FIA convoca reunião extraordinária para discutir futuro de russos no automobilismo

Entidade pode definir proibição de Nikita Mazepin da Fórmula 1, bem como outros pilotos russos

FIA convoca reunião extraordinária para discutir futuro de russos no automobilismo
Carregar reprodutor de áudio

A FIA confirmou que realizará uma reunião extraordinária do Conselho Mundial de Automobilismo amanhã, depois que o COI pediu a proibição de atletas russos.

Após o início da invasão da Ucrânia pelas forças russas na última quinta-feira, a Fórmula 1 anunciou que não realizará o GP da Rússia em setembro, conforme planejado. Vários grandes campeonatos e eventos esportivos cortaram os laços com o país em meio a condenação e sanções mundiais de países ocidentais.

Leia também:

O presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, escreveu à Federação Automobilística da Ucrânia na semana passada para oferecer seu apoio, levando a uma resposta do presidente da FAU, Leonid Kostyuchenko, pedindo a proibição de competidores russos e bielorrussos dos eventos da FIA.

Hoje cedo, o conselho executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) recomendou que nenhum atleta ou oficial russo ou bielorrusso participasse de competições internacionais. A FIA é uma federação reconhecida do COI desde 2012.

Em uma breve declaração emitida por um porta-voz da FIA nesta segunda-feira, foi confirmado que o Conselho se reunirá amanhã para discutir assuntos relacionados ao conflito.

"Uma reunião extraordinária do Conselho Mundial de Automobilismo será convocada amanhã para discutir assuntos relacionados à crise em andamento na Ucrânia", diz o comunicado.

“Mais atualizações serão dadas após a reunião.”

Qualquer ação em atletas russos impactaria diretamente Nikita Mazepin, que corre pela Haas na F1. O futuro de Mazepin com a equipe já é conhecido por estar em dúvida depois que a empresa de seu pai, Uralkali, teve sua marca removida do carro Haas no último dia de testes na semana passada. A equipe disse que vai manter conversas sobre o assunto nos próximos dias.

Mazepin escreveu no Twitter na semana passada que “não estava no controle de muito do que está sendo dito e feito”. Ele participou do terceiro e último dia de testes de pré-temporada em Barcelona, ​​conforme planejado.

A ação da FIA seguiria movimentos de outras grandes federações esportivas. Hoje cedo, a FIFA anunciou que todos os clubes e seleções russas foram suspensos das competições após a recomendação do COI.

F1 2022: PIETRO FITTIPALDI de volta ao grid? HAMILTON lidera e ALONSO vê carro pegar FOGO na Espanha

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #163 - Rico Penteado destrincha carros de 2022 da F1

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

compartilhar
comentários
F1: Giovinazzi aparece como possível substituto de Mazepin, caso russo não permaneça na Haas
Artigo anterior

F1: Giovinazzi aparece como possível substituto de Mazepin, caso russo não permaneça na Haas

Próximo artigo

Pilotos revelam primeiras impressões dos novos pneus da Fórmula 1

Pilotos revelam primeiras impressões dos novos pneus da Fórmula 1