2012](https://cdn-7.motorsport.com/images/mgl/6DB7A3D2/s700/f1-brazilian-gp-2012-fernando-alonso-ferrari-f2012.jpg)
![2013: Ferrari F138](https://cdn-3.motorsport.com/images/mgl/0Lx8P4v0/s700/f1-indian-gp-2013-felipe-massa-ferrari-f138.jpg)
![2014: Ferrari F14 T](https://cdn-7.motorsport.com/static/img/mgl/1700000/1780000/1781000/1781200/1781275/s700/f1-united-states-gp-2014-fernando-alonso-ferrari.jpg)
![2015: Ferrari SF-15T](https://cdn-9.motorsport.com/images/mgl/6Vd8PVl2/s700/f1-brazilian-gp-2015-kimi-raikkonen-ferrari-sf-15t.jpg)
![2016: Ferrari SF16-H](https://cdn-3.motorsport.com/images/mgl/YKbaoGw2/s700/f1-malaysian-gp-2016-sebastian-vettel-ferrari-sf16-h.jpg)
![2017: Ferrari SF70H](https://cdn-5.motorsport.com/images/mgl/6OOgKWm6/s700/f1-british-gp-2017-kimi-raikkonen-ferrari-sf70h.jpg)
![2018: Ferrari SF71H](https://cdn-5.motorsport.com/images/mgl/2Gzxnjz0/s700/sebastian-vettel-ferrari-sf71-1.jpg)
![2019: Ferrari SF90](https://cdn-3.motorsport.com/images/mgl/YMdRzZn2/s700/ferrari-sf90-1.jpg)
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
![Scott Mitchell](https://cdn-9.motorsport.com/images/usa/n0myZ8a0/s100/img1784686329-1.jpg)
![Chefe da Honda na F1 compara Verstappen a Senna: "Impressionante"](https://cdn-5.motorsport.com/images/amp/YBeNKnW2/s300/race-winner-max-verstappen-red.jpg)
Chefe da Honda na F1 compara Verstappen a Senna: "Impressionante"
![Ferrari: "Fizemos sacrifícios para equipes menores ganharem mais dinheiro"](https://cdn-2.motorsport.com/images/amp/0oO4kAj0/s300/mattia-binotto-team-principal-.jpg)
Ferrari: "Fizemos sacrifícios para equipes menores ganharem mais dinheiro"
![Honda: Atingir metas foi crucial para ganhar confiança da Red Bull](https://cdn-9.motorsport.com/images/amp/0qX4vxg6/s300/masashi-yamamoto-general-manag.jpg)
Honda: Atingir metas foi crucial para ganhar confiança da Red Bull
![Ferrari](https://cdn-4.motorsport.com/images/mgl/YW7pMG1Y/s100/ferrari-499p-lmh-1.jpg)
![F1: ‘Fator Binotto’ na Audi não interfere decisão de Sainz, diz espanhol](https://cdn-5.motorsport.com/images/amp/YBeaGlW2/s300/carlos-sainz-jr-ferrari-mattia.jpg)
F1: ‘Fator Binotto’ na Audi não interfere decisão de Sainz, diz espanhol
![F1 - Leclerc: Problema de quique da Ferrari será "mais visível" na Bélgica](https://cdn-7.motorsport.com/images/amp/6VRQNmG6/s300/charles-leclerc-ferrari-sf-24.jpg)
F1 - Leclerc: Problema de quique da Ferrari será "mais visível" na Bélgica
![F1: Ferrari revelará organização técnica renovada após pausa de verão](https://cdn-7.motorsport.com/images/amp/2GzM1NQ0/s300/ferrari-pit-gantry.jpg)
F1: Ferrari revelará organização técnica renovada após pausa de verão
Últimas notícias
![F4 Brasil: Pavie garante poles da etapa de Goiânia](https://cdn-8.motorsport.com/images/amp/6O1kvrJ2/s300/arthur-pavie-f4-brasil.jpg)
F4 Brasil: Pavie garante poles da etapa de Goiânia
![Serra encerra sexta de treinos da Stock Car em Goiânia como mais rápido do dia](https://cdn-7.motorsport.com/images/amp/YXRPWjo0/s300/daniel-serra-stock-car-pro-ser.jpg)
Serra encerra sexta de treinos da Stock Car em Goiânia como mais rápido do dia
![F1: Horários, como assistir e previsão do tempo da sábado de classificação para o GP da Bélgica, em Spa](https://cdn-8.motorsport.com/images/amp/0k7O4Nv0/s300/lando-norris-mclaren-mcl38.jpg)
F1: Horários, como assistir e previsão do tempo da sábado de classificação para o GP da Bélgica, em Spa
![Rotta é protagonista na sexta de treinos da Stock Series em Goiânia](https://cdn-4.motorsport.com/images/amp/2548jpn0/s300/guto-rotta-stock-series.jpg)
Rotta é protagonista na sexta de treinos da Stock Series em Goiânia
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.