Fórmula 1
29 ago
-
01 set
Evento encerrado
05 set
-
08 set
Evento encerrado
19 set
-
22 set
Evento encerrado
26 set
-
29 set
Evento encerrado
10 out
-
13 out
Evento encerrado
31 out
-
03 nov
Próximo evento em
8 dias
14 nov
-
17 nov
R
GP de Abu Dhabi
28 nov
-
01 dez
Próximo evento em
36 dias
Análise técnica de Giorgio Piola
Assunto

Análise técnica de Giorgio Piola

FIA: Espelhos da Mercedes cumprem regulamento

compartilhar
comentários
FIA: Espelhos da Mercedes cumprem regulamento
Por:
Traduzido por: Daniel Betting
5 de jul de 2018 18:53

A FIA está satisfeita com o desenho dos novos espelhos retrovisores que a Mercedes levou ao GP da Áustria, apesar de causarem controvérsia

Como parte de uma grande atualização para o GP da Áustria, a Mercedes introduziu mudanças em sua carenagem para ajudar a proteger a borda externa dos espelhos retrovisores do W09.

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W09
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W09

Photo by: Steve Etherington / LAT Images

O uso desses meios causou alguma controvérsia, porque a Ferrari foi obrigada a remover suportes extras que foram instalados em seus espelhos no halo no GP da Espanha porque a FIA suspeitou que a peça oferecia vantagem aerodinâmica.

Como pode ser visto na imagem abaixo, que compara o Mercedes da Áustria com a sua versão anterior, o apoio não era necessário antes.

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W09
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W09

Photo by: LAT Images

Os suportes apareceram repentinamente, o que fez com que todos os rivais suspeitassem que essas placas não fossem necessárias por razões estruturais, mas que seu principal objetivo era direcionar melhor o fluxo de ar para melhorar o desempenho aerodinâmico.

O diretor de corridas da F1, Charlie Whiting, foi informado das preocupações no Red Bull Ring, mas ficou satisfeito e deixou claro que a Mercedes não fez nada de errado.

"Estamos felizes com eles porque cumprem precisamente com a diretiva técnica que foi enviada. A peça adicional está debaixo do espelho, então eu não vejo nenhum problema ali. Se você olhar para a Force India e Red Bull, eles têm algo similar."

A referência de Whiting à diretiva técnica se refere a uma nota que Nikolas Tombazis, da FIA, enviou às equipes após o GP da Espanha para esclarecer a posição da organização internacional sobre o que é e o que não é permitido fazer.

Nele, Tombazis disse: "Apesar de aceitar que as equipes desenharam legitimamente os retrovisores, carcaças e suportes para minimizar qualquer efeito aerodinâmico negativo que podem causar, acreditamos que qualquer benefício aerodinâmico deve ser anedótica ou, pelo menos, mínimo."

Enquanto a presença de um benefício “anedótico” está aberta para interpretação, é importante notar que Tombazis deixou claro que qualquer suporte deve ser "montado na superfície abaixo e/ou no interior da carcaça do espelho".

Isso é exatamente o que a Mercedes e algumas equipes fizeram, como mostra a imagem do Red Bull abaixo.

Max Verstappen, Red Bull Racing RB14
Max Verstappen, Red Bull Racing RB14

Photo by: Zak Mauger / LAT Images

Abaixo, a imagem da Force India também mostra como os suportes estão dentro e abaixo dos espelhos.

Sergio Perez, Force India VJM11
Sergio Perez, Force India VJM11

Photo by: Jerry Andre / Sutton Images

Reportagem adicional de Adam Cooper

Próximo artigo
Cinco coisas que estarão em jogo no GP da Grã-Bretanha de F1

Artigo anterior

Cinco coisas que estarão em jogo no GP da Grã-Bretanha de F1

Próximo artigo

Ferrari revela atualizações para GP da Grã-Bretanha

Ferrari revela atualizações para GP da Grã-Bretanha
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Equipes Mercedes Compre Agora
Autor Jonathan Noble